Entrevero de pinhão com cogumelos

Se você não é do sul do Brasil ou não visitou a região durante a época do pinhão, talvez não saiba o que é o entrevero. Típico das serras sulinas, o entrevero é um prato feito à base de carnes e pinhão, acrescido de cebola, alho, pimentão, tomate e cheiro verde.

A palavra entrevero é de origem espanhola, significa mistura desordenada, confusão, e o prato é basicamente isso, um grande refogado de vários ingredientes. Tradicionalmente é feito em tacho de ferro em grande quantidade, para compartilhar mesmo, mas é óbvio que por aqui usei uma frigideira mesmo e fiz pouquinho. Geralmente é servido acompanhado de arroz ou pão francês.

Me lancei numa aventura de veganizar esse prato típico da minha terra natal, Santa Catarina. Não gosto muito da ideia de transformar pratos tradicionais que tem como base a carne em algo vegano, mas como tinha bastante pinhão em casa decidi fazer.

No lugar da carne usei cogumelos, fiz essa escolha porque eles são ricos em umami, quinto sabor que também está presente na carne. Além de serem bem suculentos. Assim como o entrevero tradicional, que usa vários tipos de carne, usei dois tipos de cogumelos para o sabor ficar mais rico e complexo. Ficou muito gostoso ❤️

Aqui no blog tem outras receitas com pinhão para aproveitar a época: hambúrguer de pinhão e almôndegas de pinhão. Espero que gostem 😉

Você vai precisar de…
Pinhão cru – 2 xícaras (300 g)
Cogumelo shimeji – 1 bandeja (200 g) – ver nota
Cogumelo Paris – 1 bandeja (200 g) – ver nota
Óleo vegetal – 2 colheres de sopa (30 ml)
Alho – 2 dentes picados (8 g)
Cebola cortada em cubinhos – 1 média (100 g)
Pimentão vermelho cortado em cubinhos – 1/2 grande (150 g)
Tomate cortado em cubinhos – 2 médios (180 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Páprica defumada – 1/2 colher de chá (opcional)
Pimenta-do-reino – a gosto
Salsinha fresca picada – a gosto

Como fazer…
1- Coloque os pinhões numa panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 30 a 40 minutos a partir do momento que levantar fervura.
2- Descasque os pinhões com uma faca, espremedor de alho ou pinholino. Faça isso enquanto ainda estão quentes, assim fica mais fácil. Reserve.
3- Higienize os cogumelos com um pano de prato úmido e corte em pedaços menores. Reserve.
4- Numa frigideira grande aqueça metade do óleo vegetal (1 colher de sopa) e refogue o alho rapidamente.
5- Acrescente os cogumelos e tempere com metade do sal (1/2 colher de chá). Refogue até evaporar bem a água e os pedaços ficarem dourados. Retire os cogumelos e reserve.
6- Na mesma frigideira coloque o restante do óleo vegetal (1 colher de sopa) e refogue a cebola até ficar translúcida.
7- Adicione o pimentão e o tomate. Tempere com o restante do sal (1/2 colher de chá), páprica defumada e pimenta-do-reino. Refogue até os pedaços de tomates se desmancharem.
8- Acrescente os pinhões e os cogumelos. Misture bem e refogue por cerca de 3 minutos, se necessário acrescente água para manter o entrevero úmido.
9- Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Misture bem e sirva ainda quente.

Rendimento: 6 porções

Nota: você pode usar qualquer cogumelo fresco, como shitake, portobello, eryngui ou porcini. Pode ser apenas de uma espécie ou misturados para deixar o sabor mais complexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 15 =