Cracker salgado (sem glúten e integral)

Lanchinhos leves e saudáveis entre as principais refeições são muito bem-vindos, ainda na correria da semana, não é? Faço com frequência cookies de aveia com alfarroba, trufas de tâmaras, barras de cereal e granola para comer durante o dia no trabalho. Como sempre levo um snack doce, decidi variar e fazer algo salgado pela primeira vez, mas sem deixar de lado a praticidade. E foi assim que nasceu a ideia de fazer os crackers, ou biscoito salgado, como você preferir.

Ao invés de usar farinha de trigo, como a maioria das receitas de crackers, usei a farinha de grão de bico que é bem mais nutritiva e gostosa. Fora que eu precisava usar ela porque tava enrolando aqui em casa hahaha. A farinha de grão de bico combina muito bem em receitas salgadas, e por não conter glúten, pode ser consumida por intolerantes e alergênicos.

Ingredientes cracker salgado sem glúten

Massa de cracker-biscoito sem gluten

Para ficarem saborosos, temperei os crackers com sal e páprica doce. Caso você não tem a páprica, pode muito bem utilizar o tempero que preferir e que tiver em mãos. Outras opções que adicionam sabor extra aos crackers são as ervas secas, páprica defumada, cominho, pimenta do reino e cúrcuma.

Massa aberta de cracker-biscoito

O preparo é bem fácil e rápido, basta misturar todos os ingredientes. Abrir a massa com um rolo, ou como no meu caso uma garrafa de Vodka hahaha, no meio do papel manteiga para não grudar. Cortar com uma faca ou cortador de pizza, e assar. Simples assim, sem mistério ou complicação.

Crackers cortados

Espessura do cracker

Crackers pronto para serem assados

Crocantes e deliciosos, esses crackers são uma ótima opção para ter sempre na cozinha ou na bolsa para beliscar quando a fome bate. Você também pode servir como aperitivo, acompanhado de geleia de pimenta (foto abaixo) ou cream cheese de castanha. O legal é fazer bastante quando tiver tempo livre e guardar em potes de vidro. Eles duram cerca de 2 semanas.

Cracker com geleia de pimenta

Você vai precisar de…
Farinha de grão de bico – 2 xícaras = 260g
Água – 7 colheres de sopa = 105 ml
Azeite (ou óleo vegetal) – 1/4 xícara = 60 ml
Gergelim preto (ou branco) – 2 colheres de sopa = 15 g (opcional)
Páprica doce – 2 colheres de chá
Fermento químico – 1 colher de chá
Sal – 1 colher e 1/2 de chá

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 200ºC.
2- Em uma tigela coloque todos os ingredientes secos e misture. Adicione o azeite e a água lentamente até formar uma bola de massa. Misture e amasse com a mão.
3- Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e pressione com os dedos para espalhar. Coloque outra folha de papel manteiga em cima da massa e usando um rolo abra a massa finamente. Quanto mais fina a massa ficar, mais leve e crocante serão os crackers.
4- Retire a camada superior de papel manteiga e corte os crackers do tamanho que preferir.
5- Transfira para uma assadeira coberta com papel manteiga (usei duas assadeiras e o mesmo papel que abri a massa) e leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos, ou até que os crackers estejam com as bordas douradas. CUIDADO: depois de dourar as bordas eles queimam com facilidade, fique de olho após 15 minutos no forno.

Essa receita rende um pote de 500 ml cheio.

Cracker

bom apetite

61 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 10 =