Lanches, Pratos principais
comentários 40

Hambúrguer de shimeji

Desde quando ganhei da Editora Alaúde o livro Veggie burgers para todo mundo: hambúrgueres veganos e vegetarianos nutritivos e saborosos, do autor Lukas Volger, fiquei super empolgado para criar uma receita nova de hambúrguer. Com o livro, aprendi várias técnicas, truques e dicas para preparar hambúrgueres vegetarianos e veganos divinos.

Depois de muita enrolação e de dois testes não tão bem sucedidos. Consegui criar um hambúrguer de shimeji ma-ra-vi-lho-so. Até agora não acreditei que foi eu que criei isso hahaha. Crocante por fora e suculento por dentro, o hambúrguer tem textura e sabor incomparável.

Leva um bocado de ingredientes e demora um pouquinho pra ficar pronto, mas no final vale a pena o esforço. Para a receita dar certo, é importante seguir fielmente a receita, em como fazer, grifei alguns truques e dicas importantes.

Hambúrguer de shimeji ingredientes.

Os ingredientes que utilizei foram: shimeji branco, cebolinha, farinha de rosca, farinha de trigo integral, sal, shoyu, óleo vegetal, alho e pimenta do reino. Talvez você esteja se perguntando: por que utilizar duas farinhas no hambúrguer? Ambas são muito importantes para se obter um bom resultado.

A farinha de rosca evita que a massa do hambúrguer fique muito densa, ela absorve bastante umidade, deixando o hambúrguer com textura e consistência perfeita. Você pode usar farinha de rosca pronta, ou fazer em casa como eu. Já a farinha de trigo é responsável por dar liga a massa, graças ao glúten, assim é possível modelar.

Massa do hambúrguer de shimeji.

Essa receita rende 4 hambúrgueres com cerca de 9cm de diâmetro por 2cm de altura. Se você não for consumir todos, é possível congelá-los. Para isso, armazene os hambúrgueres crus em um pote com tampa hermética, separados por folhas de papel manteiga ou por filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelarem. Assim, irão cozinhar uniformemente.

Hambúrgueres modelados.

Sozinhos, esses hambúrgueres já são maravilhosos, com acompanhamentos então nem se fala! Você pode montar o lanche do jeito que preferir. Eu servi o meu hambúrguer com folhas de rúcula, tomate em fatias e queijo vegano, sabor provolone, da marca Violife. Ficou sensacional!!! Comi dois numa vez só hahaha.

Hambúrguer de shimeji.

Você vai precisar de…
Shimeji – 400g (2 bandejas)
Farinha de rosca – 1/2 xícara (40 g)
Cebolinha picada – 1/2 xícara (35 g)
Farinha de trigo integral – 1/4 xícara (35 g)
Óleo vegetal – 1 colher de sopa (15 ml)
Shoyu – 1 colher de sopa (15 ml)
Alho – 4 dentes (20 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Em uma panela grande, aqueça o óleo e adicione o alho descascado e picado. Refogue até dourar levemente.
2- Separe o shimeji da penca com as mãos e lave rapidamente em água corrente para não absorver muita água. Seque com um pano de prato limpo para tirar o excesso de líquido.
3- Transfira os cogumelos para a panela e adicione o sal, o shoyu e a pimenta do reino (opcional). Misture bem e deixe cozinhar. Para o hambúrguer ficar com textura e consistência perfeita, é necessário cozinhar o shimeji até a maior parte de sua água evaporar.
4- Transfira o refogado para uma peneira e deixe escorrer o excesso de água até amornar.
5- Em um processador adicione o shimeji, a cebolinha, a farinha de rosca e a farinha de trigo. Triture tudo até ficar homogêneo. Não bata os ingredientes por muito tempo, deixe a mistura mais rústica e grosseira para dar textura ao hambúrguer. A massa deve ficar úmida e ser possível de modelar sem se despedaçar com facilidade.
6- Divida a massa em quatro partes iguais e modele os hambúrgueres.
7- Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de óleo e frite os dois lados do hambúrguer até dourar.
8- Monte seu lanche do jeito que preferir e sirva ainda quente.

Hambúrguer vegano de shimeji.

bom apetite

Salvar

Salvar

  1. Shirlei Horta says

    A receita parece ótima, vou testar. Obrigada por compartilhar!

    • André says

      Oi Shirlei! Eu AMO essa receita, já fiz várias vezes. Espero que goste também 😉 Abraços!

  2. Lolla says

    Fiz e ficou muito gostoso.
    Mas acabei mudando um pouco a receita, pq ao invés de deixar o shimeji escorrer, espremi-o com um espremedor de batata. Depois de bater, ficou tudo muito seco, igual uma farofa, então adicionei mais azeite e shoyo e deu liga, ficou perfeito.

    • André says

      Oi Lolla! Que bom que você fez e gostou 😀 Talvez tenha ficado muito seco porque você espremeu eles, mas que bom que resolveu esse problema com mais azeite e shoyu. Abraços!

  3. Oi André
    Receita maravilhosa e muito fácil. Sou produtora de cogumelos, fiz com varios, ficaram maravilhosos.
    Parabéns!!

    • André says

      Oi Célia! Que bom que gostou da receita. Nossa, deve ter ficado incrível com vários tipos, eu sou apaixonado por cogumelos. Amo todos! Que legal que você é produtora 😀 Obrigado e abraços!

  4. Astrid says

    André!!!! Eu sempre lia esta receita, mas nunca fazia! Nossa fiz hoje e adorei, ficou super saborosa!!!

    Eu só mudei algumas coisas: usei cogumelo normal fatiado; pus na receita um pouco de cheiro verde mesmo mais um pouco de cebola branca e cebolinha francesa, além coloquei só um pouquinho de curry e ervas de provenza, como não gosto muito do sabor da farinha de trigo, deixei só farinha de rosca!!! Amei muito boa a sua receita.

    Obrigada mais uma vez por compartilhar seu blog conosco. Bjs desde Colômbia e continua nos dando dicas e receitas.

    • André says

      Oi Astrid! Que bom que você gostou 😀 Nossa, deve ter ficado incrível com essa adição de temperos extras. De nada querida, abraços!

    • André says

      Oi Letícia! Eu nunca fiz com shiitake, mas deve dar sim. Deve ficar maravilhoso também. Se fizer, me avisa como ficou 😉 Abraços!

  5. Andressa says

    Fiz no liquidificador e a textura ficou completamente diferente, ficou parecendo massinha de modelar!! Será que se empanar fica melhor pra fritar? Essa farinha de rosca como vc faz?

    • André says

      Oi Andressa! Será que você bateu demais no liquidificador? Bom, pelo menos vai ser fácil modelar os hambúrgueres hehehe. Se você acha que eles irão ficar grudentos é uma boa empanar com farinha de rosca. A farinha eu faço em casa com pão que está próximo do vencimento. Eu pico ele com a mão mesmo e asso no forno em temperatura baixa, em torno de 160°C, até ficar sequinho. De vez em quando dou uma mexida com uma colher para assar por inteiro. Deixo esfriar e transfiro para o liquidificador, trituro até virar uma farinha. Espero ter te ajudado 😉 Abraços!

  6. Erika says

    Parece deliciosaa está receita…faz tempo q estou procurando uma receita com shimeji q me agrade vou fazer como almôndegas depois te conto 😋😘

    • André says

      Oi Erika! Sim, é muito gostoso esse hambúrguer, eu amo. Boa ideia fazer como almôndegas. Isso me conta depois 😉 Abraços!

  7. Juliana Bartholomei says

    Menino do céu, eu estou deitando e rolando no seu blog kkk

    Estou testando todas as suas receitas e adorando, bjoss

    • André says

      Oi Juliana! Hahahaha que bom que você está gostando querida 😀 fico muito feliz em saber isso. Abraços!

  8. Marina Martins says

    Que blog perfeito!! Inspira demais… Parabéns por esse brilhante trabalho! 🙂

    • André says

      Oi Marina! Uau, fico feliz em saber que tenha gostado do blog 😀 Bom saber que ele inspira hehehe. Obrigado querida. Abraços!

  9. Kaia Mendes says

    Por favor Andre, cria um APP por favor! Salva nossas vidas!! ;)))

    • André says

      Oi Kaia! Não tinha pensado nessa ideia hahaha, quem sabe né. Obrigado pela dica 😉 Abraços!

  10. Clarissa says

    André, que blog lindo! Receitas maravilhosas e fotos idem! Parabéns!

    • André says

      Oi Clarissa! Fico feliz em saber que tenha gostado 😀 Obrigado querida. Abraços!

  11. Erika says

    Que maravilha ! Vou fazer! Sou vegetariana e amo suas receitas!

  12. Thaís says

    Descobri seu site hoje pesquisando por risotos e estou maravilhada, receitas deliciosas, saudáveis, sustentáveis e com o passo-a-passo muito bem explicado (com fotos lindas)! Parabéns pelo seu trabalho, vou acompanhar sempre.

    • André says

      Oi Thaís! Fico muito feliz em saber que tenha gostado do meu blog 😀 Espero que goste das receitas queria. Abraços!

  13. Glaucia says

    Não posso comer glúten. Será que funcionaria com outras farinhas?

    • André says

      Oi Glaucia! Em um dos meus testes fiz com a farinha de arroz e não ficou bom. Mas acho que dá certo com farinha de grão de bico, não sei te dizer ao certo. Se for tentar com alguma farinha sem glúten me avisa se deu certo 😉 Abraços!

  14. Maria Carolina says

    Olá André! Aqui em casa não somos muito fãs de shimeji, será que a receita funciona com shitake? Aguardo sua resposta, beijos.

    • André says

      Oi Maria! Que pena que vocês não gostam muito de shimeji. Acho que funciona sim com shitake. Eu nunca fiz, mas deve dar certo também. Se fizer me avisa como ficou 😉 Abraços!

  15. Ana says

    Como sempre parece delicioso! Vou ver se acho esse champignon por aqui! Mas sera q usar o liquidificador vai resultar na mesma textura?

    • André says

      Oi Ana! É delicioso mesmo! Eu usei cogumelo shimeji, e não o champignon, mas deve ficar ótimo com champignon também. É só não triturar muito a massa, ai vai ficar com uma textura boa. Tenta parar de bater de vez em quando e mistura os ingredientes com uma colher, pra ficar homogêneo. Abraços!

  16. Maria Manuela Vaz says

    Parabéns André, têm um aspeto delicioso. Vou experimentar. Obrigada 🙂

  17. Katharina says

    Genial!!! Com certeza farei!! Mas me diga, tem que ser farinha integral ou poder a branca? É o que tenho aqui em casa.
    Beijos!

    • André says

      Oi Katharina! Espero que goste querida 😉 Sim, pode ser a farinha de trigo branca, dá certo do mesmo jeito. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *