Começo do mês meus pais me visitaram e trouxeram 2 quilos de pinhão de Santa Catarina só pra mim 😱 SIM! É MUITO PINHÃO! Mas não tô reclamando não tá!? Hahahaha. Com tanto assim, o negócio é fazer algumas receitinhas antes que estraguem. É melhor aproveitar enquanto estão frescos.
Quem acompanha o blog há um tempo, já deve ter visto que ano passado fiz almôndegas de pinhão (receita aqui) bem nessa época. Dessa vez resolvi mudar o preparo e fazer hambúrgueres. Que aliás, ficaram MA-RA-VI-LHO-SOS!
Por ser naturalmente massudo, o pinhão deixa a preparação com uma textura bem interessante. Ao ser frito forma uma casquinha crocante, enquanto que o miolo continua macio e úmido. No meu primeiro teste eles se desmancharam fácil quando virei pra fritar do outro lado. Resolvi isso na segunda tentativa, adicionando farinha de rosca para dar mais liga.
O preparo é bem simples, tirando a parte chata de descascar o pinhão, o resto é bem rapidinho. Basta bater todos os ingredientes no processador, modelar os hambúrgueres e fritar. Sem mistério e sem perigo de errar.
Montei o meu lanche com pão de hambúrguer, fatias de avocado, tomate e rúcula 😋 Nem precisa de queijo pra ficar bom. Ah e para beber fiz caipirinha de maracujá (receita aqui) um bom hambúrguer merece um bom drink né hahaha.
Você vai precisar de…
Pinhão cozido e sem casca – 3 xícaras (420 g) – ver NOTA
Farinha de rosca – 1/3 xícara (60 g)
Pimentão vermelho cortado em cubinhos – 1/3 xícara (60 g)
Salsinha fresca picada grosseiramente – 1/4 xícara
Azeite de oliva – 2 colheres de sopa (30 ml)
Água – 3 colheres de sopa (45 ml)
Páprica defumada – 1 colher de chá (5 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino moída – a gosto (opcional)
Como fazer…
1- Coloque todos os ingredientes no processador, com exceção da farinha de rosca, e bata bem até obter uma mistura homogênea.
2- Adicione a farinha de rosca e bata novamente até a massa começar a dar liga. Se necessário adicione mais um pouco de água.
3- Divida em 4 porções iguais e modele em formato de hambúrguer.
4- Aqueça um fio de óleo em uma frigideira antiaderente. Frite os dois lados do hambúrguer até dourar. Se não for consumir logo, congele os hambúrgueres crus separados por um filme de PVC ou papel manteiga. Congelados duram cerca de 2 meses.
5- Monte o lanche do jeito que preferir. Sirva ainda quente.
Rendimento: 4 hambúrgueres
NOTA: Como cozinhar e descascar o pinhão – usei 4 xícaras (600 g)
- Lave e corte as pontas dos pinhões. Essa etapa facilita descascar depois. Além disso, ajuda no processo de escolha, se ao cortar as pontas o interior do pinhão estiver escuro, ele deve ser descartado.
- Coloque numa panela de pressão e adicione sal e água até cobrir.
- Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos após a panela pegar pressão.
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha.
- Escorra a água e corte os pinhões no sentido do comprimento, ainda mornos para facilitar a tarefa. Outra técnica é bater com um martelo de cozinha na parte mais gordinha.
É possível cozinhar o pinhão numa panela comum, porém o tempo de cozimento é mais longo.
24 Comentários