Requeijão de castanha

Não gosto de ficar nomeando receitas veganas com nomes de receitas que de longe não são veganas, mas às vezes é preciso. Como é o caso desse “requeijão” de castanha, que de requeijão tem consistência parecida e a forma de consumir, por isso que chamei desse jeito. Apesar do sabor lembrar um pouco, ele é bem diferente do tradicional. Afinal de contas, é feito com ingredientes totalmente diferentes, não tinha como ser igual né!

Se você acompanha o blog há um bom tempo, já sabe que com castanhas de caju cruas, de molho por algumas horas, é possível obter uma pasta lisa e cremosa. Por ter sabor sutil, que lembra queijo, pode ser usada como base de várias receitas de queijos veganos. Já até fiz aqui no blog cream cheese e queijo fermentado.

Por mais que as castanhas não estão com preço amigável ultimamente, podendo chegar a R$100 o quilo, essa receita rende bastante, o que acaba não sendo tão caro assim como parece. Sempre recomendo comprar em mercados populares ou lojas de produtos naturais, normalmente são bem mais baratas. As castanhas dos supermercados são caríssimas. Aqui em São Paulo costumo comprar na Zona Cerealista (Rua Santa Rosa, Brás).

O requeijão de castanha fica pastoso, cremoso e pode ser consumido do mesmo jeito que o tradicional. No café da manhã sobre torradas, pães e tapiocas. No lanchinho da tarde acompanhado de crackers. Ou em molho de massas, no recheio de pastéis, e por aí vai.

Para realçar o sabor usei levedura de cerveja, também chamado de levedo de cerveja. Que confere um sabor maltado ao requeijão. E um pouco de vinagre de maçã, para dar um sabor ácido e levemente picante. Fica incrível!

Na foto abaixo, o requeijão foi servido com pãezinhos de mandioquinha que publiquei a receita semana passada aqui no blog. Fica uma delícia juntos! Ah, e outra combinação incrível que você precisa experimentar: requeijão de castanha com goiabada ❤ SENHOR! É MUITO BOM! Até salivei aqui hahaha.

Você vai precisar de…
Castanha de caju crua e sem sal – 1 xícara (140 g) – ver nota
Água – 1 1/2 xícara (375 ml) + água da demolha
Polvilho azedo – 1 1/2 colher de sopa
Vinagre de maçã – 1 colher de sopa (15 ml)
Levedura de cerveja – 2 colheres de chá
Sal – 1 colher de chá (5 g)

Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 2 xícaras de água (500 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente. Além disso, elas vão ficar mais macias e fáceis de triturar com a demolha.

Como fazer…
1- Escorra as castanhas e descarte a água. Lave bem em água corrente.
2- Coloque no liquidificador com os demais ingredientes e bata em velocidade máxima até obter uma mistura lisa e homogênea, sem nenhum pedacinho de castanha.
3- Transfira para uma panela e leve ao fogo médio. Mexa sem parar até começar a ferver e engrossar. Se formar grumos, bata a mistura vigorosamente com um batedor de arame ou passe por uma peneira até ficar lisa.
4- Reserve até amornar.
5- Transfira para um recipiente com tampa e guarde na geladeira. Dura cerca de 6 dias. Depois de resfriado a consistência fica mais espessa.

Rendimento: 2 xícaras

Nota: As castanhas de caju não devem ser substituídas pelas torradas, fritas ou salgadas. Elas precisam ser cruas, que na verdade são cozidas no vapor, mas comercialmente são chamadas de cruas.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =