Encontrar manteigas vegetais em lojas de produtos naturais ou em supermercados não é uma tarefa fácil, e quando se tem a sorte de encontrar o preço não é nada convidativo. Por este motivo faço a minha em casa, pode parecer impossível ou difícil fazer, mas não é nada disso. Basta ter um processador de alimentos, ou um liquidificador, e um pouquinho de tempo e paciência que logo logo você terá uma manteiga fresca, natural e muito saborosa.
Para fazer esta manteiga de coco você só precisa de apenas um ingrediente, coco ralado seco, sem açúcar e não desengordurado. Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, vendido a granel, e em supermercados, vendido em pacotinhos fechado. O processo para fazer é basicamente o mesmo que a pasta de amendoim que já ensinei aqui, basta triturar no processador até o coco ralado soltar o óleo e ficar cremoso, simples assim.
Tem que ser coco ralado seco porque se tiver água, como a polpa fresca, ele não irá virar manteiga. Sem açúcar porque ao processar o coco por muito tempo, ele irá esquentar e caramelizar o açúcar. E não desengordurado porque é graças ao óleo de coco que temos a manteiga, sem ele é impossível ter uma textura cremosa.
Só para deixar claro, a manteiga de coco é diferente do óleo de coco, a primeira contém a polpa do coco seco, rico em fibras e proteínas. Enquanto que o óleo é apenas a gordura extraída da polpa.
Não se preocupe se a manteiga parecer muito líquida quando você terminar de fazer, ela ficará mais consistente ao esfriar.
Em temperaturas abaixo de 25ºC a manteiga se solidifica por causa do óleo de coco. Para amolecer basta esquentar por alguns segundos no micro-ondas ou na panela e usar normalmente.
Você pode consumir passando sobre torradas, pães, waffles, panquecas e tapiocas, por exemplo. Adicionar em smothies para deixar mais cremosos, salpicar sobre frutas ou granolas, misturar no café, e até bater com água no liquidificador para fazer leite de coco caseiro, as possibilidades são muitas.
Você vai precisar de…
Coco ralado seco, sem açúcar, não desengordurado – 3 xíc. = 250 g
Como fazer…
1- Coloque o coco ralado em um processador de alimentos e triture em velocidade máxima até obter uma pasta líquida e cremosa. Este processo pode demorar entre 15 a 30 minutos, dependendo da potência do seu processador, o meu demorou 25 minutos. Não desanime se o coco ralado não virou manteiga nos primeiros 10 ou 15 minutos, tenha paciência e persistência.
2- Pare de processar de vez em quando para raspar a lateral do processador.
3- Despeje a manteiga em um frasco de vidro e deixe esfriar em temperatura ambiente para ficar mais consistente.
Você pode armazenar fora da geladeira por cerca de 1 mês, ou sob refrigeração por até 2 meses.
Esta receita rende 200 ml.
ATENÇÃO: Utilizei um processador com potência de 700 watts, caso você estiver usando um menos potente pode ser que o coco não vire manteiga.
DICA: Você pode adicionar alguns ingredientes extras para incrementar o sabor ou a textura da manteiga. Por exemplo, algum adoçante de sua escolha, como açúcar demerara, melado ou estévia. Especiarias como canela em pó ou noz-moscada, e cacau em pó ou raspas de chocolate no final do preparo. Os que mais indico são:
– Óleo de coco: adicione 1 colher de sopa derretido quando o coco ralado começar a virar manteiga, como resultado você terá uma textura mais cremosa e aveludada.
– Extrato de baunilha: adicione 1/2 colher de chá no final do preparo, ainda com a manteiga quente, para dar um toque adocicado extra.
– Sal: adicione um pitada também no final do preparo para intensificar o sabor da manteiga.
78 Comentários