Entradas e acompanhamentos, Pratos principais, Receitas, Uncategorized
comentários 21

Strogonoff de cogumelo

Se algum dia alguém me perguntar qual é o meu prato favorito, já tenho a resposta na ponta da língua, strogonoff de cogumelo champignon. Sou apaixonado por cogumelos, seja o champignon, shitake, shimeji ou o salmão. É uma pena que eles não aparecem muito na mesa dos brasileiros, são tão saborosos e ricos em proteínas que na Ásia e na Europa são considerados “carnes vegetais”.

Aqui no Brasil o cogumelo mais fácil de ser encontrado é o champignon em conserva nos supermercados, mas não dá nem pra comparar o seu sabor com os vendidos em bandejas recém colhidos e sem a conserva, que por sinal tira por completo o seu sabor. Para essa receita utilizei uma bandeja de 200 gramas de champignon comprado em supermercado, mas é possível encontrar também em feirinhas e sacolões.

Na hora de comprar ele deve estar firme, caso houver acúmulo de água na bandeja ou com muitas lesões e manchas na superfície não compre. E claro, não se esqueça de ver a data em que foi colhido, dura até uma semana. Eu considero o champignon o melhor tipo de cogumelo para fazer strogonoff, mas se você gosta de outra espécie fique a vontade para substituir.

cogumelos

Por motivos de curiosidade, o strogonoff é um prato de origem russa que se tornou popular no mundo todo pela sua cremosidade e sabor forte, além claro, de ser rápido e fácil de fazer. A receita tradicional é feita com carne bovina, mas vale ressaltar que trocá-la por cogumelos champignon não deixa o prato menos saboroso. Vantagens dessa troca? Prato muito mais leve para digerir, baixo teor calórico, e rico em  cálcio, ferro, cobre, zinco, e vitamina C.

Acho que nem preciso dizer que fica muito bom acompanhado com arroz integral e salada, pra mim já está perfeito, almoço ou janta completa, não precisa de mais nada. Então chega de falar e vamos ao que interessa, porque tá difícil de controlar a fome falando dele.

  strogonoff

LEVE
CREMOSO
SEM LACTOSE
SABOR FORTE
RICO EM PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
200 g de cogumelos champignon (1 bandeja)
1 xíc. e ½  de creme de castanha (receita aqui)
2 colheres de sopa de shoyu ou sal a gosto
1 cebola grande
Óleo vegetal
2 tomates

DICA: Ao serem cozidos os cogumelos irão escurecerem por oxidação, como aconteceu com o meu. Caso você queira evitar isso é indicado pingar algumas gotas de limão, mas é opcional.

COMO FAZER:
1- Higienize os cogumelos por primeiro. Ai vai mais uma dica, utilize um pano, papel toalha ou guardanapo úmido para limpar os cogumelos. Não é indicado lavar em água corrente porque eles absorvem muita água e perdem o sabor;
2- Corte os cogumelos em pedaços como na foto, e a cebola e os tomates em cubinhos. Não precisa tirar a pele do tomate;
3- Numa panela grande aqueça o óleo vegetal e doure a cebola;
4- Adicione o tomate e deixe alguns minutos até amolecer;
5- Acrescente os cogumelos e mexa bem para absorver o sabor;
6- Coloque o creme de castanha e o shoyu ou sal. Utilizei o shoyu para temperar porque ele deixa o strogonoff com uma aparência mais bonita. Mas se você não tiver shoyu em casa pode usar o sal. Misture tudo e deixe cozinhar até começar a ferver.

BOM APETITE!

    • André says

      Oi Beatriz! Que bom que você gostou da receita 😀 Rende aproximadamente 3 porções. Abraços!

  1. Edna Silvana says

    Oi André será que fica bom substituir o creme de castanha por biomassa? vc já fez alguma vez obrigada amei o seu blog

    • André says

      Oi Edna! Eu nunca fiz essa substituição no strogonoff, mas acredito que fica ótimo, já que a biomassa tem sabor neutro e é bem cremosa. Se você fizer com ela me avisa como ficou 😉 Que bom que você gostou do blog, fico muito feliz! Abraços!

  2. Maria Aparecida says

    Olá André! Que gostosura deve ser! Obrigada por compartilhar. Vou fazer.
    Uma dúvida: quanto tempo devem ser refogados ( ou devem ficar fervendo os cogumelos)?
    Obrigada

    • André says

      Oi Maria! Eu amo esse strogonoff, espero que goste 😉 O tempo para refogar os cogumelos é até eles murcharem e soltarem água, varia de acordo com seu fogão. De nada e abraços!

  3. Marina Martins says

    como expressar a gratidão por essa receita?? Sério… simplesmente divina. Strogonoff sempre foi meu prato preferido, agora que estou em transição pro veganismo ter conseguido preparar essa maravilha me encheu de alegria!! O que é esse creme de castanha gente?? maravilhoso…
    André, mais uma vez te parabenizo e agradeço por esse incrível trabalho… Que vc tenha cada vez mais sucesso… 😀

    • André says

      Oi Marina! Nossa, achei alguém que ama tanto quanto eu esse strogonoff hahaha. É muito bem né, eu amo! O creme de castanha dá um toque especial na receita, fica maravilhoso. Que bom que você gostou. Obrigado 😉 Abraços!

  4. Oi, André! Eu usei sua receita do creme de castanha pra fazer um strogonoff bem parecido, e só depois de tudo pronto vi essa sua receita aqui 🙂

    Enfim, vim só deixar a dica de trocar o shoyu por 1 colher de mostarda, quando quiser variar o sabor. Também fica divino 🙂

    Muito obrigada pelo seu cuidado e carinho em preparar as receitas, as fotos (lindas de morrer!) e as instruções bem detalhadas.

    Beijos!

    • André says

      Oi Maria! É muito bom né o creme de castanha. Nunca usei mostarda no strogonoffe, deve ficar muito gostoso. Obrigado pela dica querida 😉 Que bom que você gostou do blog. Abraços!

  5. Lisa says

    Posso substituir o creme de castanha por creme de leite e usar óleo de soja?
    Obrigada! 🙂

    • André says

      Oi Lisa! Eu nunca fiz dessa forma, mas deve dar certo também. De nada, abraços!

  6. Luís Dias says

    Cara ficou muito bom!
    Obrigado pela receita e parabéns pelo site!

  7. Sara says

    Fiz, e aprovei!! Muito bom!!
    Mas não achei o champignon, então usei o shimeji branco. Um beijo! 🙂

    • André says

      Oi Sara! Que bom que você gostou 😀 Uau, deve ficar muito bom com shimeji branco também. Boa ideia, tenho shimeji em casa, agora já sei o que fazer com ele hahaha. Abraços!

  8. Gabi says

    Amei, fiz propaganda e divulguei a receita! =]
    Como só tinha castanha tostada, o gosto estava mais forte então coloquei umas 5x mais temperos – ficou divino! Meu marido curtiu tb, fiz batata doce assada (em palitos) com alecrim e azeite como acompanhamento, combinou bem tb!
    Parabéns pelo blog! Vou tentar fazer sua receita de queijo agora 😉

    • André says

      Oi Gabi! Que bom que você gostou. Oba, obrigado por ajudar a divulgar querida 😉 Adoro batatas doces assada com alecrim, um ótimo acompanhamento mesmo. Obrigado! Espero que goste do queijo. Abraços!

  9. Vanessa Paes says

    Oi André, adoro seu blog, parabéns por seu trabalho e criatividade! 🙂 Quero tirar uma dúvida sobre a receita, como na minha cidade não encontro champignon fresco (em bandeja), poderia utilizar champignon em conserva?

    • Oi Vanessa! Obrigado, fico feliz por ter gostado do meu blog. É uma pena você não encontrar cogumelos frescos na sua cidade, eu nunca fiz com cogumelos em conserva pra falar a verdade, mas acho válido tentar. Indico você tirar eles da conserva, lavar em água corrente e secar com um pano para tirar o gosto forte da conserva, depois é só utilizar no strogonoff que nem eu usei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *