Lanches, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 36

Quiche de espinafre com tomate seco

Fazia um tempão que eu não tinha mais comido quiche. Nem me lembro qual foi a última vez, só sei que estava com saudades e por esse motivo decidi fazer pela primeira vez. Os únicos que eu tinha comido até então, eram de alho poró e de tomate seco, ambos feitos no restaurante que eu almoçava. Seguindo a receita tradicional que leva um monte de queijo. E por esse motivo era extremamente gorduroso, o que pesava no estômago e dificultava minha digestão.

Esse quiche que fiz foi o primeiro vegano que experimentei. Decidi fazer de espinafre com tomate seco por que tinha ambos os ingredientes em casa. E para minha surpresa, ficou melhor do que o esperado. Troquei o queijo da receita tradicional pelo tofu nessa versão alternativa. Assim ficou bem menos gorduroso e muito mais leve. Essa versão não fica devendo em nada para o tradicional.

Esse desejo de comer quiche não poderia ter chegado em hora mais perfeita. Recentemente comprei na loja de produtos naturais a farinha de grão de bico e queria testá-la em alguma receita. Sim, é isso mesmo! Existe farinha daquele grão duríssimo, fico aqui imaginando como deve ser a máquina que tritura o grão de bico cru para fazer a farinha, tem que ser muito forte mesmo, blindada pra ser mais exato rsrs.

Ingredientes massa

Decidi então trocar a farinha de trigo pela de grão de bico para fazer a massa do quiche. E o resultado? Deliciosa! Confesso que o gosto e o cheiro dela crua não é lá muito agradável, mas depois de assada ela se transformou. Ficou com uma consistência e textura tipo massa podre, bem esfarelenta já que não tem o glúten que fornece liga. Esse foi um dos motivos de eu ter gostado bastante.

Se você tiver a oportunidade de comprar a farinha de grão de bico aconselho a utilizá-la, garanto que não vai se arrepender. É mais cara se comparada com a farinha de trigo, paguei R$ 8,00 meio quilo, mas é bem melhor em termos nutricionais.

É riquíssima em proteínas, fibras, ferro e magnésio, isso sem contar que é naturalmente sem glúten, uma ótima opção para quem é intolerante ou alérgico a essa proteína. A cor dela é amarelada, assim deixou o quiche com uma aparência bonita sem precisar usar ovos para dar aquela douradinha. Achei perfeita para usar em receitas salgadas de tortas e quiches, vou utilizá-la com mais frequência daqui pra frente.

Ingredientes quiche

Os ingredientes que usei para o recheio foram o tofu (queijo de soja), espinafre e tomate seco. Para temperar utilizei cebola, alho, sal, pimenta do reino em pó e curry, que deixou o recheio com uma cor amarelada bonita. Muitos conhecem o tomate seco sendo vendido em conservas nos supermercados, mas é possível comprar a granel em lojas de produtos naturais. É mais barato e não vem mergulhado na gordura vegetal, o que não acho lá muito saudável.

Quiche inteiro

Sem glúten, sem qualquer ingrediente de origem animal, e por esse motivo sem lactose. Não gorduroso, leve e muito saboroso e nutritivo. E o melhor de tudo, esse quiche fica pronto em mais ou menos 30 minutos! Não tem como resistir a isso, não é!?

Quiche cortado

Pedaço de quiche

LEVE
SABOROSO
SEM GLÚTEN E LACTOSE
RICO EM CÁLCIO E PROTEÍNAS

INGREDIENTES:

Para a massa:
2 xíc. de farinha de grão de bico (ou 1xíc. de farinha de trigo integral e 1xíc. de farinha de trigo branco)
1/4 xíc. de óleo vegetal (usei de girassol)
Uma pitada de sal

Para o recheio:
500g de tofu
2 xíc. de espinafre picado
1 xíc. de cebola picada
3/4 xíc. de tomate seco
2 dentes de alho
Sal, curry e pimenta do reino em pó a gosto

