Fritada de cará

Tenho minhas fases na alimentação, já fui de fazer granola toda semana, pãozinho de polvilho, a broa de fubá. Agora tô na fase da fritada de cará hahaha. Dependendo de onde você está lendo esse post é chamado de inhame. Pra ninguém ficar na dúvida fiz uma foto.

O cará tem bastante viscosidade, mais que o primo inhame. Cru e ralado pode ser usado para dar liga a bolos, pães e broas. Pra quê ovo se temos essa preciosidade em mãos ein!? Também dá pra cozinhar e fazer purê, bem cremoso por sinal.

O que mais faço com cará é fritada, nada de ovo, leite, e farinha. Descasco, ralo e misturo com os legumes e temperos que tenho na geladeira. Frito cada lado até dourar e pronto! Acompanhado de alguma proteína vegetal – feijão, lentilha, tofu, ervilha, ou grão-de-bico – vira almoço.

O bom do cará é que é barato e dura que é uma beleza, aguenta semanas sem estragar. Depois de descascado tem que preparar logo, porque oxida.

Você vai precisar de…
Cará – 1 pequeno (300 g)
Legumes e temperos de sua preferência – quase 1 xícara (usei tomate, cebola, ora-pro-nóbis, couve, açafrão e pimenta-do-reino)
Óleo vegetal – o suficiente para untar a frigideira
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)

Como fazer…
1- Descasque o cará e rale na parte fina do ralador. Procure não ralar o cará com muita antecedência, porque ele oxida e fica escuro.
2- Rale e pique os legumes e temperos que for usar. Como abobrinha, cenoura, repolho, couve, tomate, pimentão, e pimenta.
3- Misture tudo em uma tigela, e tempere com sal.
4- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo, de preferência com um fio de óleo.
5- Espalhe a massa e nivele com uma colher. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos.
6- Vire e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos. Sirva ainda quente.

Rendimento: 1 porção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + quinze =