Como fazer leites vegetais II (opções acessíveis)

Ano passado fiz um post sobre como fazer leites vegetais, com quatro receitas básicas, de leite de amêndoas, de castanha do Pará, de caju e de coco. Até o presente momento, é o post mais acessado por aqui. Como sabemos, esses leites vegetais não são muito baratos pelo valor dos ingredientes, com exceção do leite de coco, que sai bem mais em conta fazer em casa do que comprar pronto. Pensando nisso, decidi fazer mais um post com receitas de leites vegetais, já que opções não faltam, mas dessa vez com opções BEM mais baratas e acessíveis.

Cada leite vegetal possui sua peculiaridade, se você não gostar de um, quem sabe gosta de outro. Nesse post apresento quatro opções: leite de amendoim, de inhame, de aveia e de arroz. Cada um possui seu tempo e forma de preparo. Mas os utensílios usados são sempre os mesmos, liquidificador e coador. Este último pode ser uma peneira fina, um pano de prato fino, ou um coador voal (foto abaixo). Pra quem não conhece, o coador voal é ideal para coar leites vegetais e suco verde. Ele pode ser feito em casa ou comprado em lojas de produtos naturais, por exemplo. Ele facilita e MUITO na hora de coar, além de ser super fácil de limpar, e seca bem rapidinho. Se você faz leites vegetais com frequência, sugiro comprar um.

Voil

Coando o leite

Alguns leites vegetais possuem sabor neutro, para deixá-los mais saborosos, você pode adicionar essência ou extrato de baunilha para dar um sabor especial. E algum adoçante, como mel, melado, tâmaras hidratadas ou açúcar cristal ou demerara. É opcional, mas dá uma boa diferença no sabor, utilize esses ingredientes a gosto.

 

LEITE DE AMENDOIM

É um leite vegetal bem nutritivo e barato. De cor branquinha, tem sabor delicioso de amendoim e produz bastante espuma. Pode ser feito de duas maneiras, cozinhando ou não os amendoins. Na primeira forma de preparo (que eu sempre faço) ele fica com sabor mais suave, já na segunda opção, fica com gosto um pouco amargo e forte. Lembre-se de utilizar amendoim sem casca e sem sal. Ele pode ser torrado, assim o leite vai ficar com sabor mais encorpado, ou cru, ai o leite vai ficar com sabor mais suave.

leite de amendoim

Você vai precisar de…
Amendoins sem casca e sem sal (torrado ou não) – 1 xícara = 160g aprox.
Água filtrada – 800 ml
Tâmaras hidratadas sem caroço – 3 unidades (opcional)

Como fazer…
1- Lave bem os amendoins em água corrente com o auxílio de uma peneira.
2- Transfira para um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 8 horas em temperatura ambiente.
3- Escorra a água e transfira os amendoins para uma panela. Cubra com água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de cinco minutos.
4- Descarte a água e leve os amendoins e as tâmaras (opcional) para o liquidificador. Adicione 800ml de água filtrada e bata bem até ficar homogêneo.
5- Com um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal, coe o leite. Está pronto!

Esse leite dura cerca de 5 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 750ml.

Você pode espalhar o resíduo do leite de amendoim sobre uma assadeira e levar ao forno em temperatura baixa até ficar seco e levemente torrado. Utilize para incrementar a granola ou para fazer cookies, por exemplo.

 

LEITE DE INHAME

É o leite vegetal menos comum. Tem sabor suave e textura cremosa, é ótimo para fazer shakes com frutas. Assim como o leite de amendoim, pode ser preparado de duas formas, cozinhando ou não o inhame. Pela praticidade, o melhor é fazer com ele cru, pois fica pronto rapidinho. Porém, do ponto de vista nutricional, é melhor cozinhar. Isso porque o inhame possui antinutrientes que diminuem a absorção dos seus nutrientes, para eliminar isso basta cozinhar o inhame e descartar a água. Utilizando o inhame cozido você não precisa coar o leite, assim não irá ter resíduo como os demais leites vegetais.

Leite de inhame.

Você vai precisar de…
Inhames – 3 unidades = 240g aprox.
Água filtrada – 800 ml
Tâmaras hidratadas sem caroço – 3 unidades (opcional)

Como fazer…
1- Descasque os inhames e corte em pedaços menores. Transfira para um panela com água e cozinhe até ficarem macios.
2- Escorra a água e coloque os inhames no liquidificador. Acrescente a água filtrada e as tâmaras (opcional). Bata bem até ficar homogêneo.
3- Caso esteja utilizando tâmaras para adoçar, coe o leite com o auxílio de um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal. Caso não esteja usando as tâmaras, não precisa coar o leite.

Esse leite dura cerca de 5 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 1 litro.

 

LEITE DE AVEIA

É outro leite super barato e nutritivo. Tem sabor forte e levemente adocicado, além de ser cremoso por causa do amido naturalmente presente na aveia. Ao ser esquentado ele engrossa, é perfeito para receitas ou bebidas, como chocolate quente. É o leite vegetal mais prático pra fazer, em menos de 15 minutos já está pronto! Não é preciso cozinhar ou deixar os ingredientes de molho antes.

Leite de aveia

Você vai precisar de…
Aveia em flocos – 1 xícara = 100g aprox.
Água filtrada morna – 800 ml

Como fazer…
1- Adicione a aveia e a água morna no liquidificador. Deixe descansar por cerca de cinco minutos.
2- Triture bem até ficar homogêneo.
3- Com um pano de prato limpo e fino, ou com um coador voal, coe o leite. Está pronto!

Esse leite dura cerca de 3 dias se bem conservado na geladeira.

Rende aproximadamente 750ml.

Utilize o resíduo do leite aveia para fazer mingau ou incrementar receitas de bolos, pães e cookies.

 

LEITE DE ARROZ

É o leite vegetal com consistência mais aguada e fina. O pobre coitado é bem sem graça, tem pouco sabor. Por esse motivo indico você adicionar essência ou extrato de baunilha para dar um toque especial. E outro ingrediente a gosto para adoçar, como tâmara, mel, melado ou açúcar cristal.

Leite de arroz

Você vai precisar de…
Arroz integral cru – 1/2 xícara
Água filtrada – 3 xícaras (750 ml)

Como fazer…
1- Coloque o arroz em um recipiente e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 12 horas, de preferência da noite para o dia.
2- Escorra e descarte a água. Enxague bem o arroz.
3- Coloque o arroz numa panela com 2 xícaras de água e leve ao fogo. Um pouco antes da água ferver, desligue o fogo e abafe a panela por uns 30 minutos.
4- Passe tudo para o liquidificador e bata em velocidade máxima por cerca de 2 minutos.
5- Acrescente o restante da água (1 xícara) e bata novamente.
6- Apoie uma peneira em cima de uma tigela grande e forre com um tecido fino de algodão ou com um saco de voal próprio para leites vegetais.
7- Despeje o leite sobre o coador e esprema bem, até sair todo o líquido.
8- Se quiser, junte o adoçante de sua preferência e bata novamente no liquidificador limpo.
9- Transfira o leite para um pote de vidro com tampa. Conserve na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 2 meses.

84 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 17 =