Fazer iogurte em casa foi uma das minhas últimas aventuras na cozinha final do ano passado. Depois de alguns testes consegui obter uma versão vegana incrível de iogurte de coco, para ninguém botar defeito. Fica super cremoso, leve e azedinho, sem contar que é rico em bactérias que auxiliam a flora intestinal. Bem saudável mesmo, uma ótima opção para o café da manhã ou lanchinho da tarde. Acompanhado de granola caseira então nem se fala, melhor ainda!
Basicamente o iogurte tradicional, feito com leite vaca, depende das bactérias para fermentar e engrossar. Como a estrutura do leite de coco é bem diferente, só as bactérias não são o suficiente para engrossar. Por este motivo usei dois ingredientes para dar consistência e textura: o polvilho doce e o ágar-ágar (gelatina vegetal).
Depois de alguns testes obtive o melhor resultado combinado ambos ingredientes. Se for usado só ágar-ágar, o iogurte ficará muito gelatinoso, se for usado só o polvilho doce ficará muito elástico e grudento. Por este motivo indico usar os dois, o ágar-ágar para dar consistência e o polvilho doce para dar cremosidade e atuar como espessante.
Para dar sabor extra usei um pouquinho de açúcar demerara para deixar mais docinho. E um pouco de óleo de coco, para dar mais sabor de coco. Ambos são opcionais, mas super indico usar.
Para fermentar o iogurte usei o rejuvelac, um probiótico natural preparado a partir da fermentação de grãos integrais germinados. Seu cheiro e sabor é ligeiramente ácido. Já ensinei como fazer neste post.
É bem fácil fazer, você só vai precisar de água filtrada e grãos integrais, eu sempre uso arroz integral para fazer. O único problema é que demora cerca de 3 dias para ficar pronto, mas depois de pronto rende bastante e dura por um bom tempo na geladeira. Dá para fermentar bastante queijos e iogurtes veganos.
Existem outros ingredientes probióticos que podem ser usados para fermentar, como o kombuchá, o kefir, e o chucrute. Porém acho a opção com rejuvelac mais rápida e fácil. É claro que a opção mais rápida e fácil seria utilizar cápsulas de probióticos vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais. Porém nem todas as marcas são vegetarianas, então fico com o pé atrás de comprar. Prefiro fazer o rejuvelac em casa porque tenho certeza da procedência. Se você souber de uma marca boa e confiável por favor me avise 😉
Você vai precisar de…
Leite de coco concentrado – 2 xícaras (500 ml) – ver nota
Polvilho doce – 3 colheres de sopa (20 g)
Rejuvelac – 2 colher de sopa (30 ml) – receita aqui
Açúcar demerara – 2 colher de sopa (22 g) – opcional
Óleo de coco derretido – 1 colher de sopa (15 ml) – opcional
Ágar-ágar – 1 ½ colher de chá
Como fazer…
1- Em uma panela coloque o leite de coco, o polvilho doce, o açúcar demerara, o óleo de coco e o ágar-ágar. Misture bem até os ingredientes secos se dissolverem.
2- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até a mistura engrossar.
3- Desligue o fogo e espere amornar.
4- Quando a mistura atingir uma temperatura entre 40 e 60ºC, adicione o rejuvelac e misture bem até incorporar. O rejuvelac não pode ser adicionado quando a mistura estiver quente porque senão irá matar as enzimas, e não pode ser adicionado em temperaturas frias porque elas não irão se desenvolver e fermentar o iogurte.
5- Transfira o iogurte para um recipiente e tampe com gazes ou com um pano de prato que permita a entrada de ar.
6- Deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 12 a 24 horas. Quanto mais tempo você deixar o iogurte fermentando, mais enzimas irão se desenvolver, e mais azedinho ele ficará. Deixe fermentar até adquirir o sabor que você preferir. Se a temperatura ambiente for mais quente, o iogurte irá fermentar com mais rapidez. Se a temperatura for mais fria, demorará mais tempo.
7- Depois de fermentado, o iogurte ficará mais consistente. Misture com uma colher para ficar cremoso.
8- Feche bem o recipiente com uma tampa e armazene na geladeira. Dura cerca de 5 dias.
Nota: Para um leite de coco mais concentrado e saboroso, bata no liquidificador 1 xícara de coco ralado seco, sem açúcar e não desengordurado com 2 xícaras de água quente. Espere amornar e coe normalmente.
Rendimento: 2 xícaras aproximadamente
35 Comentários