Café da manhã, Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas
comentários 40

Chapati (pão indiano)

Essa é a segunda receita de pão que publico aqui no blog. A primeira foi de uma deliciosa focaccia, pão italiano salgado, a receita está aqui. Para mim, a parte mais difícil de fazer pão não é sovar a massa ou qualquer outra etapa que requer esforço físico. Mas esperar fermentar, deixar o pão descansar em paz para crescer. Fico esperando agoniado para continuar o preparo e finalizá-lo.

Quando descobri esse pão indiano, o “problema” de ter que ficar esperando acabou. Isso porque o chapati não leva fermento, e por isso não precisa descansar para crescer. Assim o preparo é muito rápido. Eu garanto que esse é o pão mais fácil de fazer! Não estou exagerando não. Só é preciso ter quatro ingredientes: farinha de trigo integral, óleo vegetal, sal e água. É bem provável que você já tem todos em casa.

Ingredientes chapati

Para fazer, basta misturar todos os ingredientes, sovar a massa por alguns minutos, dividir em porções iguais, abrir a massa e assar na frigideira por alguns segundos. Simples assim.

Preparando a massa

Abrindo a massa

Quando descobri esse pão uma dúvida surgiu: qual é a diferença entre o chapati (também chamado de pão ázimo) e o pão sírio (também chamado de pão pita)? Porque acho ambos muito parecidos. A diferença é simples, além de serem de origens distintas, o chapati é de origem indiana e o pão sírio é de origem Sírio-Libanesa. Ambos têm diferença nos ingredientes, basicamente o chapati não leva fermento, enquanto que o pão sírio sim. Uma outra curiosidade, o chapati é considerado o pão mais antigo do mundo.

Chapati

Você pode consumir esse pão do jeito que preferir, com hommus (pasta de grão de bico), patê de alho-poró, “cream cheese” de castanha, geleias, hambúrgueres, entre outros. Eu consumi com geleia de murici (foto abaixo). Comprei essa delícia em São Luís (MA), destino da última viagem que fiz. Murici é uma fruta típica do norte e nordeste do Brasil. É uma delícia!

Chapati com geléia de murici

Você vai precisar de…
1 xíc. de farinha de trigo integral + um pouco para polvilhar
1 colher de sopa de óleo vegetal
1/2 colher de chá de sal
1/2 xíc. de água

Como fazer…
1- Em uma tigela misture a farinha e o sal. Adicione a água e o óleo vegetal. Misture bem com a mão até formar uma bola de massa.
2- Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo. Transfira a massa e sove por cerca de 5 minutos, amassando e esticando. A massa fica bem molenga no começo, mas a medida que for sovando irá ficar mais consistente. Se for necessário, adicione mais farinha.
3- Faça um rolinho com a massa e corte em 6 porções iguais.
4- Enrole cada pedaço para formar bolinhas. Com um rolo de macarrão, ou com algo cilíndrico como uma garrafa de vidro, abra a massa até obter discos finos. Se a massa começar a grudar na bancada, polvilhe com mais farinha.
5- Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira, de preferência antiaderente, em fogo médio.
6- Coloque o disco de massa na frigideira quente e deixe assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas.
7- Vire o pão e deixe por mais uns 15 segundos na frigideira.
8- Tire da frigideira com uma pinça, usei um pegador de macarrão, e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente. Esse processo levas alguns segundos, não deixe muito tempo senão poderá queimar.
9- Transfira o pão para um prato e repita com os outros discos.

Rendimento: 6 pães.

Dica: Para manter os pães macios, conserve em saco plástico por até 3 dias.

bom apetite

  1. Elis Dayane says

    Olá!!
    Parabéns pelo site!
    Gostaria de algumas dicas sobre marcas de Farinha Integral para usar, pois li que o Chapati não fica bom com alguns tipos de Farinha Integral..
    Qual seria a mais indicada?

    Obrigada desde já!

    • André says

      Oi Elis! Obrigado 😀 A marca que utilizo e recomendo é a Mirella Orgânica Integral, eu encontro fácil aqui em São Paulo e tem um preço super justo e ótimo resultado. Não conheço muitas outras marcas de farinha. Mas acredito que a farinha da Mãe Terra seja ótima também. Abraços!

    • André says

      Oi Carmen! Na parte debaixo do texto “bom apetite” aqui no post está escrito “Mais”. Ao clicar nele, tem a opção imprimir o post 😉

  2. Cintia Moura says

    Oi, André! Estava pesquisando receitas de pão para fazer em casa (chega de pão de padaria!), e este aqui é muito fácil! Apesar de seu texto ser bem explicativo, queria te perguntar: a gente unta a frigideira antes de assar a massa do pão? :O
    Obrigada. Seu blog é uma belezura e gostosura. Ah, parabéns pelo livro. Quero um exemplar! Abraços de Rio Branco.

    • André says

      Oi Cintia! Chega uma hora que enjoa pão de padaria né!? Se a frigideira for antiaderente não precisa untar, agora caso contrário é bom um fio de óleo ou azeite. De nada! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog, espero que goste do livro também 😉 Abraços!

