Fazer sorvete em casa sempre foi algo tentador e aparentemente impossível pra mim sem aquelas máquinas de sorvete. O fato de poder fazer sorvete vegano caseiro e de inúmeros sabores me animava muito. Foi assim que comprei a máquina e joguei meu dinheiro fora 😢 Sim, foi um péssimo investimento. Usei poucas vezes e hoje só me incomoda ocupando espaço.
Apesar de fazer sorvete cremoso e aerado, não vale a pena ter a máquina se você faz sorvete poucas vezes como eu. Com o tempo descobri que dá pra fazer sorvetes deliciosos e cremosos sem precisar dessa tralha na cozinha. Dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena todo o esforço.
Assim como os sorvetes tradicionais, essa receita consiste na combinação de leite gorduroso (nesse caso de coco), com mais gordura (que deixa cremoso), chocolate amargo (que dá o sabor) e açúcar (que deixa doce na medida certa, sem ficar enjoativo e açucarado). Para dar uma incrementada no sabor, usei uma pitada de sal e extrato de baunilha caseiro.
Apesar de que esse sorvete é BEM mais saudável que os tradicionais, já que leva óleo de coco, leite caseiro, chocolate com alto teor de cacau e pouco açúcar. Ele deve ser consumido em moderação, já que contém uma boa dose de gordura. Por mais que seja gordura boa, deve ser consumido em moderação.
Ninguém vai dizer que esse sorvete é vegano. Sério, ele fica super cremoso! IR-RE-SIS-TÍ-VEL! Como eu fiz sem máquina de sorvete, para mostrar como é possível, ele fica mais denso e massudo. Mas isso não significa que fica ruim. Ele tem sabor forte e meio amargo, sorvete de chocolate com sabor de chocolate mesmo. Sem excesso de açúcar, sem aromatizantes, sem corantes, sem conservantes, caseiro mesmo.
Servi o meu com pedacinhos de castanha de caju, adoro uma crocância no meio da cremosidade.
Você vai precisar de…
Leite de coco concentrado – 2 xícaras (500 ml) – ver nota
Chocolate 70% cacau, sem leite e picado – 3/4 xícara (120 g)
Açúcar demerara – 2/3 xícara (150 g)
Óleo de coco derretido – 3 colheres de sopa (45 ml)
Extrato de baunilha – 1 colher de chá (5 ml)
Sal – uma pitada (opcional)
Como fazer…
1- Em uma panela média coloque o leite de coco, o açúcar, o óleo de coco, o extrato de baunilha e o sal. Mexa bem e leve ao fogo médio até levantar fervura.
2- Desligue o fogo e adicione o chocolate picado. Mexa bem até todos os pedaços derreterem e incorporar ao líquido.
3- Coloque a mistura no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo, sem nenhum pedacinho de chocolate.
4- Transfira para um recipiente e espere esfriar completamente em temperatura ambiente.
5- Se você não tiver máquina de sorvete, leve a mistura ao freezer por cerca de 8 horas ou até endurecer. Retire de 1 em 1 hora e misture bem com uma colher. Leve de volta ao freezer e repita o processo até a mistura começar a ficar consistente. Apesar de ser uma etapa chata e trabalhosa, ela é importante para evitar a formação de cristais de gelo e deixar o sorvete cremoso.
– Se você tiver máquina de sorvete, coloque a mistura na máquina e siga as instruções do fabricante até obter uma massa consistente e aerada. Transfira para um recipiente e leve ao freezer até endurecer.
6- Para servir, retire o sorvete do congelador 5 minutos antes para amolecer. Dura em torno de 10 dias congelado.
Rendimento: cerca de 700 ml
Nota: Para o sorvete ficar cremoso, o leite de coco deve ser concentrado, bem gorduroso. Para isso, bata no liquidificador 1 xícara de coco ralado seco, sem açúcar e não desengordurado com 2 xícaras de água quente. Espere amornar e coe bem.
26 Comments