Capixaba ou baiana? Eis a questão. Independente de onde tenha surgido, uma coisa é fato, a moqueca é brasileira! Acho essa iguaria a cara do Brasil, marcante, diversa e colorida. Por ter um imenso território a culinária brasileira varia muito, é o resultado de uma grande mistura de ingredientes e tradições adaptados ao clima de cada região. A moqueca capixaba não leva azeite de dendê, nem leite de coco e pimentão, já a baiana sim. Ela é tão importante para o país, em especial para o Espírito Santo, que se tornou patrimônio cultural imaterial.
Pesquisando mais sobre, descobri que o nome do prato vem da palavra indígena moquear, que em tupi significa assar em fogo lentamente. Interessante né! O modo tradicional de preparo é cozinhar em panela de barro. Como não tenho, fiz numa panela de inox mesmo, mas tá ai uma coisa que quero comprar em breve.
A moqueca tradicional é feita com frutos do mar, mas é possível fazer na versão vegetariana, com banana-da-terra, palmito, caju, cogumelos ou carne de jaca. Essa foi a primeira vez que fiz, e posso dizer que foi paixão à primeira mordida hahaha. Estou animado para fazer de palmito e de cogumelos, deve ser de lamber os beiços também.
Pode parecer um pouco estranho utilizar fruta numa receita salgada, se você curte um sabor agridoce vai amar. Caso não goste, pode substituir a banana por palmito, que tal? Mas indico você fazer com banana para experimentar, o sabor é surpreendente. Se você não encontrar banana-da-terra pode substituir por banana prata. Por que essas espécies em questão? Porque elas são mais indicadas para cozidos, por serem mais consistentes. Além de serem menos doces, perfeitas para pratos agridoce.
Você vai precisar de…
Bananas-da-terra maduras (ou banana prata) – 4 unidades = 500g
Tomates – 2 unidades grande = 350g
Pimentão (verde, vermelho ou amarelo) – 1 unidade média = 60g
Cebola – 1 unidade grande = 130g
Leite de coco – 1 xíc. = 250ml
Azeite de dendê – 3 colheres de sopa
Limão – suco de 1/2 unidade
Coentro ou salsinha a gosto
Dentes de alho – 2 unidades
Sal – 1 colher de chá
Como fazer…
1- Descasque as bananas e corte cada uma no sentido longitudinal e ao meio. Tempere com suco de limão e sal, reserve.
2- Enquanto as bananas estiverem marinando prepare os demais ingredientes. Corte a cebola, o pimentão e os tomates (com ou sem casca) em cubinhos, pique os dentes de alho e o coentro ou a salsinha.
3- Em uma panela grande (ver NOTA) adicione o azeite de dendê. Refogue a cebola até murchar e ficar translúcida. Depois, adicione o alho e refogue até dourar.
4- Acrescente o pimentão e os tomates, refogue por alguns minutos.
5- Distribua as bananas enfileiradas na panela, formando uma camada. Por último, adicione o leite de coco. Baixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos até o caldo engrossar. Utilize uma tampa semiaberta para manter o sabor e o aroma.
6- Finalize adicionando o coentro ou a salsinha picada.
NOTA: Tradicionalmente a moqueca é feita em panela de barro para que seu cozimento seja lento, se você tiver uma é hora de usá-la. Caso não tenha, pode fazer com qualquer outra, de ferro, inox, pedra… basta reduzir o fogo para cozinhar lentamente.
36 Comentários