Como fazer pipoca de panela perfeita

Não sei você, mas eu AMO pipoca! Crocante, sequinha e preparada na hora é irresistível. Só paro de comer quando acaba hahaha. Admito que não consumo com tanta frequência assim, mas sempre quando faço é do jeito tradicional, na panela.

Nada daquelas pipocas de micro-ondas, que além de serem feitas com grãos de milho transgênico, tem sabor artificial e aditivos químicos que não fazem bem. O milho de pipoca que sempre é da marca Ecobio, ele é orgânico e não transgênico.

O que muitos não sabem, é que não há necessidade de utilizar gordura para estourar o milho, só o calor da panela já é suficiente. Geralmente é utilizada para dar mais sabor. O que percebi testando com e sem gordura, é que as chances de o grão queimar e não estourar por completo é maior quando não é utilizada. Mas isso não significa que não é possível sem gordura, só é preciso ter mais cuidado na hora de fazer.

Não vejo problema em utilizar gordura na pipoca, desde que seja pouca e de boa qualidade é claro. As que mais indico para pipoca salgada são o azeite de oliva virgem (não o extra virgem), o óleo de girassol e a manteiga de cacau desodorizada (meu preferido, foi esse que usei). Já para pipoca doce indico o óleo de coco, a manteiga de cacau natural e o óleo de girassol também.

Você vai precisar de…
Milho para pipoca – 1/2 xícara (110 g)
Óleo, azeite ou manteiga de cacau – 1 colher de sopa (15 ml) (opcional)
Sal – 1/2 colher de chá (opcional)

Como fazer…
1- Aqueça o óleo, o azeite ou a manteiga de cacau em fogo médio numa panela grande, com no mínimo 3 litros.
2- Coloque 3 ou 4 grãos de pipoca na panela e tampe. Quando estourar, desligue o fogo e tire os grãos.
3- Adicione o milho e o sal. Mexa bem para envolver todos os grãos. Tampe a panela e conte 30 segundos.
4- Retorne a panela ao fogo médio, a pipoca deve começar a estourar em breve. Mantenha a tampa um pouco aberta para o vapor sair, assim a pipoca fica mais sequinha e crocante. Quando começar a estourar sacuda a panela delicadamente fazendo movimentos circulares em cima da chama.
5- Quando o tempo de estouro entre um milho e outro diminuir, desligue o fogo e transfira imediatamente para uma tigela grande.
6- Experimente e adicione mais sal se necessário. Consuma imediatamente enquanto ainda está crocante.

Notas:

  • Essa receita rende 4 porções.
  • Para estourar o milho sem gordura, ignore este ingrediente na receita e siga os passos normalmente.
  • Para ficar crocante por alguns dias, armazene a pipoca num pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado após esfriar. Neste caso, só tempere com sal na hora de consumir.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezoito =