Os dadinhos de tapioca tornaram-se um aperitivo clássico do aclamado restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, aqui em São Paulo. A criação original leva tapioca granulada, queijo coalho, leite de vaca, sal e pimenta do reino branca. Depois de alguns testes, consegui trocar os ingredientes de origem animal para uma versão vegana satisfatória.
Além disso, ao invés de fritar os dadinhos como a receita tradicional, eu assei. Resultado? Ficaram tão gostosos quanto os originais, crocantes por fora e macios por dentro. Acompanhados de molho de pimenta agridoce, como é servido no restaurante, ficam ainda melhores! Não deixe de experimentar esses dois juntinhos ❤ Eu fiz o molho em casa porque não gosto muito apimentado, a receita está no final do post.
Na minha versão, o principal ingrediente que irá dar sabor aos dadinhos é a levedura de cerveja, também chamado de levedo de cerveja, por isso não indico deixar ela de fora. Eu já usei e falei sobre aqui. Você pode encontrar facilmente em lojas de produtos naturais, sendo vendido a granel ou em pacotinhos fechados, é bem barato.
A levedura de cerveja é um fermento inativo obtido na fermentação da cevada na produção de cerveja, é rico em vitaminas do complexo B e de proteínas. Naturalmente não contém glúten, porém, algumas marcas processam em máquinas que manipulam alimentos com glúten, o que pode haver contaminação. Na dúvida, é só ler a embalagem pra ver se contém ou não.
Como eles demoram para ficar pronto, devido algumas etapas de espera, você pode fazer essas belezinhas e congelar. Assim quando bater aquela vontade já tem pronto. Para isso, coloque os dadinhos já cortados, e não assados, em uma assadeira com um plástico por baixo, todos separados. Leve ao freezer até congelar. Depois, transfira para um saco plástico, assim eles não grudarão uns nos outros. Quando quiser comer, é só retirar do freezer e colocar direto no forno preaquecido.
Os dadinhos de tapioca são um ótimo aperitivo para degustar com amigos e familiares. Acompanhados de um molho de pimenta agridoce, de uma bela caipirinha e de um bom papo, ficam ainda mais irresistíveis 😋
Você vai precisar de…
Tapioca granulada – 1 xícara (170 g)
Castanha do pará – 1 1/4 xícara (170 g) – ver nota
Levedura de cerveja – 1 colher de sopa (7 g)
Sal – 1 colher de chá (5 g)
Pimenta do reino – a gosto (opcional)
Como fazer…
1- Em um recipiente coloque as castanhas e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 4 horas.
2- Escorra a água da demolha e lave bem as castanhas em água corrente.
3- Transfira para o liquidificador e adicione 350 ml de água. Bata bem até triturar as castanhas, como se fosse fazer leite vegetal, porém não será coado.
4- Transfira o líquido para uma panela e leve ao fogo médio até levantar fervura.
5- Em uma tigela, misture a tapioca granulada com o sal, a levedura e a pimenta do reino. Junte a castanha batida ainda quente aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Mexa até a massa começar a firmar.
6- Experimente e acerte os temperos se necessário.
7- Forre uma fôrma (usei uma com 25cm X 16cm) com filme de PVC para facilitar na hora de desenformar. Despeja a mistura e espalhe nivelando com as pontas dos dedos ou com as costas de uma colher. Deixe esfriar até atingir ambiente, e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
8- Preaqueça ou forno a 200 °C.
9- Desenforme a massa gelada e corte em cubinhos.
10- Disponha em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até ficar levemente dourado e com casquinha crocante.
11- Sirva ainda quente acompanhado de geleia ou molho de pimenta agridoce (receita abaixo).
Rendimento: cerca de 70 dadinhos
ATUALIZAÇÃO 26/12/2016
Nota: você pode substituir a castanha do pará por 1 xícara de amendoim cru, sem casca e sem sal (170 g). Fiz teste com ele e deu super certo, além de ficar mais barato, fica com um leve sabor de amendoim. Uma delícia!
Receita extra: Molho de pimenta agridoce
Molho agridoce, não muito apimentado, perfeito para acompanhar os dadinhos de tapioca. Esta receita rende pouco, o suficiente para consumir com os dadinhos da receita deste post.
Você vai precisar de…
Água – 1/2 xícara (125 ml)
Açúcar demerara – 1/4 xícara (30 g)
Pimenta-dedo-de-moça – 1 média (8 g)
Vodka – 2 colheres de sopa (30 ml) – ou – Cachaça – 1 colher de sopa (15 ml)
Colorau ou páprica doce – 1/4 colher de chá (opcional, serve para dar cor)
Sal – 1/4 colher de chá
Como fazer…
1- Lave a pimenta e corte no sentido do comprimento. Retire as sementes e descarte. Corte em pedaços bem pequenos e coloque em uma panela.
2- Adicione os demais ingredientes e mexa bem. Leve ao fogo médio até o líquido reduzir pela metade.
3- Espere esfriar e sirva com os dadinhos de tapioca. Se não consumir tudo, conserve na geladeira por até 5 dias.
12 Comments