Como fazer molho de tomate rápido

Todo mundo sabe que um bom molho de tomate pode transformar aquele prato meia boca em algo incrível e espetacular de arrancar elogios. Mas poucos se arriscam em fazer em casa o próprio molho. Eu sei que é muito mais tentador comprar pronto do que ter o trabalho de fazer o molho primeiro e só depois o prato.

Mas se eu te disser que ele fica pronto em menos de 30 minutos e você pode congelar em porções por até 3 meses para ter quanto precisa, você se anima em fazer? Pois bem, isso sem contar que no molho caseiro você tem o controle total dos ingredientes, nada de conservantes e excesso de sódio.

Essa receita é perfeita para fazer quando o preço dos tomates está mais em conta, porque precisa de uma grande quantidade. Como de costume sábado fui na feira livre e estavam R$4 o quilo, aproveitei que estavam baratos, carnudos e vermelhos para fazer molho. Nem estavam na minha lista de compras, mas não resisti hahaha.

Para fazer um bom molho é imprescindível escolher bons tomates. As espécies mais indicadas são o italiano e débora, ambos tem mais polpa e menos acidez. Outra dica importante é usar tomates bem maduros. Assim o molho fica bem vermelinho e com baixa acidez.

Na receita italiana tradicional as peles e sementes são tiradas. Eu particularmente não tiro, acho super chato e demorado tirar hahaha fora que acho muito desperdício. Entendo que essas partes do tomate são tiradas para deixar o molho com textura mais lisa e com menos acidez, mas ainda assim prefiro com pele e tudo. Mas se você faz questão de tirar, aprendi uma técnica que funciona muito bem no programa da Rita Lobo (Panelinha/GNT).

Como tirar a pele e as sementes do tomate…
Leve uma panela média com água ao fogo alto. Lave os tomates e corte um ‘x’ na base de cada um. Assim que a água ferver, coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire da panela e transfira para uma tigela com água e gelo. A partir do corte em ‘x’ puxe a pele e descarte. Retire o olho do tomate e corte ao meio no sentido do comprimento. Corte cada metade ao meio novamente e retire as sementes com uma colher.

Você vai precisar de…
Tomate maduro – 25 pequenos (1,5 quilo)
Cebola – 2 médias (200 g)
Azeite – 1 colher de sopa (15 ml)
Orégano ou manjericão seco – 2 colheres de chá
Sal – 2 colheres de chá (10 g)
Páprica doce – 1 colher de chá (5 g) (opcional)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)

Como fazer…
1- Lave os tomates e retire o olho na parte de cima.
2- Corte em pedaços menores e bata em etapas no liquidificador sem acrescentar água. Para um molho mais rústico e com pedaços, bata rapidamente para triturar. Se preferir um molho mais liso bata por mais tempo em velocidade alta. Reserve.
3- Descasque as cebolas e corte em cubinhos.
4- Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola até dourar.
5- Acrescente os tomates batidos e tempere com orégano, sal, páprica e pimenta. Misture bem e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos a partir do momento que levantar fervura.
6- Desligue o fogo e sirva em seguida, ou espere esfriar para armazenar na geladeira ou congelador.

Como conservar…
Se você for consumir logo armazene o molho na geladeira em potes de vidro higienizados com tampa por até 5 dias. Para aumentar a durabilidade é possível congelar por até 3 meses. Neste caso faça pequenas porções em forminhas de gelo, depois de congelado transfira para um saco plástico, ou diretamente em sacos de plástico. Na hora de usar é só descongelar diretamente na panela.

Rendimento: cerca de 4 xícaras (1 litro)

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 20 =