Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 35

“Cream cheese” de castanha

Castanhas são ótimas para substituírem queijos de origem animal, já postei aqui no blog há um tempo atrás um “parmesão” feito com castanha do Pará (receita aqui) e um queijo feito de castanha de caju (receita aqui). Agora chegou a hora do “cream cheese” também feito de castanha de caju. Essa é uma ótima maneira de você inserir as castanhas na alimentação, caso não goste muito delas in natura.

Sou apaixonado pela castanha de caju não só pelo sabor, mas também pela sua cremosidade. Depois de deixar as castanhas de molho na água por um tempo (no mínimo 4 horas), e depois de bater no liquidificador, ela fica super cremosa e perfeita para ser usada como substituto do cream cheese tradicional. E temperada com sal, suco de limão e levedura de cerveja fica mais deliciosa ainda.

Ingredientes do cream cheese de castanha

É muito prático fazer esse cream cheese de origem vegetal, só são necessários 4 ingredientes e fica pronto em menos de 15 minutos. É só colocar todos os ingredientes no liquidificador e triturar até ficar homogêneo, mais simples do que isso impossível. E dessa simplicidade toda surgirá um creme de castanha com sabor azedinho e encorpado.

Cream cheese no pote

Consumo esse cream cheese espalhando um camada generosa por cima de um fatia de pão, mas pode ser usado também para incrementar sanduíches e hambúrgueres. Essa receita é crua, assim todos os nutrientes da castanha são preservados para um melhor aproveitamento. É uma opção saborosa e nutritiva de creme para passar no pão. E muito mais leve e fácil de ser digerido se comparado com os queijos de origem animal.

Pão com cream cheese

Pão

CREMOSO
AZEDINHO
RECEITA CRUA
SABOR ENCORPADO

INGREDIENTES:
1 xíc. e 1/2 de castanha de caju crua e sem sal de molho por no mín. 4 horas
4 colheres de chá de suco de limão
1 colher e 1/2 de chá de levedo de cerveja (também conhecido como levedura de cerveja)
1 colher de chá de sal

COMO FAZER:
1- Escorra a água das castanhas que foram deixadas previamente de molho e lave-as em água corrente;
2- Coloque todos os ingredientes no liquidificador juntamente com 100 ml de água. Bata até ficar bem cremoso e homogêneo;
3- Experimente e ajuste os temperos se necessário. Transfira para um pote com tampa e conserve na geladeira.

NOTA: Essa receita rende 2 xícaras de cream cheese. E dura em média de 3 a 4 dias na geladeira.

BOM APETITE!

  1. Juliana says

    Olá! Tenho uma curiosidade, gostaria de saber se você já testou: sementes de girassol cruas podem ser usadas em receitas semelhantes a castanhas de caju cruas? Uma prima minha comentou, mas ainda não tive a chance de comprar para testar. Digo isso pois as castanhas são consideravelmente caras, principalmente se comparadas às sementes…
    Parabéns pelo blog, é incrível, e obrigada também!

    • André says

      Oi Juliana! Já usei sementes de girassol cruas para fazer patê, tipo hummus. Mas diferente das castanhas, elas não processam tão bem a ponto de ficar cremosa e homogênea para fazer cream cheese. Realmente as castanhas são caras, mas não sei de nenhum substituto à mesma altura. Obrigado e abraços!

  2. Angela Silva de Marins says

    E o levedo de cerveja tem gluten? o que comprei diz que não. Li que a castanha de caju crua é toxica.

    • André says

      Oi Angela! Depende, naturalmente ele não tem glúten, porém algumas marcas processam em máquinas que são usadas para processar produtos com glúten, daí acontece a contaminação. Na dúvida, é ler o rótulo da embalagem pra ver se contém ou não. Sim, a castanha de caju crua é tóxica, porém, ela nunca é comercializada crua propriamente dita. Essa nomenclatura “crua” é usada comercialmente para indicar que ela não foi torrada. Abraços!

      • Angela Silva de Marins says

        Muito obrigada pelo esclarecimento. Este blog é uma benção. Sou vegetariana estrita e sem gluten.

  3. Taissa says

    Oi! Eu não posso comer glúten =/
    Como posso substituir o “levedo de cerveja”?

    • André says

      Oi Taissa! Que pena 🙁 Você pode substituir por levedura nutricional (nutricional yeast) que não contém glúten. Como nem sempre é fácil e barato de encontrar, você pode excluir o levedo da receita, o sabor vai mudar é claro, mas ainda assim vai ficar gostoso. Abraços!

  4. Rodrigo says

    Aposto que dará para acrescentar a molhos para dar uma engrossada…ou uma encorpada…

    • André says

      Oi Rodrigo! Sim, dá para colocar em molhos para dar sabor e cremosidade extra. Fica muito bom. Abraços!

  5. Suzana says

    É possível utilizá-lo em receitas que pedem creamcheese tradicional!? Por exemplo um cheesecake assada?

    • André says

      Oi Suzana! Eu já fiz uma torta de limão com esse cream cheese e ficou maravilhosa, mas tem que fazer algumas modificações nessa receita para utilizá-lo. Por exemplo, eu não usei o levedo de cerveja. Além disso, a torta de limão tradicional é assada, mas como utilizei esse cream cheese de castanha eu coloquei na geladeira para endurecer. Se eu assasse o sabor da castanha iria ficar mais forte e se destacar. Enfim, nem sempre dá para usar esse cream cheese receitas tradicionais, depende muito. Espero ter te ajudado. Abraços!

    • André says

      Oi Myriam! Nunca tentei com amendoim cru descascado. Mas acredito que não dá certo. Se você bater o amendoim no liquidificador ele irá se transformar numa pasta de amendoim gordurosa com sabor bem forte de amendoim. Se você tentar me avisa 😉 Abraços!

  6. Taiza says

    Olá, André, conheci ontem seu blog procurando por uma receita de cream cheese vegan de castanha. Fiz e deu super certo! Só a texura do meu, que ficou beem diferente da sua – a minha ficou uns pedacinhos, tipo uma ricota sabe, creio que é pq meu liquidificador não é muito potente. De toda forma, eu e todos q provaram adoraram! Vim agradecer pela receita =). Ja favoritei seu blog, que de cara já me chamou atenção pelo visual simples e lindo <3

    • André says

      Oi Taiza! Que bom que você gostou da receita 😀 é muito bom né. Deve ter sido o liquidificador mesmo que não deixou com a textura lisinha. Tenta triturar por mais tempo na próxima vez. Fico feliz em saber que tenha gostado do blog. Abraços!

    • André says

      Oi Inês! Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, sendo geralmente vendido a granel. Abraços!

  7. Ariadne says

    André, que beleza de blog! Eu estava perdendo o juízo porque recebi a recomendação médica de cortar derivados de leite, mas sou louca por queijo. Vou tentar a receita. Obrigada!

    • André says

      Oi Ariadne! Que bom que você gostou do blog 😀 Realmente, cortar o queijo é difícil mesmo. Espero que você goste dessa receita e consiga trocar o queijo por esse “cream cheese” de castanha. Abraços!

  8. Elis Teles says

    Só tenho castanhas torradas :'( dá pra fazer com elas??

    • Oi Elis! Infelizmente não da pra fazer com as castanhas torradas. Quer dizer, até dá, mas não vai ficar tão cremoso, vai ficar com alguns pedaços. Abraços!

  9. Fatima Regina says

    Oi André , procuro receitas de manteiga de castanha (do Pará,caju,nozes e etc) você pode me ajudar? Fico aguardando , obrigado Fátima

  10. Elis Teles says

    Adorei a receita e quero muito fazer mas devo reduzir pelo menos metade da receita pois seria apenas para meu consumo, quanto acha que devo colocar de castanhas? Obrigada.

    • Oi Elis! Que bom que você gostou da receita. Se for só pra você consumir o melhor é reduzir a receita pela metade mesmo. Sugiro utilizar 3/4 xíc. de castanha de caju, os demais ingredientes você reduz pela metade também. De nada! Abraços!

  11. Íris Santos says

    Dá para substituir o levedo de cerveja por fermento instantâneo?

    • Oi Iris! Pra falar a verdade não sei te dizer. Utilizei o levedo para dar sabor ao cream cheese e não propriamente para a fermentar. Sugiro então você testar colocando um pouquinho numa parte do creme, se gostar, coloque no restante. Desculpa não poder te ajudar com precisão.

  12. Marina Fatobene says

    Oi! Será que fica bom com castanha do pará? Porque o gosto dela é bem mais forte né? Tô sem castanha de caju em casa rs

    • Oi Marina! Nunca fiz com castanha do Pará, e acho que não vai ficar cremoso. Aconselho você a fazer com castanha de caju mesmo. Utiliza a do Pará para fazer o “parmesão”, acho que ela fica melhor nessa forma temperoalternativo.com.br/2015/04/10/parmesao-de-castanha/

      • Marina Fatobene says

        É verdade, acho que não vai ficar cremoso. Vou tentar o parmesão. Obrigada! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *