Aproveitar os alimentos integralmente é uma arte que venho me aperfeiçoando aos poucos. Nem sempre é fácil transformar talos, cascas e sementes em pratos saborosos e de forma prática. Assim que consigo fazer algo incrível venho correndo compartilhar com vocês. Já fiz geleia de maracujá com a parte branca da casca, antepasto de casca de banana verde, e chips de casca de abóbora.
Finalmente tive a iniciativa de fazer algo com a casca de banana madura, algo que geralmente descarto, espero que daqui pra frente não mais. Decidi fazer um bolo, e por incrível que pareça ficou bem saboroso e perfumado, parece que foi feito com a polpa de banana, e não com a casca, se não falar ninguém vai perceber.
Usei a casca de banana prata, mas pode ser feito com praticamente qualquer espécie, nanica, maçã ou ouro, a que não indico é a banana-da-terra. Outra coisa, a banana que usei era orgânica, mas eu faria com a convencional também. Eu sei que na casca tem agrotóxico, mas no interior também, toda a banana está contaminada. Você não vai eliminar os agrotóxicos descartando a casca.
Informação prática: assim que eu terminava de comer a banana já colocava a casca num potinho reutilizável no congelador, sem lavar. Com uma quantidade suficiente, tirei as cascas e lavei em água corrente, congelada mesmo. Aí usei para fazer a receita normalmente.
Você vai precisar de…
Casca de banana madura – 4 unidades (120 g)
Água morna filtrada – 200 ml
Óleo vegetal – 1/4 xícara (60 ml) + um pouco para untar
Farinha de trigo branca – 1 xícara (140 g) + um pouco para polvilhar
Farinha de aveia – 2/3 xícara (70 g)
Açúcar mascavo peneirado – 1 xícara (150 g)
Canela em pó – 1/2 colher de chá (opcional)
Fermento químico em pó – 1 colher de sopa (15 g)
Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Unte uma fôrma redonda com furo (usei uma com 20cm de diâmetro) com óleo e polvilhe farinha. Reserve.
3- Lave as cascas de banana e corte em pedaços grosseiramente. Transfira para o liquidificador e adicione a água e o óleo vegetal. Bata bem até obter um creme homogêneo, sem pedaços de casca. Reserve.
4- Em um recipiente grande misture a farinha de trigo, farinha de aveia, açúcar mascavo e canela em pó.
5- Adicione o creme aos poucos, mexendo bem a cada adição para não formar grumos.
6- Acrescente o fermento químico em pó e misture até incorporar.
7- Transfira a massa para a fôrma e nivele o topo. Leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito no centro da massa, se sair limpo pode tirar do forno. Caso contrário deixe mais alguns minutos até assar completamente.
8- Retire do forno e espere cerca de 10 minutos para amornar e desenformar.
Rendimento: 8 porções