Dias atrás tive o prazer de comer um estrogonofe de berinjela super saboroso e reconfortante no restaurante vegetariano Garam Masala aqui em São Paulo. Cada garfada meu estômago era abençoado pela cremosidade daquela maravilha. Fiquei tão apaixonado que saí de lá decido em fazer a minha própria versão em casa.
Com um punhado de ingredientes frescos e muita fome hahaha, fiz essa belezinha para um almoço longo e delicioso de domingo 😋 Mas nada impede de você fazer esse estrogonofe para o jantar, ele é bem leve e de fácil digestão.
Para dar cremosidade e consistência ao molho usei castanhas de caju não torradas, popularmente conhecidas como cruas. Já para dar sabor, tomate fresco, mostarda de Dijon, salsinha, pimenta do reino e sal. Não tinha como ficar ruim né? Tudo muito simples, desde os ingredientes até o preparo.
Você vai precisar de…
Berinjela – 1 grande (375 g) + água e vinagre para tirar amargor
Tomate – 2 médios (200 g)
Água filtrada – 3/4 xícara (180 ml)
Castanha de caju não torrada e sem sal – 1/3 xícara (45 g) + água para a demolha
Salsinha fresca picada grosseiramente – 1/4 xícara
Azeite de oliva – 1 colher de sopa (15 ml)
Mostarda de Dijon – 1 colher de chá (5 ml)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)
Atenção, antes de fazer é necessário um pré-preparo…
Coloque as castanhas de caju em um recipiente e cubra-as com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas. Essa etapa serve para tirar os antinutrientes, como o fitato, e deixar as castanhas macias. Depois da demolha, escorra e descarte a água. Lave bem em água corrente e utilize normalmente na receita.
Como fazer…
1- Lave a berinjela e corte em cubinhos, não precisar descascar. Transfira para um recipiente e cubra com água e um pouco de vinagre para tirar o amargor. Reserve por cerca de 15 minutos.
2- Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Lave os tomates e corte em pedaços menores, não precisar picar bem.
3- Transfira para o liquidificador e adicione a água filtrada (180 ml), a castanha de caju e a mostarda de Dijon. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
4- Escorra a água da berinjela e aperte bem os pedaços com as mãos para tirar o máximo possível da água. Quanto menos líquido a berinjela tiver, mais creme e sabor ela irá absorver.
5- Aqueça o azeite de oliva em uma panela e adicione a berinjela. Tempere com sal e pimenta do reino. Refogue bem até murchar e ficar macia.
6- Adicione o creme e misture. Cozinhe por cerca de 5 minutos após levantar fervura, mexendo sempre para não queimar.
7- Finalize adicionando a salsinha. Sirva ainda quente com o acompanhamento que preferir.
Rendimento: cerca de 4 porções
44 Comments