COMO FAZER:
1- Comece preaquecendo o forno a 200 °C;
2- Em um recipiente misture a farinha, o óleo vegetal e o sal. Vá acrescentando de pouco em pouco a água sempre misturando bem, quando a massa desgrudar do recipiente e formar uma bola significa que já está boa;
3- Unte uma fôrma (usei uma de 23 cm de diâmetro com fundo falso) com óleo e forre o fundo e as laterais com a massa. Faça furos no fundo com um garfo para não formar bolhas de ar quando assar;
4- Coloque no forno para assar entre 15 e 20 minutos. Enquanto assa, prepare o recheio;
5- Numa panela pequena aqueça um pouco de água até levantar fervura. Desligue e coloque os tomates seco para hidratarem por uns 5 minutos;
6- Esmague o tofu com um garfo esfarelando-o;
7- Numa panela grande aqueça um pouco de óleo vegetal e acrescente a cebola picada. Quando estiver dourada acrescente os dentes de alho picados e deixe até dourar;
8- Acrescente o espinafre, o tofu e o tomate seco hidratado e picado. Misture tudo e tempere a gosto com sal, curry e pimenta do reino (opcional). Mexa sem parar para não queimar, quando o espinafre estiver murcho significa que está pronto;
9- Retire a massa do forno e espalhe o recheio por cima. Coloque novamente no forno por mais uns 5 minutos.

BOM APETITE!

  1. Ricardo Passarin says

    Oi André, amei a receita, estou louco pra fazer. Apenas uma dúvida. Não consegui achar tofu na minha cidade, com o que eu poderia substituí-lo?

    • André says

      Oi Ricardo! Que bom que você gostou da receita 😀 É uma pena não ter achado tofu. Não sei te dizer por qual ingrediente daria pra substituir. Mas você poderia fazer o tofu em casa, dá mais trabalho, mas assim você consegue fazer a receita. Abraços!

  2. Patricia says

    Parabéns pelo blog! Adoro suas receitas! Já fiz várias e sempre fazem muito sucesso!

    • André says

      Oi Patricia! Obrigado, fico feliz em saber que esteja gostando das minhas receitas 😀 Abraços!

  3. Larissa says

    Parabens pelas receitas…tem me ajudada muito!!
    Gostaria de saber se pode substituir na masssa o oleo por azeite
    Obrigada

    • André says

      Oi Larissa! Que bom que minhas receitas estão te ajudando, fico feliz. Sim, você pode substituir o óleo por azeite na mesma quantidade. De nada e abraços!

  4. Sthefany Magalhaes says

    Ola Andre! Sua receita eh maravilhosa! Queria agregar e dizer que fiz nas formas de quiche pequenas (medida 95x76x17) e rendeu 5 forminhas!
    Queria saber se posso congelar essa quiche e depois assar (por causa do tofu, nao sei se solta muita agua). O que acha?

    Obrigada por essa massa maravilhosa! Beijos

    • André says

      Oi Sthefany! Que bom que gostou da receita 😀 Ah legal saber que rendeu 5 mini quiches, obrigado pela informação 😉 Então, eu nunca tentei congelar, mas acredito que o tofu irá soltar bastante água mesmo e irá ficar empapada a quiche. Não indicaria fazer isso. De nada e abraços!

  5. Regina says

    Olá André, eu já fiz essa torta utilizando o grão de bico cozido (antes de cozinhar melhor deixar de molho por 12 horas), depois de cozido só bater no processador com azeite e sal, e mínimo de água caso precisar! Fica ótimo também !! Deve dar o mesmo resultado da farinha. Também adorei essa substituição da farinha de trigo, e adoro tofu! Lindas e apetitosas as fotos. Abraços!

  6. Laila says

    Já fiz massas de quiche sem glúten com outras farinhas. As minhas massas costumam ficar oleosas. Percebo quando dou o ponto e coloco na forma, pois a mão fica bem oleosa. Mesmo quando uso óleo de coco. É assim mesmo?

    • André says

      Oi Laila! Se a mão ficar muito oleosa, significa que você está colocando muito óleo na massa. Tenta diminuir na próxima vez. Abraços!

  7. Erica Gomes Cardoso says

    Olá. Será que essa massa da pra fazer empadão?

    • André says

      Oi Erica! Dá sim pra fazer empadão. Eu nunca fiz, mas quero fazer em breve. Abraços!

  8. Fernanda says

    Continue postando suas receitas. Você me ajudou a perder 10 kg.
    Abraço

    • André says

      Oi Fernanda! Orra, 10kg! Parabéns querida, bom saber que minhas receitas estão ajudando você 😀 Abraços!

  9. Priscila Costa says

    descobri ontem teu site e hoje fiz essa receita. Fiz com farinha integral.
    Não sei que aconteceu, mas o gosto ficou bem forte da massa. Será que coloquei muita água ou pouco sal?

    • André says

      Oi Priscila! Qual farinha você utilizou, foi a de trigo? Geralmente as farinhas integrais, principalmente a de trigo, possuem sabor mais forte e são mais densas. Sempre que uso farinha integral misturo com metade de farinha branca para o sabor não ficar tão forte e a textura mais leve. Esqueci de adicionar essa informação hehehe. Abraços!

    • André says

      Oi Kathlen! Não sei o que você pode usar no lugar do tofu, ele é o ingrediente principal. Desculpa querida. Abraços!

  10. Jéssica Santos says

    Oi, André!
    Parabéns pelo site! Estou tentando mudar minha alimentação e você me fez ficar com vontade comer vários pratos feitos com ingredientes que eu nunca sonharia em colocar na boca.
    Você sabe me dizer se eu poderia congelar esse quiche em pequenas porções para comer quando bater aquela preguiça de cozinhar?

    • André says

      Oi Jéssica! Obrigado querida, fico muito feliz em saber que te inspirei a colocar no prato novos ingredientes hehehe. Sim, dá pra congelar esse quiche. Porém, depois de descongelado a textura do tofu irá mudar bastante, além do fato dele liberar bastante água, o que pode tornar o quiche meio empapado. Não sei te dizer se isso vai ficar bom, mas o sabor não muda não. Abraços!

  11. Teresa says

    Muito grata André pelo seu trabalho está fantástico😀😀😀!!! Muito bem escrito, de fácil leitura e super convidativo 😉. Mesmo para aqueles que não gostam de cozinhar ficam com muita vontade de pôr mão na massa.
    Muito obrigada por seres uma grande inspiração.
    Continue assim, essa sua humildade vai leva-lo longe.

    Sou fã de comida sustentável 😉

    Abraço

    • Oi Teresa! Fico muito feliz em saber que você está gostando do meu blog 😀 e fico mais feliz ainda em saber que estou de alguma forma inspirando você. Muitíssimo obrigado pelas lindas palavras. Abraços querida!

  12. Lis Braga says

    A propósito, amei o blog, as fotos são lindas e o design super limpo, adorável! Muito bom para ler e ver.Mas você é designer, logo vi! rs

  13. Lis Braga says

    André! Você fala sobre a água no modo de preparo, mas não a cita na receita, qual a quantidade por favor? 🙂

  14. Marina Fatobene says

    Já deu pra perceber que amo suas receitas! haha. Duas perguntas: pode ser o tofu soft? E trocar o óleo vegetal por azeite? Obrigada

    • Oi Marina!

      Que bom que você gosta das minhas receitas 😉
      Pode sim utilizar o tofu soft. A diferença é que o recheio vai ficar mais cremoso, mas vai ficar bom do mesmo jeito. E também pode trocar o óleo vegetal pelo azeite, sem problema algum.

      De nada! Abraços!

    • Hahahaha Katharina, não há a necessidade de comprar a fôrma sem fundo. Da pra fazer em qualquer uma redonda, mesmo que não tenha o fundo removível. A não ser que você faz bastante tortas e agora quiches, ai vale a pena comprar. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *