Hambúrguer de shitake

Esse hambúrguer é tão maravilhoso, mas tão maravilhoso, que comi todos no mesmo dia que fiz hahaha, e olha que eram três! Bom, sou suspeito para falar porque sou apaixonado por cogumelos, e não sem motivos: são suculentos, ricos em umami (já falei sobre aqui) e ficam deliciosos tostadinhos.

Já publiquei aqui no blog um hambúrguer de shimeji que fez um sucesso tremendo, o mais elogiado! E não por acaso, além de saborosos, os cogumelos tem textura mais tenra, principalmente o shimeji, o eryngui e o shitake, perfeitos para fazer hambúrguer vegano.

Pra mim um bom hambúrguer precisa ter textura tenra pra contrastar com a maciez do pão, e umami pra deixar aquele sabor maravilhoso na boca. Esse de shitake sem dúvida tem os dois requisitos, é sucesso na certa!

Você pode montar o lanche do jeito que preferir. Eu servi o hambúrguer com fatias de tomate, alface frisée, minha preferida por causa da crocância, e queijo vegano sabor cheddar.

O queijo é da marca Novah, eles têm quatro sabores inspirados no cheddar, mozzarella, minas frescal e provolone. O cheddar é meu preferido por ser bem condimentado com açafrão da terra e pimenta caiena. A base dos queijos é de leite de castanha de caju, é 100% natural, sem lactose e sem glúten.

Você vai precisar de…
Cogumelo shitake – 1 bandeja (200 g)
Batata – 1 média (150 g)
Farinha de rosca – 3 colheres de sopa (25 g)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Tomilho fresco – 1/2 colher de chá (opcional)
Pimenta-do-reino – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Em uma panela pequena coloque a batata inteira lavada e cubra com água, não precisa descascar. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos a partir do momento que levantar fervura.
2- Desligue o fogo, escorra a água e espere a batata amornar.
3- Rale a batata na parte média do ralador para dar textura ao hambúrguer. Reserve.
4- Limpe os cogumelos com um pano de prato úmido ou papel toalha. Não lave em água corrente porque os cogumelos absorvem muita água e perdem o sabor.
5- Transfira para um processador e triture rapidamente em pedaços menores. Não precisa ficar homogêneo, você pode deixar alguns pedaços maiores para dar mais textura ao hambúrguer. Se não tiver processador pode picar com a faca mesmo.
6- Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira grande e adicione os cogumelos. Tempere com sal, tomilho e pimenta-do-reino. Refogue por alguns minutos mexendo com frequência até os cogumelos secarem bem, quanto mais água evaporar melhor vai ficar a consistência do hambúrguer. Desligue o fogo e espere esfriar.
7- Em um recipiente adicione a batata ralada, o refogado de cogumelos e a farinha de rosca. Misture bem até obter uma massa homogênea.
8- Divida em 3 porções iguais e modele os hambúrgueres.
9- Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.
10- Monte o lanche do jeito que preferir. Sirva ainda quente.

Dicas:

  • Se preferir asse o hambúrguer. Para isso, leve ao forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 15 minutos.
  • Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene sem fritar ou assar em um recipiente, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Duram cerca de 2 meses congelados.

Rendimento: 3 hambúrgueres

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 2 =