Origem: Mata Atlântica e Amazônia

A pacová é originária da Mata Atlântica, mas também pode ser encontrada em alguns pontos da Amazônia. Os frutos variam do vermelho ao púrpura e só estão prontos para o uso como especiaria quando ficam secos e escuros. As folhas frescas são empregadas como envoltório para cozinhar peixe.

Renealmia exaltata. Foto Giulio Zorzetto

Em tupi, pacová significa “folha enrolada”, por isso há uma profusão de plantas no Brasil com esse mesmo nome popular, incluindo a banana-da-terra e a planta ornamental muito usada na decoração de interiores e paisagismo. Os pais de planta saberão de qual estou falando.

No entanto, a pacová deste kit é outra, a Renealmia exaltata, parente do cardamomo. As sementes são repletas de óleos essenciais com sabor e aroma semelhantes ao cardamomo indiano, por isso é popularmente chamada de cardamomo brasileiro.

A pacová geralmente é usada para fins medicinais, sendo indicada para curar dor de estômago, má digestão e tratamento de bruxismo, mas também pode ser usada como condimento na culinária.

Sabor e aroma:

As sementes não são agradáveis para mastigar inteiras, assim como muitas especiarias que conhecemos, mas na comida e bebida, em pequena quantidade, dão ótimo sabor e aroma.

A pacová produz uma sensação refrescante, deixando o hálito perfumado. O sabor intenso lembra não só o cardamomo, mas também o gengibre, algo cítrico e até mentolado.

Como usar:

Primeiro é preciso abrir os bagos; você pode cortá-los com uma faca ou batê-los num pilão até se partirem. É dentro deles que estão as sementinhas, que usaremos como especiaria.

Bagos de pacová amassado no pilão

Sementes da pacová

Assim como o cardamomo, a pacová pode ser usada em infusões, quentes ou frias, ou moída para aromatizar bebidas como café, chá, gim e drinques. Também pode ser triturada para compor misturas de especiarias para cozidos e assados.

Para pratos doces, você pode socar algumas sementes no pilão com um pouco de açúcar para soltar os óleos essenciais e aromatizar. Depois é só peneirar o açúcar e usar em bolos, biscoitos, tortas, cremes, caldas, geleias e sucos. Combina bem com chocolate e frutas amarelas, como manga.

 

Voltar