Não sei você, mas eu detesto jogar comida fora. Cada vez que algo estraga e não tem mais o que fazer, além de jogar no lixo é claro, me da uma dor no coração e fico enrolando para não se livrar daquilo. Fica um tempão na geladeira guardado até eu criar coragem pra descartar aquilo.
Outra coisa que também detesto é não saber como aproveitar os alimentos por inteiro. Existem alguns como o alho poró, que a maior parte é jogada fora porque muitos não sabem o que fazer com ela. No caso do alho poró, a parte branca é utilizada normalmente para refogados, enquanto que a parte verde é descartada, já que é muito fibrosa e dura.
No final do ano passado comprei o livro Cozinhando sem desperdício (Editora Alaúde) da autora Lisa Casali, justamente para tentar diminuir esse problema de desperdiçar comida. Entre várias receitas, escolhi esse patê para ser minha primeira tentativa, já que utilizo bastante alho poró em refogados. E por sorte gostei bastante! Ufa, não precisei jogar nada fora.
Essa receita é inspirada no livro, já que os ingredientes são bem diferentes. Mas o princípio é o mesmo, utilizar a parte verde do alho poró para fazer um patê, ao invés de jogar fora como de costume.
O ideal é usar a parte verde de pelo menos 3 alhos porós, já que depois de cozido e batido no liquidificador, ele reduz seu volume. Se você utiliza apenas um alho poró por vez, sugiro ir congelando aos poucos a parte verde já lavada. Quando tiver mais ou menos de 3 a 5 no freezer, cozinhe e faça esse patê. Além de evitar o desperdício de comida, você também economiza dinheiro.
Já como o seu sabor é bem suave, temperei com alho e pimenta do reino em pó, mas você pode utilizar outros temperos que preferir. Utilize esse patê em torradas, pães, biscoitos salgados e até em saladas, do jeito que você quiser. Ele dura em média de 3 dias na geladeira em um recipiente fechado.
LEVE
VERSÁTIL
SABOROSO
RICO EM FIBRAS
INGREDIENTES: COMO FAZER:
Parte verde de pelo menos 3 alhos porós
2 dentes de alho
Óleo vegetal (usei de girassol)
Pimenta do reino em pó a gosto (opcional)
Sal a gosto
1- Corte a parte verde dos alhos porós e lave bem, pois sempre tem terra acumulada entre as folhas. Descarte as folhas que estão secas;
2- Coloque numa panela de pressão e cubra com água. Adicione sal, tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do momento que a panela começar a chiar. Quando terminar o tempo, desligue e deixe a pressão sair sozinha. Você pode cozinhar na panela comum, porém irá demorar mais tempo.
3- Abra a panela e deixe a água amornar;
4- Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure o alho picado;
5- Coloque no liquidificador o alho poró, o alho dourado, e o sal e a pimenta do reino a gosto. Triture tudo até ficar homogêneo, caso necessário, adicione um pouco da água do cozimento para ajudar as hélices a triturar. No meu caso não precisei usar.
BOM APETITE!
27 Comentários