Fazer nhoque é super simples, não tem mistério, concordo que dá um pouquinho de trabalho pra modelar a massa, mas não é nada demais também. Já fiz de abóbora, batata comum, batata-doce, mandioquinha (receita no livro do blog) e agora chegou a vez da mandioca.
Com apenas quatro ingredientes, todos bem populares, e em poucos minutos, você terá um almoço ou janta digna de elogios. Ao invés de usar farinha de trigo para dar liga e estrutura à massa, como a receita tradicional, usei polvilho doce. Assim o nhoque não tem glúten, perfeito para quem tem alergia, intolerância ou quer evitar a farinha de trigo.
Para acompanhar fiz um molho aveludado de castanha de caju, shimeji e vinho branco seco, uma delícia! Sério, ficou muito bom! Deixou o prato até mais chiquetoso hahaha. A receita extra está no final do post 😉 Mas é claro que você pode fazer outro molho mais simples se preferir, como o bom e velho molho de tomate.
Você vai precisar de…
Mandioca sem casca – 500 g
Polvilho doce – 1/2 xícara (60 g) + um pouco para untar
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (45 ml) + um pouco para untar
Sal – 1 1/2 colheres de chá (7 g)
Como fazer…
1- Coloque os pedaços de mandioca em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficarem macios.
2- Escorra a água do cozimento e retire os fiapos da mandioca. Amasse os pedaços, enquanto ainda estão quentes, com um garfo ou com um espremedor de batata até formar um purê liso.
3- Deixe esfriar por completo para o excesso de água evaporar.
4- Adicione o polvilho doce, o azeite de oliva e 1/2 colher de chá de sal. Misture bem até obter uma bola de massa homogênea que não grude nas mãos. Se a massa estiver muito úmida e grudenta leve ao fogo médio numa panela e mexa sem parar até ficar mais seca e desgrudar do fundo.
5- Transfira a massa para uma superfície de trabalho limpa e lisa. Faça pequenos rolos de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro. Corte em pedaços de 2 cm e transfira para uma fôrma com um pouco de polvilho para não grudar.
6- Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Assim que a água ferver adicione 1 colher de chá de sal.
7- Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até que subam à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água, e transfira para uma travessa. Adicione um fio de azeite sobre os nhoques enquanto estão quentes e chacoalhe o recipiente até todos estarem envolvidos para um não grudar nos outros. Repita o processo até cozinhar todos.
8- Sirva o nhoque ainda quente com o molho que preferir.
Rendimento: 3 porções
Receita extra: Molho de castanha com cogumelos
Você vai precisar de…
Castanha de caju não torrada e sem sal – 1/2 xícara (60 g)
Água – 1 1/2 xícara (375 ml) para o molho + 1 xícara (250 ml) para a demolha das castanhas
Shimeji (ou outro cogumelo fresco) – 100 g (1/2 bandeja)
Vinho branco seco – 1/4 xícara (60 ml) (opcional)
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Polvilho doce – 1 colher de chá (2 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta-do-reino – a gosto (opcional)
Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 1 xícara de água (250 ml). Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas. Este processo é importante para tirar os fitatos da castanha, um antinutriente, e deixar ela mais macia e fácil de triturar.
Como fazer…
1- Escorra as castanhas e descarte a água. Lave bem em água corrente.
2- Coloque no liquidificador com a água (1 1/2 xícara) e o polvilho doce. Bata em velocidade máxima até obter uma mistura lisa e homogênea. Reserve.
3- Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue o shimeji limpo e separado da penca com as mãos. Tempere com sal e pimenta.
4- Assim que o shimeji dourar adicione o vinho branco e cozinhe até evaporar.
5- Acrescente o leite de castanha com polvilho e mexa sem parar até engrossar. Experimente e ajuste os temperos se necessário. Sirva ainda quente com o nhoque.
5 Comentários