Caldo verde

É só a temperatura baixar nessa época do ano que começa a pipocar pelas ruas plaquinhas com o anúncio “temos caldo verde”. Não tem coisa melhor que uma sopa ou creme quentinho para nutrir e aquecer o corpo em baixas temperaturas, não é!?

Pensando nisso resolvi fazer um caldo verde à la Tempero Alternativo, ou seja, sem carne. Mas isso não significa que fiz um creme de batata com couve sem graça. No lugar da carne usei cogumelos frescos para adicionar um pouco de umami na preparação. Resultado? Ficou DI-VI-NO! Tô aqui escrevendo com água na boca hahaha. É sério!

Pra quem não sabe, o umami é o quinto gosto básico reconhecido pelo paladar humano, os demais são amargo, azedo, doce e salgado. Ele é responsável por aumentar a produção de saliva e por dar continuidade do gosto do alimento por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Os alimentos mais ricos em umami são o queijo parmesão, o tomate, os cogumelos e a carne. Por este motivo que em muitas preparações é possível trocar a carne por cogumelos de modo satisfatório no quesito sabor, como caldos, estrogonofes e ensopados.

O cogumelo que usei para esta receita foi o nameko, meio difícil de achar em supermercados. Mas você pode muito bem usar outras espécies como shiitake, Paris, Portobello e shimeji. Essa foi a primeira vez que comi o nameko, achei bem saboroso. Sou suspeito pra falar já que sou tarado por cogumelos frescos hahaha. Culpa do umami! Hahaha.

Você vai precisar de…
Batata – 6 médias (800 g)
Cogumelo fresco – 100 g (ver dicas no texto acima)
Couve picada finamente sem o talo – 1 xícara (60 g)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Alho – 2 dentes (10 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)

Como fazer…
1- Descasque as batatas e corte em cubinhos.
2- Transfira para uma panela e cubra com água ou caldo de legumes caseiro (receita aqui). Tempere com 1/2 colher de chá de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficarem macias.
3- Enquanto a batata cozinha prepare o refogado. Descasque e pique os dentes de alho. Reserve.
4- Limpe os cogumelos com um pano de prato ou papel toalha úmido. Não é indicado lavá-los em água corrente, uma vez que absorvem muita água e perdem o sabor. Se estiver usando os cogumelos paris, portobello ou shitake corte em pedaços. Caso estiver usando o nameko ou shimeji, corte a base e separe os “raminhos”. Reserve.
5- Em uma frigideira aqueça o azeite e refogue o alho até dourar levemente.
6- Acrescente os cogumelos e tempere com 1/2 colher de chá de sal. Refogue até começar a soltar água. Mexa de vez em quando para não queimar. Desligue o fogo e reserve.
7- Transfira a batata cozida para o liquidificador e bata bem até obter um creme homogêneo. Acrescente um pouco da água do cozimento aos poucos até obter uma consistência mais líquida.
8- Volte o creme para a panela e adicione o refogado e a couve picada. Cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre para não queimar no fundo. Se estiver muito espesso adicione um pouco de água.
9- Sirva ainda quente.

Dica: se você quiser um caldo mais verde, como das fotos, triture um punhado de couve picada com o creme no liquidificador.

Rendimento: 3 porções

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − dois =