Ainda inspirado com a culinária e ingredientes típicos do Norte, devido à minha viagem para Belém (falei sobre aqui). Me senti obrigado a criar alguma receita com chocolate e cupuaçu, combinação clássica amazônica. É super comum encontrar no Norte bombons de cupuaçu cobertos de chocolate. A combinação de sabores é incrível!
Em Belém experimentei uma musse de chocolate com doce de cupuaçu no restaurante Remanso do Bosque (chef Thiago Castanho) e achei MA-RA-VI-LHO-SA! Precisava mesmo repetir essa combinação tão gostosa. Assim nasceu o bolo de chocolate com cobertura de cupuaçu.
Pra quem não conhece, o cupuaçu é um fruto nativo da Amazônia, da mesma família do cacau. Tem aroma forte e sabor um tanto ácido. Sua polpa esbranquiçada e cremosa rende ótimos sucos, musses, pudins, sorvetes e compotas. Da semente se faz atualmente o cupulate, produto similar ao chocolate. Eu já experimentei o cupulate da Amma Chocolates e achei muito bom, recomendo!
Como aqui em São Paulo se acha de tudo, encontrei o cupuaçu in natura no Mercado Municipal de Pinheiros. Mas sei que não é fácil achar essa preciosidade nas demais regiões do país, além do Norte é claro. Assim você pode usar como cobertura a geleia de cupuaçu, mais fácil de encontrar em empórios e lojas de produtos naturais. Ou fazer uma calda com a polpa congelada, vendida em supermercados na seção de congelados.
A massa do bolo, feita com farinha de trigo integral e branca, ambas orgânicas, fica bem fofinha e aerada. Já a cobertura, feita com polpa de cupuaçu in natura e açúcar demerara, fica bem cremosa e azedinha. É impossível resistir a um pedaço só.
Você vai precisar…
Para o bolo:
Farinha de trigo integral peneirada – 1 1/2 xícara (180 g)
Farinha de trigo branca – 1 1/2 xícara (180 g)
Açúcar mascavo peneirado – 2 xícaras (250 g)
Água morna – 1 1/2 xícara (375 ml)
Óleo vegetal (usei de girassol) – 1/2 xícara (125 ml) + um pouco para untar a fôrma
Cacau em pó – 2/3 xícara (60 g) + um pouco para untar a fôrma
Vinagre de maçã – 2 colheres de sopa (30 ml)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa (12 g)
Extrato de baunilha – 1 colher de sopa (15 ml) opcional
Para a cobertura (ver nota):
Polpa de cupuaçu sem caroço – 1 1/2 xícara (270 g)
Açúcar demerara – 2/3 xícara (175 g)
Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Unte uma fôrma (usei uma com 33×23 cm) com óleo e polvilhe cacau em pó. Reserve.
3- Em um recipiente grande misture as farinhas, o açúcar e o cacau em pó.
4- Adicione a água, o óleo, o vinagre e o extrato de baunilha. Misture bem até obter uma massa lisa.
5- Acrescente o bicarbonato de sódio e misture até incorporar.
6- Transfira imediatamente para a fôrma e nivele a massa.
7- Leve ao forno preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao ser inserido no centro do bolo.
8- Enquanto a massa assa, prepare a cobertura. Misture a polpa e o açúcar em uma panela.
9- Leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo sempre para não queimar, até a cobertura adquirir uma cor dourada.
10- Retire do fogo e espere esfriar em temperatura ambiente. Se ficar muito consistente adicione um pouco de água até obter a consistência desejada.
11- Retire o bolo do forno e espere esfriar.
12- Finalize espalhando a cobertura de forma uniforme. Armazene em um recipiente com tampa em temperatura ambiente por cerca de 2 dias, ou na geladeira por cerca de 3 dias.
Nota: se não achar o cupuaçu (fruto in natura, geleia ou polpa congelada), você pode fazer outra cobertura usando morango picado na mesma quantidade. Neste caso pode ser necessário diminuir a quantidade de açúcar para não ficar muito doce.
Rendimento: 20 pedaços
15 Comments