  3. Rejane says

    Gostei muito do seu blog!
    Obrigada por compartilhar receitas tão especiais.
    Vou experimentar!
    Um abraço

    • André says

      Oi Rejane! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Espero que goste da receita. Abraços!

  4. Fran says

    Olá, já tentei fazer pão chapati para fazer um sanduíche que eu adorava e que era com esse pão, mas muitas vezes o pão não inflava e eu não conseguia separar as duas partes para poder rechear. Nessa receita isso seria possível, rechear como um sanduíche ?

    obrigada

    • Leilah says

      Chapada não inflação….você está confundindo com pão sírio

    • André says

      Oi Fran! O chapati nem sempre infla o suficiente a ponto de separar em duas partes para poder rechear. Já o pão sírio sim, ele infla bastante e se separa em duas partes. Para rechear eu indico o pão sírio. Abraços!

    • André says

      Oi Monalisa! Eu nunca tentei fazer com farinha de centeio, mas deve dar certo também. Se você fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

    • André says

      Oi Fernanda! Que bom que você gostou da receita, é bem fácil né. Abraços!

  5. Bruna Marceli says

    Olá Andre por acaso seria possível substituir a farinha de trigo integral pela farinha de trigo comum? Gostaria de fazer a receita, mas o pessoal aqui de casa não curte muito a farinha integral rsrsrsrs
    Você poderia por gentileza informar quais farinhas podemos utilizar alem da farinha integral. Muito obrigada aguardo um retorno 😉

    • André says

      Oi Bruna! Sim, dá pra substituir a farinha de trigo integral pela branca comum sem problema. Em todas as receitas que utilizo a farinha integral dá para usar a branca no lugar. Abraços!

  6. Já partilhei para os meus amigos… Agora vou fazer…adoro pão chapati, quando fui à Índia foi o que mais gostei da comida deles, pois na verdade é muito picante. Obrigado.

    • André says

      Oi Albertina! É muito bom né o chapati. Sim, é bem picante mesmo a comida indiana. De nada. Abraços

  7. Rama das says

    Jay Rama! Há um pequeno equívoco nessa receita. Massa de chapati é só farinha de trigo integral (da fina, mais moída, é melhor o resultado), água e sal. Não utiliza tipo algum de lipídeo simples na massa (manteiga, margarina, gordura vegetal hidrogenada, óleos diversos). Tradicionalmente sim, após inflá-los ao fogo, deve a pessoa passar algum lipídeo (do contrário, após esfriar, o chapati fica um pouco ressecado e duro). Bom fim de semana.

    • André says

      Oi Rama das! Sério que o chapati tradicional não leva gordura na massa? Nossa, não sabia disso. Muito obrigado pela informação. Imagino que fica ressecado e duro se não passar alguma gordura depois de inflar. Abraços!

  8. Rafael Bradbury says

    Adorei, acabei de fazer e comer com humus (sua receita tb, mto boa) , nunca mais compro pão hahaha valew irmão abras

    • André says

      É muito bom né Rafael! Com hummus então é maravilhoso. Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços!

  9. Paulo says

    Trabalho em navio com parte da tripulação indiana. Muita comida gostosa eles têm (e bem apimentada kkk). Saboreio o chapati praticamente todos os dias, mas não sabia que era tão fácil assim de fazer! Farei em casa! Muito top seu site! Parabéns! Virei fã e começarei a fazer as receitas rsrs! 🙂 Abraços

    • André says

      Oi Paulo! Que legal! Sim, a comida indiana é muito gostosa né, e BEM apimentada hahaha. Sim, é muito fácil de fazer o chapati. Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Obrigado e abraços!

  10. Fiz esse pão algumas vezes há uns meses e esqueci de te agradecer por compartilhar a receita 🙂

    • André says

      Oi Pacheca! De nada querida, bom saber que você gostou 😉 Abraços!

  11. Carla Zego says

    uau.. estava a navegar e encontrei o teu blog, espectacular, parabéns! Tens receitas para papas e comidinha para bebés 8 meses? Obrigada beijooooo

    • André says

      Oi Carla! Fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 obrigado! Infelizmente não tenho receitas de papas e comidinhas para bebês, quem sabe um dia eu faço. Abraços!

  12. Ana Laura Lira Vilela says

    Adorei essa receita!! Vou fazer agora no almoço, Bjs!

  13. Deise Koch says

    Será que se pode congelar o pão depois de pronto???
    Esse seu blog é uma gostosura sem tamanho, parabéns!!!!

    • Oi Deise! Acho que sim, nunca tentei. Só não sei como vai ficar a textura dele depois de descongelado. Mas acredito que dá certo. Fico feliz em saber que você está gostando do blog 😀 Abraços!

  14. Angélica Tomaseto says

    Daria para substituir a farinha de trigo, pela de arroz?

    • Oi Angélica! Infelizmente não dá para substituir pela farinha de arroz porque é necessário que a farinha tenha glúten para dar elasticidade ao pão. E de arroz não tem. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *