Com algumas batatas doces, com um pouquinho de óleo e com algumas pitadas de sal e páprica doce, você pode fazer deliciosos chips crocantes e assados. Sem ingredientes artificiais, sem gordura em excesso e sem glúten, só ingredientes comuns e naturais. O chips de batata doce é um snack perfeito para saborear entre as refeições. Um ótimo substituto dos salgadinhos industrializados fedorentos, porque né, alguns fedem hahaha.
Fazer chips assado e deliciosamente crocante ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil, mas não impossível. Um dos segredos para deixar bem crocante, é cortar o mais fino possível as batatas, mantendo a mesma espessura do começo ao fim de cada corte. Eu sei que isso é difícil, ainda mais se você estiver usando uma faca como eu, mas com a prática é possível.
Se a fatia ficar muito grossa, como na foto abaixo, não sair inteira ou começar fina e terminar grossa, indico você deixar de lado e utilizar em outra receita. Com as fatias que não saíram certas, cozinhei e fiz um purê 😀
Outra dica para fazer chips crocantes é assar em temperatura mais baixa, 140 ºC, por um longo tempo. Assim, as fatias vão assando e secando lentamente e uniformemente, com menos chances de queimarem. Já fiz uma vez com temperatura mais alta, 200 ºC, num período de tempo mais curto. Porém, a maioria das fatias queimaram com facilidade. Então indico você assar em temperatura baixa por um longo tempo.
Deixe assando e vai bater um papo com a vizinha, passear com o cachorro ou ler um livro, mas deixe os chips quietinhos assando lentamente. Talvez nem todas as batatas fiquem crocantes na primeira tentativa, mas não desanime, com a prática você consegue 😉
Você vai precisar de…
Batata doce – 2 unidades grandes = 500g aprox.
Páprica doce (opcional) – 1 colher de chá
Óleo vegetal (usei de girassol) – 2 colheres de sopa
Sal – 1 colher de chá
Como fazer…
1- Lave bem as batatas esfregando a casca com uma esponja. Seque-as com um pano.
2- Com uma faca bem afiada ou com um mandolin (ver nota) corte as batatas em fatias bem finas e uniformes.
3- Em uma tigela, adicione as fatias e os demais ingredientes. Misture bem até todas ficarem cobertas pelo óleo e pelos temperos.
4- Forre duas assadeiras com papel manteiga e distribua as fatias lado a lado, sem sobrepor.
5- Leve ao forno preaquecido a 140ºC por cerca de 30 minutos.
6- Retire do forno e vire todas as fatias com ajuda de um garfo para assar do outro lado. Retorne ao forno por mais 30 minutos.
7- Retire do forno novamente e vire as fatias. Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.
8- Retorne as demais ao forno por mais 10 minutos. Nesse meio tempo fique de olho para não deixar queimar. Vá tirando aos poucos as fatias que já estão no ponto.
9- Deixe esfriar e consuma no mesmo dia do preparo, enquanto estão crocantes. Ou guarde num recipiente bem fechado. No dia seguinte irão perder um pouco da crocância.
Nota: Mandolin é um cortador de alimentos muito utilizado em cozinhas profissionais. Com ele é possível cortar fatias bem finas e uniformes de legumes. Caso você tem um, utilize para cortar as batatas, vai facilitar muito sua vida. Caso não tenha, utilize uma faca bem afiada.
75 Comments