Entradas e acompanhamentos, Lanches, Receitas, Sem glúten
comentários 10

Babaganoush (pasta de berinjela)

A culinária árabe é riquíssima em sabores, aromas e texturas. Nunca vou esquecer da primeira vez que experimentei o hummus (pasta de grão de bico) em um restaurante, foi paixão à primeira vista. Lembro até hoje aquela explosão de sabores se espalhando pela boca, minhas papilas gustativas pulavam de alegria hahaha.

Depois dessa feliz descoberta, abri minha mente para novos sabores que a culinária árabe oferece: tabule, falafel, esfiha, arroz com lentilha, e muitos outros. A receita deste post faz parte dessa culinária rica e milenar. O babaganoush, pra quem não conhece, é um pasta feita de berinjela assada ou grelhada, temperada com tahine, suco de limão e sal. Muito gostoso e fácil de fazer.

Ingredientes

Pasta de berinjela e torradas

Normalmente o babaganoush é servido como entrada ou aperitivo, acompanhado de pão pita, também conhecido como pão sírio, ou torradas. Já fiz esta pasta pra receber amigos aqui em casa e todos gostaram.

Esta pasta tem um sabor defumado característico que tantos amam, o ideal é utilizar a churrasqueira para deixá-lo com esse sabor. Como eu não tenho, acabei assando as berinjelas na chama da boca do fogão. O sabor não fica tão defumado quando assadas na brasa, mas fica bem gostoso também e quebra um galho. Agora se você tiver churrasqueira, dá um pulinho no final do post pra ver como se faz 😉

Babaganoush pronto

Torrada com babaganoushVocê vai precisar de…
2 berinjelas médias
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 colher de sopa de suco de limão
1 dente de alho
Sal
e pimenta do reino (opcional) a gosto

Como fazer…
1- Lave e seque as berinjelas. Coloque-as sobre a chama do fogão e vire de tempo em tempo para assar uniformemente todos os lados, até a casca ficar um pouco dura e quebradiça. Utilize o cabo da berinjela para manipular ela, caso não tenha, espete um garfo.
2- Transfira as berinjelas para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos, ou até a polpa estiver bem macia. Para saber se está pronta, espete as berinjelas com uma faca, se entrar com facilidade significa que está no ponto.
3- Retire as berinjelas do forno e espere esfriar.
4- Retire toda a pele da berinjela e descarte.
5- Em um processador ou em uma tigela, misture a polpa com os demais ingredientes. Deixe descansar na geladeira por 1 hora antes de servir.
6- Experimente e ajuste os temperos se necessário, regue com sal e pimenta do reino (opcional) e sirva.

NOTA: Caso você tiver churrasqueira, é importante acender o carvão em ponto de brasa, sem chama. Coloque as berinjelas inteiras e vire de tempo em tempo para assar igualmente todos os lados. Estará pronta quando estiver queimada por fora.

bom apetite

  1. Débora Maia says

    Oi André, tudo bem?
    Sou fã da cozinha árabe também, mas não conhecia essa pasta de berinjela. Quero saber se naquela churrasqueira elétrica, aquela que colocamos água, sabe? Rsrs Será que fica bom assar ali?
    Obrigada 😊
    Débora

    • André says

      Oi Débora! Tudo bem sim, e com você? É muito boa essa pasta, espero que você goste. Sei qual é essa churrasqueira, nunca tentei nela, mas acho que rola também. Se fizer me avisa como ficou 😉 De nada e abraços!

  2. Rosângela Ferreira Bastos says

    Oi André, a berinjela pode ser colocada na wellness fry (fritadeira que não utiliza óleo) ao invés da churrasqueira? Eu fiz a receita no fogo mesmo, mas não coloquei o tahine, pois não encontrei aqui onde moro, Coloquei creme de ricota light, não ficou original, óbvio. Mas ficou muito boa. E olha que eu nunca gostei de berinjela, mas ultimamente tenho acrescentado em minha alimentação de diversas formas. Obrigada!!!

    • André says

      Oi Rosângela! Não sei te dizer se pode ser colocada na wellness fry, eu indico você fazer na chama do fogão mesmo. Que pena que você não encontrou tahine por aí, mas que bom que gostou com as adaptações 😀 Você já tentou fazer as almôndegas de berinjela daqui do blog? http://temperoalternativo.com.br/2015/09/15/almondega-de-berinjela/ Quem sabe você goste também 😉 De nada e abraços!

  3. Nil says

    André, minha pasta ficou escura, acho que deixei demais na chama do fogão…. Parabéns pelo site.

    • André says

      Oi Nil! Acredito que você tenha deixado tempo demais mesmo, tenta deixar menos na próxima vez 😉 Obrigado e abraços!

  4. Marina Moreira says

    Oi, André!

    Tudo bem?

    Tenho duas dúvidas:

    1 – Pra preparar a berinjela (na chama do fogão) é preciso cortá-la? Ou esse processo é ela inteira? E quando vai pro forno: é inteira ou cortada de alguma forma?

    2 – Quanto tempo ela dura?

    Parece ser uma delícia! Não conhecia essa receita. Parabéns pelo gosto e pelas fotos.

    Abraços,
    Marin

    • André says

      Oi Marina! Tudo bem sim, e com você? Não precisa cortar a berinjela, eu coloquei ela inteira na chama do fogão. Quando vai para o forno ela também vai inteira, você só corta ela na hora de tirar a polpa (etapa 3 da receita). Essa pasta dura cerca de 2 a 3 dias na geladeira. Espero que goste da receita 😉 Obrigado e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *