Mingau de tapioca

Apesar de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, eu tenho a maior preguiça de preparar algo já de manhã cedo. Fora que muitas vezes aqueles 5 minutinhos a mais de soneca se transformam em 20 minutos e me atraso para sair da cama hahaha. O que não sobra muito tempo para preparar algo. Mas mingau é uma coisa que faço com frequência, mesmo não tendo muito tempo. É super rápido de fazer, em menos de 10 minutos já está pronto, e muito fácil, basta misturar tudo numa panela e aquecer. Simples, barato e gostoso.

Faço tanto com aveia em flocos, quanto com tapioca granulada como nessa receita. Pra quem não conhece, a tapioca granulada é uma farinha com aparência de sagu quebrado. É também chamada de tapioca quebrada ou farinha de tapioca, dependendo de onde você mora. Ela é diferente da goma de tapioca, utilizada para fazer a tapioca de frigideira, e do polvilho doce e azedo. Para fazer mingau tem que ser a tapioca granulada, senão pode dar errado. Já cheguei a usa-la para fazer pudim/cuscuz com coco aqui.

ingredientes

Para incrementar o sabor do mingau usei cravo da Índia e canela em pó, fica uma delícia essa combinação! Mas é claro que você pode adicionar as especiarias que preferir, como anis estrelado, cardamomo e noz moscada. E para servir, nada como uma boa fruta fresca para acompanhar, servi o meu com uva bem docinha. Também fica ótimo com nozes, amêndoas, castanha do pará, de caju, avelãs… Enfim, a escolha do acompanhamento é com você 😉

mingau-de-tapioca-com-uva

Você vai precisar de…
Tapioca granulada – 1/2 xícara (85 g)
Leite de coco – 400 ml (ou outro leite vegetal)
Açúcar demerara – 4 colheres de sopa (45 g)
Cravo da Índia – 2 pequenos
Canela em pó – a gosto
Sal – 1 pitada (opcional)

Como fazer…
1- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio.
2- Assim que levantar fervura, cozinhe por cerca de 5 minutos sem parar de mexer, ou até a tapioca hidratar e o mingau engrossar.
3- Desligue o fogo, retire os cravos da Índia e sirva ainda quente acompanhado de frutas frescas a gosto.

Dica: À medida que o mingau esfria, ele fica mais consistente. Se você achar que está consistente demais, adicione um pouco de água ou leite vegetal e misture até ficar homogêneo.

mingau-de-tapioca

bom apetite

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 16 =