Entradas e acompanhamentos, Lanches, Pratos principais, Receitas, Sem glúten
comentários 6

Mexido de tofu

Depois que conheci o tofu nunca mais consegui largar ele. Acho o tofu um alimento muito versátil, por ter um sabor neutro combina com vários ingredientes distintos, já fiz com tofu e publiquei por aqui mousse de maracujá, torta de chocolate, torta de limão, quiche, maionese, tofu dourado e tofu empanado. Enfim, dá pra fazer um montão de receitas diferentes e gostosas com esse bloquinho branco tão simpático.

Infelizmente o tofu é desprezado por muitos. Nem sei porque o coitado é tão desprezado, mas é fato que é. Se for por conta de ser sem graça, o que concordo plenamente porque o bendito não tem gosto de nada com nada, ainda assim não é motivo para ignorá-lo. Nada como alguns temperos (bem simples por sinal!) para transformar o tofu chocho em um tofu maravilhoso de dar água na boca.

Um maneira de preparar o tofu de forma prática e que fica bem saborosa é fazendo um mexido dele. A aparência é muito parecida com ovos mexidos, só que esse não tem colesterol e contém pouquíssima gordura, além de ser rico em cálcio.

Ingredientes

Os ingredientes que utilizei para o mexido foram: tofu, alho-poró (pode ser substituído por cebola), alho, cebolinha, manjericão, óleo vegetal, curry e sal. Como sempre digo, você pode muito bem utilizar outros temperos que preferir. O importante é fazer esse mexido de tofu ficar delicioso.

Utilizei um tofu orgânico e não transgênico da marca Da Colônia. Amo o tofu dessa marca, porque além de ser natural, tem um preço bem acessível e justo, paguei  R$ 6,00 por meio quilo. Se possível, compre de marcas que utilizam soja orgânica e não transgênica. Essa informação você deve encontrar na embalagem do produto.

Mexido de tofu com pão

O preparo desse mexido é muito fácil, e em menos de 15 minutos já estava pronto. É uma opção rápida, natural e nutritiva de lanche, ou até mesmo de almoço ou janta. Essa receita rende bastante, mas eu gosto de fazer um pouco mais justamente para sobrar pro dia seguinte. Caso queria fazer só para uma refeição, sugiro você a reduzir a quantidade de ingredientes pela metade.

Mexido de tofu

MACIO
VEGANO
SABOROSO
SEM COLESTEROL
RICO EM CÁLCIO
E PROTEÍNAS

INGREDIENTES:
500g de tofu
1 alho-poró ou cebola (opcional)
2 dentes de alho
2 colheres de chá de curry
Óleo vegetal o suficiente para fritar
Cebolinha e manjericão a gosto
Sal a gosto

COMO FAZER:
1- Corte o alho-poró (ou a cebola) em fatias finas;
2- Aqueça o óleo em uma frigideira e adicione o alho-poró. Mexa de vez em quando até dourar;
3- Acrescente os dentes de alho picados e espere dourarem;
4- Esmigalhe o tofu com as mãos ou com um garfo. Adicione na frigideira e tempere com curry e sal a gosto;
5- Misture tudo até ficar com um tom amarelado uniforme. Se o tofu usado for muito seco, acrescente um pouco de água (cerca de 2 colheres de sopa) para o mexido ficar mais úmido;
6- Desligue o fogo e adicione a cebolinha e manjericão a gosto. Sirva ainda quente acompanhado de pão ou torradas.

BOM APETITE!

  1. Adicionei chia e molho de tomate como acompanhamento, ficou melhor ainda! #LanchinhoDaMadrugada

    • André says

      Nossa, deve ter ficado melhor ainda mesmo. Vou tentar na próxima vez 😉 Abraços!

  2. Giuliana says

    Oi André,
    Você mora em Santa Catarina? Onde encontra o tofu dessa marca? Moro na Guarda do Embaú, Grande Florianópolis, e tenho dificuldade em encontrar tofu por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *