Patê de pinhão com pimentão

Nunca passou pela minha cabeça fazer patê de pinhão. Mas esses dias vi alguns stories de um amigo fazendo, achei genial a ideia!

Aproveitei o pinhão que tinha por aqui e uni com o pimentão assado. Foi um sucesso! Comi com tapioca crocante. Fiz uma tapioca fina, na frigideira, até ficar bem sequinha e crocante. Depois quebrei em pedaços para servir como aperitivo.

Você vai precisar de…
Pinhão cozido e descascado – 1 xícara
Pimentão (usei o vermelho) – 1 médio
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
Cebolinha picada – 1 colher de sopa (opcional)
Vinagre de maçã ou caldo de limão – 2 colheres de chá
Sal – 1 colher de chá
Água – a gosto, de acordo com a consistência que preferir

Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 200 ºC.
2- Lave o pimentão e corte ao meio, no sentido do comprimento. Disponha em uma assadeira (ver nota) e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.
3- Tire o pimentão do forno e coloque em um recipiente com tampa por cerca de 10 minutos, até formar bastante vapor e amolecer.
4- Descasque, tire as sementes e corte em pedaços menores. Não lave para não tirar seu sabor.
5- Coloque no liquidificador e adicione o pinhão cozido, azeite de oliva, cebolinha, vinagre, sal e um pouco de água, comecei com 1/2 xícara. Bata bem até obter uma pasta homogênea. Acrescente mais água, aos poucos, até obter a consistência desejada.

Rendimento: 1 1/2 xícara
_
Nota: outra forma de assar o pimentão é sobre a chama, na boca do fogão, até ficar tostado e macio. Suja um pouco o fogão, mas fica com um sabor de defumado bem gostoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =