Desde quando ganhei da Editora Alaúde o livro Veggie burgers para todo mundo: hambúrgueres veganos e vegetarianos nutritivos e saborosos, do autor Lukas Volger, fiquei super empolgado para criar uma receita nova de hambúrguer. Com o livro, aprendi várias técnicas, truques e dicas para preparar hambúrgueres vegetarianos e veganos divinos.
Depois de muita enrolação e de dois testes não tão bem sucedidos. Consegui criar um hambúrguer de shimeji ma-ra-vi-lho-so. Até agora não acreditei que foi eu que criei isso hahaha. Crocante por fora e suculento por dentro, o hambúrguer tem textura e sabor incomparável.
Leva um bocado de ingredientes e demora um pouquinho pra ficar pronto, mas no final vale a pena o esforço. Para a receita dar certo, é importante seguir fielmente a receita, em como fazer, grifei alguns truques e dicas importantes.
Os ingredientes que utilizei foram: shimeji branco, cebolinha, farinha de rosca, farinha de trigo integral, sal, shoyu, óleo vegetal, alho e pimenta do reino. Talvez você esteja se perguntando: por que utilizar duas farinhas no hambúrguer? Ambas são muito importantes para se obter um bom resultado.
A farinha de rosca evita que a massa do hambúrguer fique muito densa, ela absorve bastante umidade, deixando o hambúrguer com textura e consistência perfeita. Você pode usar farinha de rosca pronta, ou fazer em casa como eu. Já a farinha de trigo é responsável por dar liga a massa, graças ao glúten, assim é possível modelar.
Essa receita rende 4 hambúrgueres com cerca de 9cm de diâmetro por 2cm de altura. Se você não for consumir todos, é possível congelá-los. Para isso, armazene os hambúrgueres crus em um pote com tampa hermética, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelarem. Assim, irão cozinhar uniformemente.
Sozinhos, esses hambúrgueres já são maravilhosos, com acompanhamentos então nem se fala! Você pode montar o lanche do jeito que preferir. Eu servi o meu hambúrguer com folhas de rúcula, tomate em fatias e queijo vegano, sabor provolone, da marca Violife. Ficou sensacional!!! Comi dois numa vez só hahaha.
Você vai precisar de…
Shimeji – 400g (2 bandejas)
Farinha de rosca – 1/2 xícara (40 g)
Cebolinha picada – 1/2 xícara (35 g)
Farinha de trigo integral – 1/4 xícara (35 g)
Óleo vegetal – 1 colher de sopa (15 ml)
Shoyu – 1 colher de sopa (15 ml)
Alho – 4 dentes (20 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino a gosto (opcional)
Como fazer…
1- Em uma panela grande, aqueça o óleo e adicione o alho descascado e picado. Refogue até dourar levemente.
2- Separe o shimeji da penca com as mãos e lave rapidamente em água corrente para não absorver muita água. Seque com um pano de prato limpo para tirar o excesso de líquido.
3- Transfira os cogumelos para a panela e adicione o sal, o shoyu e a pimenta do reino (opcional). Misture bem e deixe cozinhar. Para o hambúrguer ficar com textura e consistência perfeita, é necessário cozinhar o shimeji até a maior parte de sua água evaporar.
4- Transfira o refogado para uma peneira e deixe escorrer o excesso de água até amornar.
5- Em um processador adicione o shimeji, a cebolinha, a farinha de rosca e a farinha de trigo. Triture tudo até ficar homogêneo. Não bata os ingredientes por muito tempo, deixe a mistura mais rústica e grosseira para dar textura ao hambúrguer. A massa deve ficar úmida e ser possível de modelar sem se despedaçar com facilidade.
6- Divida a massa em quatro partes iguais e modele os hambúrgueres.
7- Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.
8- Monte seu lanche do jeito que preferir e sirva ainda quente.
88 Comentários