Na última vez que minha mãe veio pra São Paulo, pedi pra ela trazer um pacotinho de farinha de mandioca pra mim. Por mais que aqui se encontra várias farinhas, de várias regiões do Brasil, a de Santa Catarina nunca vi por essas bandas.
É uma farinha diferente, bem fininha e branca, quase como uma farinha de trigo. Quando os açorianos chegaram no litoral de Santa Catarina, em meados do século 18, tiveram que se adaptar à falta do trigo. Assim, usaram a experiência e a tecnologia que tinham com a moagem de grãos pra fazer a farinha, por isso que ela é tão fininha e clara.
Além disso, a farinha é gomada, isso significa que tem uma boa quantidade de polvilho (amido da mandioca). Isso confere elasticidade à massa, ideal pra fazer tortilha, já que é preciso abrir a massa sem rachar. No Sul é comum colocar essa farinha no prato e despejar caldo quente pra fazer pirão. Minha mãe fazia com frequência pirão com caldinho do feijão, quando eu era criança.
Como é uma farinha regional, sei que nem todos terão acesso à ela. Assim, testei a receita com a farinha de mandioca da Yoki, aquela fina e branca. Achei que não iria dar certo, mas por sorte me enganei, funciona também 😊 Sem desculpa pra não fazer ein!
Essas tortilhas são tipo as mexicanas, só que ao invés de serem feitas com milho ou farinha de trigo, levam farinha de mandioca. Uma versão bem brasuca!
As tortilhas são da espécie de pães chatos, aqueles fininhos e leves, tipo o pão sírio e pão folha. São rápidas de preparar e não tem fermentação.
Como a massa tem sabor neutro, o recheio pode ser doce ou salgado. No meu caso, fiz um refogado de cebola roxa, feijão vermelho e shimeji branco pra rechear. Finalizei com tomate cereja, pepino japonês e patê de semente de girassol. Almoço completo! Ou jantar, lanche…o que preferir 😬
Você vai precisar de…
Farinha de mandioca fina e branca – 1 xícara (150 g)
Água – 200 ml + um pouco, se necessário
Óleo vegetal – 1 colher de sopa (15 ml)
Sal – 1/4 colher de chá
Como fazer…
1- Coloque todos os ingredientes em um recipiente. Misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea.
2- Sove a massa por cerca de 3 minutos, até a farinha absorver a água e atingir uma textura macia. Se estiver rachando com facilidade, acrescente um pouco de água para hidratar.
3- Divida a massa em 10 porções e forme bolinhas com as mãos. Abra a massa, entre dois plásticos ou papéis manteiga, com o rolo de macarrão até formar um disco com cerca de 13 cm de diâmetro.
4- Aqueça uma frigideira média em fogo médio, de preferência antiaderente. Quando estiver quente coloque o disco na frigideira, não precisa untar.
5- Deixe assar por cerca de 15 segundos cada lado.
6- Transfira a tortilha para um recipiente e cubra com um pano de prato. Assim ela fica úmida, macia e flexível. Repita com o restante da massa.
Rendimento: 10 porções
Dica: se não consumir tudo, armazene em um recipiente com tampa na geladeira. Consuma em até 2 dias.