Bebidas, Receitas
comentários 10

Chocolate quente

Não existe nada melhor que uma bebida quente para se aquecer nesse friozinho que anda fazendo aqui no sul do Brasil. É nessa época do ano que consumo bastante chá, café e chocolate quente. Apesar de eu ser vegetariano, ovo-lacto para ser mais exato, não consumo leite em bebidas. Assim, substituo por leites vegetais, eu até já fiz um post sobre eles e como fazer aqui. Além de serem mais fáceis de digerirem, por não conterem lactose, os leites vegetais são muito mais nutritivos.

Na minha humilde opinião, um bom chocolate quente deve ser bem cremoso e encorpado. E para chegar a esse resultado, o melhor leite que existe para fazer nem é de origem animal, mas sim de origem vegetal. Para ser mais específico, o melhor leite para preparar bebidas quentes encorpadas é sem dúvida o leite de aveia.

Além de ser barato, fácil de fazer e nutritivo. O leite de aveia, ao ser esquentado, tem efeito parecido com o amido de milho e engrossa. Assim ele fica mais cremoso e encorpado, perfeito para fazer chocolate quente. Mas se você não tiver esse leite, pode utilizar qualquer outro leite vegetal, porém eu indico o de aveia para essa receita. Se você quiser fazer ele, coloquei a receita no final do post.

Ingredientes

Nem sei se posso chamar essa bebida de chocolate quente, porque chocolate mesmo não tem. Mas vou chamar assim mesmo e ponto final hahahaha. Já como às vezes é difícil encontrar um bom chocolate (pra mim um bom chocolate é sem leite e com mais de 60% de cacau) com um preço justo. Eu faço essa versão bem mais barata, substituindo por cacau em pó e essência de baunilha. Fica bem gostoso também, claro que não tanto se tivesse chocolate, mas essa versão já quebra um galho e satisfaz minha vontade de chocolate quente.

Chocolate quente

É bem simples fazer. Basta misturar todos os ingredientes numa panela até ficar homogêneo, depois, levar ao fogo médio e mexer sem parar até engrossar no ponto que preferir. O cacau demora um pouco para dissolver, então se preferir pode misturar no liquidificador, é bem mais rápido e fácil. Em menos de 5 minutos já está pronto esse chocolate quente. Para finalizar polvilhei canela em pó (opcional), fica muito gostoso, isso sem falar no cheirinho bom.

Chocolate quente com canela

PRÁTICO
CREMOSO
ENCORPADO
SEM LACTOSE

INGREDIENTES:
1 xíc. de leite de aveia – receita aqui (ou outro leite vegetal)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de cacau em pó
1/4 colher de chá de essência de baunilha
Uma pitada de sal (serve para realçar o sabor)

COMO FAZER:
1- Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e misture até todo o cacau em pó se dissolver no leite. Isso irá demorar um pouco porque é difícil dissolver o cacau em líquidos. Se preferir bata todos os ingredientes no liquidificador, esse é o jeito mais rápido e fácil de misturar. Faça isso antes levar ao fogo;
2- Leve a panela ao fogo médio mexendo sem parar. Mexa até engrossar no ponto que preferir;
3- Retire do fogo, transfira para uma xícara e polvilhe com canela em pó (opcional). Beba logo em seguida.

BOM APETITE!

  1. SIMONE KALBUSCH says

    Oi, bom dia! Quero fazer para a turma do meu filho, mas teria que fazer de manhã e eles consomem só a tarde, 16h (umas 8h depois), se eu levar em uma termica, achas que fica bom? Ou ele “decanta”?

    • André says

      Oi Simone! Sempre que fiz consumi logo depois. Não sei te dizer ao certo se fica bom, mas acredito que sim. O sabor não deve mudar, mas pode acontecer de separar a parte mais grossa da mais líquida do leite. Mas é só mexer com uma colher que já resolve. Tenta fazer uma experiência antes. Se fizer me conta como ficou 😉 Abraços!

  2. Daniela says

    Olá André, conheci seu blog hoje e estou adorando!
    Você compra essência de baunilha no supermercado? Eu faço em casa e prefiro, é só colocar a fava em um vidro com vodka e deixar lá por alguns meses. Dura pra sempre!

    • André says

      Oi Daniela! Fico feliz em saber que você está gostando do blog 😀 Até final do ano passado eu usava essência de baunilha (esse post é de junho do ano passado). Depois que eu aprendi a fazer extrato de baunilha (fiz até um post aqui no blog > http://temperoalternativo.com.br/2016/05/18/como-fazer-extrato-de-baunilha/) eu só uso ela. Muito mais saboroso e saudável. Hoje saio colocando extrato em tudo, até no feijão hahaha brincadeira. Obrigado pela dica. Abraços!

  3. Gabriele says

    Caramba! O leite de aveia é perfeito para chocolate quente mesmo! Bem grossinho. O de amendoim que fiz não engrossou 🙁

    • André says

      Oi Gabriele! É muito bom né chocolate quente com leite de aveia, melhor que o feito com leite de vaca. O de amendoim não engrossa porque não tem amido que nem o de aveia. Abraços!

  4. fernanda says

    Olá, por que deixar de molho no mínimo 4 horas a aveia? As receitas e leite de aveia que vejo é 30min somente. Tenho sempre essa dúvida, mesmo porque a aveia já está em flocos ne?! Obrigada!! Adorei a receita acessível e prática!!!

    • André says

      Oi Fernanda! As vezes deixo a aveia de molho para facilitar na hora de triturar, mas não há a necessidade. Dá pra fazer o leite sem precisar deixar de molho, basta colocar água morna dai. A não ser que você esteja utilizando flocos grossos, ai é bom deixar 30 minutos, mas os flocos finos não precisa. Que bom que você gostou da receita 😀 Abraços!

  5. Giulia Alc says

    Oi André 😀
    Recentemente, fiz uma versão de chocolate quente utilizando leite de amendoim, fica uma delícia também (mas com gostinho de amendoim, claro). O leite de amendoim também encorpa quando levado ao fogo, fica na consistência perfeita 😉

    PS.: É a primeira vez que comento no seu blog, mas sempre acompanho suas receitas, adoro! Conheci seu blog quando a Sandra <3 publicou o link na fanpage do Papacapim <3

    • Oi Giulia!

      Pois é, eu já li em algum lugar na internet (não lembro agora onde) que com leite de amendoim também fica bom. Só que tem influência do sabor de amendoim, mas vamos e convenhamos, deve ficar muito bom hehehe. Vou fazer na próxima vez então. Obrigado pela dica! 😉

      Fico muito feliz em saber que você anda acompanhando o meu blog, e o melhor de tudo, que está gostando 😀

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *