Se algum dia alguém me perguntar qual é o meu prato favorito, já tenho a resposta na ponta da língua, strogonoff de cogumelo champignon. Sou apaixonado por cogumelos, seja o champignon, shitake, shimeji ou o salmão. É uma pena que eles não aparecem muito na mesa dos brasileiros, são tão saborosos.
Aqui no Brasil o cogumelo mais fácil de ser encontrado é o champignon em conserva nos supermercados, mas não dá nem pra comparar o seu sabor com os vendidos em bandejas recém colhidos e sem a conserva, que por sinal tira por completo o seu sabor. Para essa receita utilizei uma bandeja de 200 gramas de champignon comprado em supermercado, mas é possível encontrar também em feirinhas e sacolões.
Na hora de comprar ele deve estar firme, caso houver acúmulo de água na bandeja ou com muitas lesões e manchas na superfície não compre. E claro, não se esqueça de ver a data em que foi colhido, dura até uma semana. Eu considero o champignon o melhor tipo de cogumelo para fazer strogonoff, mas se você gosta de outra variedade fique a vontade para substituir.
Por motivos de curiosidade, o strogonoff é um prato de origem russa que se tornou popular no mundo todo pela sua cremosidade e sabor forte, além claro, de ser rápido e fácil de fazer. A receita tradicional é feita com carne bovina, mas vale ressaltar que trocá-la por cogumelos champignon não deixa o prato menos saboroso. Vantagens dessa troca? Prato muito mais leve para digerir, baixo teor calórico, e rico em cálcio, ferro, cobre, zinco, e vitamina C.
Acho que nem preciso dizer que fica muito bom acompanhado com arroz integral e salada, pra mim já está perfeito, almoço ou janta completa, não precisa de mais nada. Então chega de falar e vamos ao que interessa, porque tá difícil de controlar a fome falando dele.
INGREDIENTES:
Cogumelos champignon – 1 bandeja (200g)
Creme de castanha – 1 1/2 xícara (receita aqui)
Shoyu – 2 colheres de sopa (ou sal a gosto)
Cebola – 1 grande
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
Tomate – 2 pequenos
DICA: Ao serem cozidos os cogumelos irão escurecerem por oxidação. Para evitar isso é indicado pingar algumas gotas de limão antes.
COMO FAZER:
1- Comece higienizando os cogumelos. Utilize um pano, papel toalha ou guardanapo úmido para limpar os cogumelos. Não é indicado lavar em água corrente porque eles absorvem muita água e perdem o sabor.
2- Corte os cogumelos em pedaços menores, como na foto, e a cebola e os tomates em cubinhos. Não precisa tirar a pele do tomate.
3- Numa panela grande aqueça o azeite e doure a cebola.
4- Adicione o tomate e deixe alguns minutos até desmanchar.
5- Acrescente os cogumelos e mexa bem.
6- Coloque o creme de castanha e o shoyu (ou sal). Misture bem e deixe cozinhar até levantar fervura.
25 Comentários