Não sei da onde eu tirei a ideia de que para fazer o falafel é necessário primeiro cozinhar o grão de bico, para depois triturar no processador, moldar os bolinhos e finalmente fritar eles. Era uma verdadeira maratona na cozinha até eles finalmente ficarem prontos, já que grão de bico demora um tempão para cozinhar mesmo deixando de molho antes. Sempre fiz de maneira errada e nem imaginava isso.
Descobri a alguns dias atrás num blog, que agora não me lembro qual, e fiquei de boca aberta ao saber que o grão de bico não é cozido para fazer o falafel. Tradicionalmente é feito com o grão de bico cru triturado, claro que é deixado de molho 10 horas antes. Pronto, depois dessa informação não precisei mais passar por toda aquela maratona na cozinha para ficarem prontos. Muito mais rápido assim.
Para quem não conhece, o falafel consiste em bolinhos de grão de bico fritos, normalmente temperados com alho, cebola, salsa, coentro e cominho. É um salgado originário do Oriente Médio, onde o grão de bico é muito consumido. É uma comida de rua muito apreciada por lá, e bem que podia ser uma comida de rua por aqui também. Geralmente é consumido com pão pita, também conhecido como pão sírio, humus (pasta de grão de bico), tahine (pasta de gergelim) e salada. Uma verdadeira festa para minhas papilas gustativas!
Se você anda acompanhando as minhas últimas postagens aqui no blog, deve ter lido a alguns dias atrás que comprei pela primeira vez a farinha de grão de bico na loja de produtos naturais, e fiz uma massa de quiche deliciosa com ela aqui. Pois bem, tive a ideia de trocar o grão de bico da tradicional receita do falafel pela farinha de grão de bico.
Resultado? Ficou tão bom quanto. E o melhor de tudo é que não tem essa história de se planejar antes de fazer e colocar o grão de bico de molho 10 horas antes. É muito mais prático e não precisa utilizar liquidificador ou processador para triturar ele, menos sujeira na cozinha. Mas se você não tiver a farinha de grão de bico pode usar o grão de bico cru mesmo.
Para fazer esses bolinhos é bem fácil e não tem como errar. Basta misturar todos os ingredientes, moldar o bolinhos e fritar. Simples assim. Os temperos que usei foram salsinha, cebola, alho e pimenta do reino em pó. Uma combinação incrível, mas fique a vontade para utilizar os temperos que quiser.
Servi eles juntamente com um molho de tahine que fiz, mas você pode consumir do jeito que preferir. A receita do molho está logo abaixo. Ah, e acompanhado de hummus (pasta de grão de bico) também fica uma delícia, receita aqui.
Molho tahine:
- 1/4 xíc. de folhas de hortelã
- 3 colheres sopa de azeite de oliva
- 1/2 limão
- Sal a gosto
- 3/4 xíc. de tahine (pasta de gergelim)
Como fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente um pouco de água até chegar a consistência de molho desejada.
SABOROSO
CROCANTE POR FORA
MACIO POR DENTRO
RICO EM PROTEÍNAS
INGREDIENTES: COMO FAZER: NOTA: Caso for fazer com o grão de bico cru, coloque ele de molho na água por no mínimo 10 horas antes de preparar o falafel. Depois, escorra a água e coloque no processador com os demais ingredientes, menos o óleo vegetal. Triture tudo até fica homogêneo. Faça os bolinhos e frite em óleo quente.
2 xíc. de farinha de grão de bico (ou 1 xíc. de grão de bico cru – ver NOTA)
1/3 xíc. de farinha de trigo branca (serve para dar liga a massa)
1/3 xíc. de água
1/2 xíc. de cebola picada
1 dente de alho picado
Salsinha ou coentro a gosto (usei 1/4 xíc. picado)
Pimento do reino ou cominho em pó a gosto
Sal a gosto
Óleo vegetal para fritar
1- Em um recipiente coloque todos os ingredientes, menos o óleo vegetal. Misture bem até ficar homogêneo;
2- Molde os bolinhos. Usei uma colher de sopa para medir a quantidade de cada um e rendeu 8 bolinhos;
3- Depois, frite em óleo quente. Ao terminar de fritar coloque-os sobre um papel toalha para sair o excesso de gordura. Consuma logo em seguida.
BOM APETITE!
48 Comments