Babaganoush de jiló

Nunca fui fã de jiló, não conseguia preparar algo sem ficar amargo e intragável. A única forma que consumia era frito em restaurantes e bares.

Até que um dia vi nesses programas de culinária babaganoush de jiló. Achei genial a ideia! O babaganoush é uma pasta libanesa de berinjela, assada ou grelhada, temperada com limão e tahine (pasta de gergelim). No lugar da berinjela foi usado jiló.

Não vou negar, é difícil lidar com o jiló, mas finalmente consegui preparar algo realmente gostoso. Usei o jiló comum, mas deve ficar bom também com o jiló carioca.

Para amenizar o amargor indico consumir ainda verde, deixar de molho em água com limão, vinagre ou bastante sal. E adicionar algum ingrediente mais adocicado para equilibrar o sabor, nesse caso usei azeite de oliva e melado de cana.

A pasta não fica doce, usei só o suficiente para tirar o amargor. A quantidade varia de acordo com seu paladar.

É a terceira vez que faço essa pastinha, de tão boa decidi compartilhar com vocês. Vocês consomem jiló? Se sim, de que forma? Se não, por quê?

Você vai precisar de…
Jiló – 8 médios (500 g)
Melado de cana – 2 colheres de chá (10 ml)
Azeite de oliva – 3 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para regar
Tahine – 2 colheres de sopa (30 ml) – opcional
Suco de limão – 1/3 xícara (80 ml) + 3 colheres de sopa (45 ml)
Sal – 1/2 colher de chá (3 g)
Alho – 1/2 dente (3 g)

Como fazer…
1- Lave os jilós e corte ao meio no sentido do comprimento. Faça furos com um garfo e coloque num recipiente com água (1 litro) e suco de limão (1/3 xícara). Reserve por 30 minutos.
2- Preaqueça o forno a 200 ºC.
3- Descarte a água com limão e lave os jilós em água corrente. Esprema bem e disponha numa assadeira. Regue com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos.
4- Retire do forno e espere amornar.
5- Retire a polpa com uma colher e coloque no processador. Adicione o melado de cana, azeite de oliva, tahine, sal, alho e suco de limão (3 colheres de sopa). Bata até obter uma pasta homogênea.
6- Experimente e ajuste os temperos se necessário. Armazene em um recipiente fechado na geladeira, dura cerca de 4 dias.

Rendimento: 400 ml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezesseis =