Batata rústica

Ontem foi frio e nublado por essas bandas do Brasil, e hoje também, que novidade! (ironia) Mas o almoço de ontem em família foi tão gostoso que o frio congelante foi naturalmente ignorado e passou despercebido. No dia anterior eu havia feito pela primeira vez batatas rústicas assadas com alecrim, meus pais gostaram tanto que pediram para eu repetir no almoço de domingo. E estas simples batatas, que já tinham conquistado o paladar meu e dos meus pais, também conquistaram o paladar da minha família inteira.

Quando falo em batatas rústicas, é porque são rústicas mesmo! Elas não são descascadas e são cortadas em pedaços grandes, grosseiramente. E vamos e convenhamos, assim fica bem mais rápido e fácil de fazer. Eu que odeio descascar alimentos, fiquei muito feliz em descobrir essa receita. Assim, as batatas são aproveitadas por inteiro, sem desperdício algum. E os nutrientes como todo mundo já sabe, ficam a maior parte na casca.

Os ingredientes utilizados para fazer essa maravilha foram batatas, alecrim, azeite de oliva e sal grosso. São alimentos bem simples, mas o sabor dessa combinação é surpreendente. Garanto que a maioria dos ingredientes você já deve ter em casa, se não duvidar todos.

Eu nunca tinha feito uma batata assada tão cheirosa e saborosa quanto essa. O alecrim perfumou o almoço de ontem. E falando em saborosa, uma dica que dou é utilizar o sal grosso. Se você não tiver em casa pode utilizar o comum mesmo. Mas sugiro usar o sal grosso porque ele da um toque especial no sabor final, fica bem melhor.

Ingredientes

O preparo é um pouco longo, mas vale a pena esperar. Primeiro é necessário pré cozinhar as batatas por 6 minutos, assim elas ficam macias. Depois é preciso escorrer as batatas e deixar evaporar bem a água delas, esse é o segredo para ficarem crocantes por fora e macias por dentro. Por último é temperado com sal grosso e alecrim. Reguei um pouco de azeite de oliva e assei por 30 minutos.

Batata pré-cozida

Batatas antes de irem pro forno

Essa receita serve bem duas pessoas, mas se você quiser fazer mais sugiro seguir essa proporção de tempero: a cada três batatas utilizar 1/2 colher de sopa de alecrim seco ou 1 colher de alecrim fresco. A quantidade de sal grosso e azeite de oliva fica a seu gosto.

Essas batatas são ótimas como acompanhamento no almoço, e muito mais saudáveis e saborosas do que a batata frita. Para você ter uma ideia, ficaram tão gostosas, que terminaram num instante no almoço de ontem em família. Eu não imaginava que seriam tão apreciadas.

Batata rústica

Batata com alecrim

Você vai precisar de…
Batatas – 3 médias
Alecrim – 1/2 colher de sopa (seco) ou 1 colher de sopa (fresco)
Azeite de oliva – o suficiente para envolver as batatas
Sal grosso ou comum – a gosto

Como fazer…
1- Lave bem as batatas com uma esponja, não precisa tirar a casca.
2- Corte as batatas em gomos no sentido do comprimento. Corte em metades até formar gomos com a espessura que preferir. Cortei cada batata em 8 gomos.
3- Coloque numa panela, cubra com água e acrescente o sal. Cozinhe por 6 minutos a partir do momento que levantar fervura.
4- Desligue o fogo e escorra a água. Deixe as batatas numa peneira para escorrer e evaporar bem a água.
5- Transfira para uma assadeira e adicione o alecrim e o sal. Regue com azeite de oliva e misture cuidadosamente as batatas para envolver todos os pedaços. Espalhe os gomos pela assadeira, sem encostar ou sobrepor um no outro para assar inteiro.
6- Leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 a 40 minutos.
7- Retire do forno e consuma logo em seguida.

10 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × one =