Ganhei tanto maracujá orgânico da plantação dos meus avós que nem sabia o que fazer com aquilo tudo. Uma parte fiz suco, a outra congelei e ainda assim sobrou. Pra não estragar resolvi fazer geleia, ótima forma de aproveitar a fartura das frutas da estação e conservar por mais tempo.
Normalmente se utiliza a polpa do maracujá e o restante é descartado, fico sempre com dó de jogar fora, porque é muita coisa. Mas dessa fiz um teste, bem sucedido por sinal, de usar a parte branca da casca na geleia. Só cozinhei as cascas com água pra ficarem macias e sair com facilidade.
A parte branca tem um sabor levemente amargo, mas quando misturada com a polpa, que tem sabor mais forte, passa despercebida. Ela absorve bem os sabores ao mesmo tempo que dá volume e consistência ao preparo. Para a geleia ficar mais gelatinosa usei maçã ralada, rica em pectina, além de ajudar a adoçar, assim não precisa usar muito açúcar. Para ficar mais saborosa e perfumada adicionei pimenta-rosa, é opcional, mas super indico.
A pimenta-rosa (foto abaixo), assim como o maracujá, é brasileiríssima por natureza. Nativa da América do Sul, é fruto da aroeira e não é picante como muitos pensam. É super aromática, ao mordê-las você sente a explosão de sabor, ela é bem leve e frágil. Deve ser usada com cuidado já que tem sabor e aroma intenso.
Vai bem com chocolate e frutas em geral, uso na preparação de geleias e na finalização de drinks, como caipirinha e gin tônica. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais e em empórios na seção de temperos e especiarias. Consumir pimenta-rosa é valorizar o que é nosso e fomentar a biodiversidade ❤
Você vai precisar de…
Maracujá – 6 pequenos (500 g)
Água filtrada – 150 ml
Açúcar demerara – 1/2 xícara (120 g)
Maçã descascada e ralada fina – 1/3 xícara (80 g)
Pimenta-rosa (aroeira) – 1/2 colher de sopa (2 g) – opcional
Como fazer…
1- Lave os maracujás em água corrente. Corte ao meio e retire a polpa.
2- Transfira para uma panela e leve ao fogo médio. Assim que levantar fervura cozinhe por cerca de 2 minutos. Esse processo serve para separar a polpa das sementes com mais facilidade.
3- Peneire a polpa pressionando bem as sementes com as costas da colher para extrair bem o suco. Transfira para o liquidificador e reserve. Descarte as sementes ou reserve um pouco para adicionar na geleia depois se preferir.
4- Coloque as cascas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo médio e cozinhe até a parte interna branca ficar macia e desgrudar fácil da casca. Escorra a água e espere amornar.
5- Retire a parte branca e coloque no liquidificador. Descarte a casca amarela.
6- Adicione a água e bata bem até ficar homogêneo.
7- Transfira para uma panela e adicione o açúcar e a maçã. Amasse a pimenta-rosa com um pilão ou com uma colher e adicione à panela.
8- Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo com frequência para não grudar na panela, até engrossar. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num prato e incline delicadamente, a geleia deve estar na consistência de gel, não pode escorrer líquida.
9- Transfira a geleia ainda quente para potes de vidro. Feche bem para formar vácuo.
Conservação: Armazene fora da geladeira em local seco e fresco por cerca de 1 mês. Após aberta conserve na geladeira e consuma em até 2 semanas.
Rendimento: 1 1/2 xícara aproximadamente
6 Comments