Hambúrguer de palmito

Uma das coisas boas de fazer hambúrgueres, é que além de saborosos, são super práticos. Gosto de fazer bastante e congelar. Quando bate aquela vontade de comer, ou aquela preguiça de cozinhar hahaha, é só tirar do congelador e fritar. Isso sem contar que na correria da semana quebram um bom galho quando precisamos de uma refeição rápida, mas sem deixar de lado aquele gostinho de feito em casa. Em um piscar de olhos ficam prontos sem muita sujeira.

Já publiquei aqui no blog algumas receitas de hambúrguer veganos. Tem de lentilha, de feijão, e de shimeji. Dessa vez decidi fazer um bem diferente, usando o palmito como ingrediente principal. Ficou MUITO GOSTOSO! 😋 Vamos e convenhamos, o palmito em si não tem muito sabor. Mas como usei pimentão orgânico, alho, cebolinha, sal e pimenta do reino para temperar, ficou bem saboroso.

Usei palmito pupunha fresco, mas você pode usar outro de qualquer espécie. E se não encontrar fresco, pode usar o de conserva mesmo. A farinha de rosca fiz em casa, costumo fazer quanto tem pão amanhecido, quando já está velho e duro. É possível também comprar pronta, só fique de olho na lista de ingredientes, algumas contém aditivos químicos e ovos. 

Fiz um duplo burguer de palmito (porque sou guloso mesmo hahaha) com rúcula, tomate e cebola roxa. Servi acompanhado de milkshake de leite de coco com amora, nem preciso dizer que estava incrível né, sai da mesa rolando hahaha.

Você vai precisar de…
Palmito fresco picado em cubinhos – 3 xícaras (400 g) – ver nota
Farinha de rosca – 1/2 xícara (80 g)
Pimentão picado em cubinhos – 1/4 xícara (35 g)
Alho – 2 dentes (8 g)
Cebolinha picada – 2 colheres de sopa
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino – a gosto – opcional

Como fazer…
1- Em uma panela média, coloque o palmito picado e adicione água até cobrir os pedaços e 1/2 colher de chá de sal. Cozinhe até ficar macio.
2- Escorra bem a água do cozimento e reserve o palmito.
3- Descasque e pique bem os dentes de alho.
4- Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho até ficar levemente dourado.
5- Acrescente o pimentão e refogue por cerca de 1 minuto.
6- Adicione o palmito escorrido, a cebolinha, a pimenta do reino e 1/2 colher de chá de sal. Misture bem e refogue por mais 1 minuto aproximadamente.
7- Desligue o fogo e adicione a farinha de rosca. Misture até ficar hidratada e começar a dar liga. A massa deve ficar úmida e ser possível de modelar sem se despedaçar com facilidade. Espere amornar.
8- Divida a massa em 6 porções iguais e modele os hambúrgueres.
9- Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo e frite os dois lados do hambúrguer até dourar. Se não for consumir logo, congele os hambúrgueres crus separados por um filme de PVC ou papel manteiga. Congelados duram cerca de 2 meses.
10- Monte o lanche do jeito que preferir e sirva ainda quente.

Rendimento: 6 hambúrgueres

Nota: se não encontrar palmito fresco, você pode utilizar o palmito em conserva (3 xícaras picado). Neste caso, escorra a salmoura e lave os pedaços em água corrente para tirar o excesso de sódio, utilize uma peneira para facilitar. Não precisa cozinhar o palmito. Escorra bem a água do enxágue e siga a receita do mesmo jeito a partir da terceira etapa. Dependendo da conserva, a quantidade de sal a ser usado para temperar o hambúrguer pode variar. Experimente e adicione a gosto, se necessário.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

26 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

one × 4 =