Difícil encontrar alguém que não tem na memória afetiva alguma receita com fubá. Essa farinha de milho tem o poder de trazer à tona o gostinho de infância, do café da tarde na casa da avó ou no carinho de mãe.
Esse pozinho de cor amarelado assume diversas formas e texturas. Broas, bolos, sequilhos, polenta, pães e biscoitos que acompanham uma xícara fumegante de café ou de chá. É confort food brasileiro, que alimenta o corpo, a alma e as boas memórias.
Pensando nisso, criei uma versão vegana do biscoito de fubá que a tanto tempo não comia. Eles ficam bem sequinhos e crocantes, se desmancham na boca. Além de terem gostinho de fubá e erva doce, são ou não irresistíveis!? 😋 É perfeito para intolerantes, já que não leva leite e nem ovo.
Para ficar mais nutritivo troquei a farinha de trigo branca por farinha de aveia. Para uma versão sem glúten basta usar farinha de aveia certificada sem essa proteína. Já o fubá que usei é feito com milho orgânico e não transgênico, algo impossível de encontrar nos supermercados hoje em dia. Por isso compro num empório aqui perto de casa da marca Ecobio, mas você também pode encontrar em algumas lojas de produtos naturais.
Pra quem ainda não sabe, em abril foi lançado o primeiro livro de receitas do blog pela Editora Alaúde ❤ A receita desse biscoito é uma das mais de 50 receitas inéditas que tem nele. Todas são simples e fáceis de fazer, com ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar. Já está à venda nas livrarias físicas e online. Para comprar online e na promoção clique aqui. 😉
Você vai precisar de…
Fubá – 1 xícara (140 g)
Farinha de aveia (sem glúten, se necessário) – 1 xícara (120 g)
Açúcar demerara – 1/2 xícara (110 g)
Água – cerca de 1/2 xícara (125 ml)
Óleo de coco derretido ou outro óleo vegetal – 1/4 xícara (60 ml)
Erva doce – 1/2 colher de chá (opcional)
Bicarbonato de sódio – 1 colher de chá (5 g)
Suco de limão – 2 colheres de chá (10 ml)
Como fazer…
1- Preaqueça o forno a 180 ºC.
2- Coloque todos os ingredientes, com exceção da água, em um recipiente. Misture bem até ficar homogêneo.
3- Acrescente a água aos poucos, misturando bem entre uma adição e outra. Pare de acrescentar quando obter uma bola de massa lisa e homogênea que não grude na mão. O fubá que usei é mais grosso, assim foi necessário 1/2 xícara de água. Se você usar o fubá mimoso a quantidade de água será menor.
4- Modele os biscoitos com as mãos formando bolinhas, use uma colher de sopa para medir a quantidade de massa para cada um.
5- Coloque em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Deixe pelo menos 3 cm de espaço entre as bolinhas, elas irão crescer bastante quando assar.
6- Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Vire os biscoitos com cuidado aos 20 minutos para assar do outro lado.
7- Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se os biscoitos estiverem um pouco úmidos e macios ao sair do forno, ao esfriar eles ficarão crocantes.
8- Transfira para um frasco de vidro fechado e armazene em temperatura ambiente, dura cerca de 5 dias.
Rendimento: 24 a 28 biscoitos
43 Comments