Biscoito de castanha de baru

Quase todo domingo gosto de preparar algum lanchinho pra levar pro trabalho durante a semana. Assim não fico refém dos industrializados, tenho controle total dos ingredientes que consumo e de quebra vario minha alimentação. Uma hora é granola, outra cracker, bolinho, brownie e por aí vai.

O que mais faço são os biscoitos porque levam poucos ingredientes, fazem pouca sujeira e ficam prontos rapidinho. Perfeitos para fazer com aquela preguiça do final de semana hahaha. Esses aqui são de castanha-de-baru, uma castanha nativa do Cerrado, muito importante economicamente para algumas comunidades do interior de Goiás. Já falei sobre ela e fiz um brownie com essa belezinha aqui.

Assim com as outras castanhas, a de baru é uma oleaginosa rica em proteínas e minerais, podendo ser consumida crua ou torrada (Fonte: A arca do gosto: Brasil, Slow Food). Quando torrada tem sabor parecido com do amendoim. Você pode encontrar em lojas de produtos naturais sendo vendida a granel, ou embalagens fechadas, como a vendida pela Central do Cerrado.

Quem acompanha o blog há um tempo já deve ter percebido que gosto de usar ingredientes nativos do Brasil não tão conhecidos e difundidos. Fazer receitas com essa diversidade de produtos que os biomas brasileiros nos fornecem é uma forma de apresentar pra vocês as maravilhas que temos. Além de incentivar o consumo e favorecer as comunidades cuja renda depende diretamente das vendas.

Você vai precisar de…
Farinha de aveia (sem glúten, se necessário) – 1 1/2 xícara (150 g)
Açúcar mascavo peneirado – 1/2 xícara (70 g)
Castanha-de-baru – 1/3 xícara (60 g) – ver nota
Óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal) – 2 colheres de sopa (30 ml)
Água filtrada – 80 ml
Suco de limão – 1 colher de chá (5 ml)
Bicarbonato de sódio – 1/2 colher de chá

Como fazer…
1- Pique as castanhas-de-baru com uma faca ou em um processador, não precisa triturar muito, você deixar alguns pedaços maiores para dar textura ao biscoito.
2- Transfira para um recipiente e adicione a farinha de aveia, o açúcar mascavo, o óleo de coco, a água e o suco de limão. Misture bem até obter uma mistura homogênea.
3- Preaqueça o forno a 180 ºC.
4- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas e depois achatando. Use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um.
5- Disponha sobre uma assadeira untada com óleo, ou forrada com papel manteiga ou tapete de silicone, neste caso não precisa untar. Deixe pelo menos 3 cm de espaço entre os biscoitos, eles irão crescer um pouco quando assar.
6- Leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos.
7- Retire do forno, vire os biscoitos e espere esfriar. Não se preocupe se estiverem um pouco macios, ao esfriar ficarão crocantes.
8- Transfira para um frasco de vidro fechado e armazene em temperatura ambiente, dura cerca de 5 dias.

Rendimento: 21 biscoitos

Nota: você pode substituir a castanha-de-baru, por castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, amêndoas ou amendoim sem sal na mesma quantidade.

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two × two =