Nesse mês o blog fez aniversário e completou 3 anos. Gostaria de agradecer imensamente a todos que acompanham minhas loucuras na cozinha 💚 Ao longo desse tempo rolaram muitas coisas por aqui, foram mais de 180 receitas publicadas,
mais de 3 milhões de visualizações, milhares de e-mails recebidos, e até um livro lançado nas livrarias. Sem os acessos, comentários, e-mails, curtidas e compartilhamentos de vocês, com certeza o blog não teria chegado até aqui. Muitíssimo obrigado!
Aniversário tem que ter bolo né!? Ainda mais de um blog de culinária hehehe. Para comemorar criei um BOLO BRIGADEIRO maravilhoso! Depois de três testes cheguei em um resultado incrível. Acho que 3 anos criando receitas me deram experiências suficiente para produzir essa belezinha. Ninguém vai acreditar que é vegano, consequentemente sem lactose, e ainda sem glúten.
A massa, feita com um mix de farinha de arroz integral, polvilho doce e bagaço do leite de amêndoas, fica bem macia, aerada e úmida. Nada de massa ressecada e quebradiça. Já o recheio e a cobertura é de brigadeiro vegano, feito com leite de amêndoas condensado que já ensinei a fazer aqui. O sabor e a consistência ficam IGUAIZINHOS do tradicional.
Não vou mentir, mas esse bolo deu um trabalhão da porra pra fazer hahaha. Primeiro fiz o leite de amêndoas, depois transformei em leite condensado, pra enfim fazer o brigadeiro. Isso sem contar a massa, que fiz em duas fornadas porque não tenho duas fôrmas iguais. Mas no final valeu super a pena, por isso que tô compartilhando a receita com vocês.
Vocês podem dividir o trabalho em dois dias. No primeiro dia eu fiz o leite de amêndoas e condensei ele. Já no segundo fiz o brigadeiro, a massa e montei o bolo. Acaba não sendo tão cansativo dessa forma.
Um bolo especial merece uma decoração especial né!? Eu queria ter usado chocolate granulado, aquele usado em brigadeiro mesmo, para decorar. Porém não encontrei nenhuma marca decente, todas tinham açúcar, gordura vegetal hidrogenada, e algumas até amido de milho transgênico, nos primeiros ingredientes da lista.
Desisti dessa ideia e acabei fazendo lascas de chocolate 70% cacau (vegano e sem glúten da marca Nugali) com um descascador de legumes. Para finalizar a decoração usei flores e folhas (ora-pro-nóbis) orgânicas e comestíveis.
Se preferirem, vocês podem fazer o bolo com apenas um andar. Nesse caso reduzam a quantidade dos ingredientes pela metade. E se não quiserem fazer o bolo, façam pelo menos o brigadeiro e sejam felizes hahaha. Outra coisa, é possível fazer a massa com farinha de trigo branca (sempre que possível escolham a orgânica). Nesse caso pode seguir a receita da nega maluca (bolo de chocolate) que tem aqui.
Você vai precisar…
para o brigadeiro (cobertura e recheio):
Leite de amêndoas condensado – 3 xícaras (800 g) receita aqui
Cacau em pó – 3 colheres de sopa (16 g)
Óleo de coco derretido – 1 colher de sopa (15 ml) opcional – serve para dar brilho
para a massa:
Farinha de arroz integral ou branca –1 xícara (130 g)
Polvilho doce – 1 1/2 xícara (170 g)
Bagaço do leite de amêndoas – 1/2 xícara (50 g)
Açúcar mascavo peneirado – 2 xícaras (300 g)
Cacau em pó – 1/3 xícara (30 g) + um pouco para untar a fôrma
Água morna – 1 xícara (250 ml)
Avocado maduro e amassado – 1/2 xícara (100 g) – serve para deixar a massa úmida
Óleo vegetal (usei de coco) – 1/4 xícara (60 ml) + um pouco para untar a fôrma
Vinagre de maçã ou sumo de limão – 2 colheres de sopa (30 ml)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa (15 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml) opcional
Leite vegetal ou água – o suficiente para umedecer a massa na hora de montar o bolo
Como fazer…
o brigadeiro:
1- Comece preparando o brigadeiro. Em uma panela média misture o leite condensado, o cacau em pó e o óleo de coco até obter uma mistura lisa e homogênea. Se o cacau em pó não dissolver direito bata no liquidificador.
2- Leve ao fogo médio e cozinhe sem parar de mexer até dar o ponto de brigadeiro, ou seja, quando você raspar a panela e mostrar o fundo limpo. Isso pode levar cerca de 10 a 15 minutos.
3- Desligue o fogo e transfira o brigadeiro para outro recipiente. Reserve até esfriar completamente. Não leve à geladeira, senão vai ficar muito duro e difícil de espalhar depois.
a massa:
1- Enquanto o brigadeiro esfria prepare a massa. Em um recipiente grande misture a farinha de arroz, o polvilho doce, o bagaço do leite de amêndoas, o açúcar mascavo e o cacau em pó. Reserve.
2- Em um liquidificador adicione a água, o avocado, o óleo vegetal e o extrato de baunilha. Bata bem até obter um creme liso, sem pedacinhos de avocado.
3- Adicione aos poucos os ingredientes líquidos aos secos, mexendo com um batedor de arame ou colher até obter uma mistura lisa. Reserve.
4- Preaqueça o forno a 180 °C.
5- Unte uma fôrma (usei uma com 20 cm de diâmetro) com um pouco de óleo. Polvilhe cacau em pó e reserve.
6- Caso você não tenha 2 fôrmas iguais para assar as duas camadas ao mesmo tempo. Separe a massa em duas porções iguais e adicione o bicarbonato só quando for assar.
7- Em uma das partes da massa adicione 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de vinagre ou sumo de limão. Misture rapidamente e transfira para a fôrma.
8- Nivele a massa e leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro.
9- Retire do forno e espere 15 minutos para desenformar. Caso você desenformar com a massa muito quente ela pode quebrar.
10- Lave a fôrma, unte novamente e repita a etapa 7, 8 e 9 com a outra parte da massa. Espere as duas camadas de massa ficar em temperatura ambiente para montar o bolo.
Como montar o bolo:
1- Coloque uma das camadas de massa no centro de um prato grande. Pincele leite vegetal ou água (usei leite de arroz) sobre a massa para deixar mais úmida. Espalhe o brigadeiro sobre, sempre do centro para a borda, formando uma camada grossa. Utilize duas colheres ao mesmo tempo para facilitar essa etapa.
2- Cubra o recheio com outra camada de massa. Pincele leite vegetal ou água novamente. Espalhe o restante do brigadeiro sobre a massa e na lateral.
3- Finalize polvilhando raspas de chocolate 70% cacau ou do jeito que preferir.
Dicas: Consuma em até 3 dias e armazene em um lugar fresco e seco coberto por algum recipiente ou pano. Não indico guardar na geladeira porque o brigadeiro vai ficar um pouco duro e a massa ressecar.
Rendimento: 12 pedaços
33 Comments