Pé de moça vegano

Finalizando a maratona de comidinhas de festa junina, compartilho por aqui uma receita de pé de moça vegano, bastante pedida nos comentários do Instagram, juntamente com a canjica (mungunzá). Eu nunca tinha experimentado pé de moça antes dessa minha experiência, então não sei dizer se ficou parecido ou não com a receita tradicional, mas posso afirmar que ficou muito bom. Digno de ser compartilhado 😉

Pra quem não conhece, o pé de moça é uma mistura de pé de moleque com brigadeiro, se você gosta dos dois com certeza vai amar essa receita. Tem sabor de pé de moleque, mas a textura é macia, como de um brigadeiro. A versão tradicional é feita com açúcar branco, amendoim, leite condensado e manteiga. Mas com meu raio veganizador hahaha, fiz uma versão com açúcar mascavo, amendoim, leite condensado vegano, óleo vegetal e cacau em pó, para quebrar um pouco com o doce e lembrar mais o brigadeiro.

Já ensinei como fazer leite condensado vegano aqui. Eu fiz metade dessa receita com leite de amêndoas, cozinhei por 20 minutos até condensar. Para baratear você pode fazer com leite de amendoim (receita aqui), acredito que vai até enriquecer mais o sabor do pé de moça.

Eu sei que é trabalhoso fazer o leite vegetal primeiro, condensar ele, para depois fazer o pé de moça. Mas vai por mim, é a única forma de fazer um pé de moça vegano MARAVILHOSO! Fora que esse tipo de doce a gente não faz todo dia né, é para ocasiões especiais como festa junina. Então vale a pena o investimento de tempo hahaha.

Você vai precisar de…
Amendoim sem pele e sem sal (torrado ou não) – 1 xícara (150 g)
Leite vegetal condensado – 1 xícara (250 ml) receita aqui
Açúcar mascavo peneirado – 1/2 xícara (90 g)
Óleo vegetal (usei de girassol, mas pode ser qualquer um) – 2 colheres de sopa (30 ml) + um pouco para untar
Cacau em pó – 1 colher de sopa (4 g) opcional

Como fazer…
1- Coloque o amendoim, o açúcar mascavo e o óleo em uma panela. Leve ao fogo médio e cozinhe até o açúcar caramelizar.
2- Adicione o cacau em pó e o leite condensado morno para não dar choque térmico. Cozinhe, sem parar de mexer, até desgrudar do fundo da panela como um brigadeiro.
3- Transfira para uma fôrma de pão (24 cm x 10 cm) untada com óleo. Nivele o topo e espere amornar.
4- Unte uma faca com óleo e corte em quadradinhos do tamanho que preferir.
5- Espere esfriar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora, ou até ficar bem firme.
6- Desenforme e sirva.

Rendimento: 32 quadradinhos

Dica: Se não consumir tudo, guarde em um pote fechado em local fresco e seco por até 7 dias.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − cinco =