Babaganoush (pasta de berinjela)

A culinária árabe é riquíssima em sabores, aromas e texturas. Nunca vou esquecer da primeira vez que experimentei o hummus (pasta de grão de bico) em um restaurante, foi paixão à primeira vista. Lembro até hoje aquela explosão de sabores se espalhando pela boca, minhas papilas gustativas pulavam de alegria hahaha.

Depois dessa feliz descoberta, abri minha mente para novos sabores que a culinária árabe oferece: tabule, falafel, esfiha, arroz com lentilha, e muitos outros. A receita deste post faz parte dessa culinária rica e milenar. O babaganoush, pra quem não conhece, é um pasta feita de berinjela assada ou grelhada, temperada com tahine, suco de limão e sal. Muito gostoso e fácil de fazer.

Ingredientes

Pasta de berinjela e torradas

Normalmente o babaganoush é servido como entrada ou aperitivo, acompanhado de pão pita, também conhecido como pão sírio, ou torradas. Já fiz esta pasta pra receber amigos aqui em casa e todos gostaram.

Esta pasta tem um sabor defumado característico que tantos amam, o ideal é utilizar a churrasqueira para deixá-lo com esse sabor. Como eu não tenho, acabei assando as berinjelas na chama da boca do fogão. O sabor não fica tão defumado quando assadas na brasa, mas fica bem gostoso também e quebra um galho. Agora se você tiver churrasqueira, dá um pulinho no final do post pra ver como se faz 😉

Babaganoush pronto

Torrada com babaganoushVocê vai precisar de…
2 berinjelas médias
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 colher de sopa de suco de limão
1 dente de alho
Sal
e pimenta do reino (opcional) a gosto

Como fazer…
1- Lave e seque as berinjelas. Coloque-as sobre a chama do fogão e vire de tempo em tempo para assar uniformemente todos os lados, até a casca ficar um pouco dura e quebradiça. Utilize o cabo da berinjela para manipular ela, caso não tenha, espete um garfo.
2- Transfira as berinjelas para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos, ou até a polpa estiver bem macia. Para saber se está pronta, espete as berinjelas com uma faca, se entrar com facilidade significa que está no ponto.
3- Retire as berinjelas do forno e espere esfriar.
4- Retire toda a pele da berinjela e descarte.
5- Em um processador ou em uma tigela, misture a polpa com os demais ingredientes. Deixe descansar na geladeira por 1 hora antes de servir.
6- Experimente e ajuste os temperos se necessário, regue com sal e pimenta do reino (opcional) e sirva.

NOTA: Caso você tiver churrasqueira, é importante acender o carvão em ponto de brasa, sem chama. Coloque as berinjelas inteiras e vire de tempo em tempo para assar igualmente todos os lados. Estará pronta quando estiver queimada por fora.

bom apetite

20 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

four + fifteen =