Chapati (pão indiano)

Essa é a segunda receita de pão que publico aqui no blog. A primeira foi de uma deliciosa focaccia, pão italiano salgado, a receita está aqui. Para mim, a parte mais difícil de fazer pão não é sovar a massa ou qualquer outra etapa que requer esforço físico. Mas esperar fermentar, deixar o pão descansar em paz para crescer. Fico esperando agoniado para continuar o preparo e finalizá-lo.

Quando descobri esse pão indiano, o “problema” de ter que ficar esperando acabou. Isso porque o chapati não leva fermento, e por isso não precisa descansar para crescer. Assim o preparo é muito rápido. Eu garanto que esse é o pão mais fácil de fazer! Não estou exagerando não. Só é preciso ter quatro ingredientes: farinha de trigo integral, óleo vegetal, sal e água. É bem provável que você já tem todos em casa.

Ingredientes chapati

Para fazer, basta misturar todos os ingredientes, sovar a massa por alguns minutos, dividir em porções iguais, abrir a massa e assar na frigideira por alguns segundos. Simples assim.

Preparando a massa

Abrindo a massa

Quando descobri esse pão uma dúvida surgiu: qual é a diferença entre o chapati (também chamado de pão ázimo) e o pão sírio (também chamado de pão pita)? Porque acho ambos muito parecidos. A diferença é simples, além de serem de origens distintas, o chapati é de origem indiana e o pão sírio é de origem Sírio-Libanesa. Ambos têm diferença nos ingredientes, basicamente o chapati não leva fermento, enquanto que o pão sírio sim. Uma outra curiosidade, o chapati é considerado o pão mais antigo do mundo.

Chapati

Você pode consumir esse pão do jeito que preferir, com hommus (pasta de grão de bico), patê de alho-poró, “cream cheese” de castanha, geleias, hambúrgueres, entre outros. Eu consumi com geleia de murici (foto abaixo). Comprei essa delícia em São Luís (MA), destino da última viagem que fiz. Murici é uma fruta típica do norte e nordeste do Brasil. É uma delícia!

Chapati com geléia de murici

Você vai precisar de…
1 xíc. de farinha de trigo integral + um pouco para polvilhar
1 colher de sopa de óleo vegetal
1/2 colher de chá de sal
1/2 xíc. de água

Como fazer…
1- Em uma tigela misture a farinha e o sal. Adicione a água e o óleo vegetal. Misture bem com a mão até formar uma bola de massa.
2- Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo. Transfira a massa e sove por cerca de 5 minutos, amassando e esticando. A massa fica bem molenga no começo, mas a medida que for sovando irá ficar mais consistente. Se for necessário, adicione mais farinha.
3- Faça um rolinho com a massa e corte em 6 porções iguais.
4- Enrole cada pedaço para formar bolinhas. Com um rolo de macarrão, ou com algo cilíndrico como uma garrafa de vidro, abra a massa até obter discos finos. Se a massa começar a grudar na bancada, polvilhe com mais farinha.
5- Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira, de preferência antiaderente, em fogo médio.
6- Coloque o disco de massa na frigideira quente e deixe assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas.
7- Vire o pão e deixe por mais uns 15 segundos na frigideira.
8- Tire da frigideira com uma pinça, usei um pegador de macarrão, e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente. Esse processo levas alguns segundos, não deixe muito tempo senão poderá queimar.
9- Transfira o pão para um prato e repita com os outros discos.

Rendimento: 6 pães.

Dica: Para manter os pães macios, conserve em saco plástico por até 3 dias.

bom apetite

57 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 6 =