Paçoca de amendoim

O mês de junho mal começou e as festas juninas já estão pipocando pelo Brasil. Pra mim é de longe a melhor festa popular brasileira ❤️ Sonho em algum dia poder ir nas maiores festas que acontecem em Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba) presenciar esse espetáculo. Tudo me encanta, as músicas, as danças, os enfeites, e claro, a comida hahaha. Não dá pra falar de festa junina sem mencionar a culinária típica né!?

Alimentos populares e abundantes dessa época como o coco, o milho e o amendoim se transformam em doces que encantam qualquer um. Do milho surge a canjica, o curau, a pamonha, o bolo e a pipoca. Do coco vem a cocada e o cuscuz. Já do amendoim o pé-de-moleque e a tão amada e onipresente paçoca. Tão idolatrada que comecei por ela aqui no especial de receitas típicas de festa junina. Durante todo o mês de junho irei postar uma receita por semana aqui no blog 😋

Fazer paçoca não tem nenhum mistério, tradicionalmente o amendoim é moído no pilão e depois é adicionado os demais ingredientes. Mas para facilitar, basta triturar tudo no processador até virar uma farofa, bem mais fácil né. A parte mais demorada e chatinha mesmo é modelar as paçocas, que nem aquelas tipo rolha, mas é claro que você pode muito bem consumir ela soltinha, de colher. Modelar é um capricho a mais na apresentação.

A grande vantagem de fazer paçoca em casa é que você controla qual o açúcar utilizado e a quantidade. As vendidas prontas são feitas com açúcar refinado, sem contar que são bem açucaradas. Essa receita leva açúcar mascavo e não fica super doce. Eu particularmente acho bem melhor.

Você vai precisar de…
Amendoim torrado sem sal e sem pele – 3 xícaras (450 g)
Açúcar mascavo – 1 xícara (150 g)
Farinha de mandioca fina – 1 xícara (180 g)
Sal – uma pitada (opcional)

Como fazer…
1- Coloque o amendoim e o sal no processador, bata bem até obter uma farofa.
2- Desligue o processador e adicione o açúcar mascavo. Bata novamente até incorporar bem.
3- Em uma frigideira, toste a farinha de mandioca em fogo médio até dourar, mexendo sempre para não queimar.
4- Coloque no processador e bata novamente até incorporar. O ponto certo é quando amendoim começa a soltar seu óleo, é ele que dará liga para a paçoca. Para ter certeza do ponto, pegue um punhado com as mãos e aperte com força, se manter o formato significa que está no ponto.
5- Modele a paçoca em formato cilíndrico usando cerca de 1 colher de sopa para cada uma. Você pode usar um molde para isso ou modelar livremente com as mãos como eu fiz. Pressione bem a mistura para ficar compacta. Aproveite para modelar enquanto está morna, assim é mais fácil.

Rendimento: cerca de 42 porções

 

 

 

12 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

fifteen + two =