Do tradicional boteco de esquina ao restaurante classudo de comida contemporânea da moda, a coxinha é sem dúvida um dos salgados mais populares do Brasil. De origem paulista, conquistou todos os cantos do país em pouco tempo. A receita tradicional leva farinha de trigo branca na massa e frango no recheio, depois é frita por imersão em óleo quente.
Com o passar do tempo surgiram novos recheios, ingredientes e formas de preparo. Por aqui não é muito diferente, a receita que fiz é completamente alternativa. É vegana, sem glúten e assada. Uma versão bem mais saudável e leve que a tradicional.
Para a massa utilizei mandioquinha, também chamada de batata baroa ou batata salsa. Por isso que ela ficou bem amarelinha, e o cheiro então nem se fala, é maravilhoso! Se você não tiver mandioquinha, pode usar batata comum, batata doce, cará, inhame ou mandioca, também dá certo.
Já para o recheio usei palmito, azeitonas, pimentão e cebola. Uma combinação bem saborosa. O palmito que comprei foi o pupunha fresco, já cortado em fatias finas (foto abaixo). Você pode usar a espécie que encontrar, fresco ou em conserva, a dica que dou é cortar ele em fatias finas para absorver melhor o tempero. Se for usar em conserva, lave ele em água corrente para tirar o excesso de sódio e da acidez da conserva.
Para empanar usei apenas farinha de mandioca fina, ela é naturalmente sem glúten, fácil de ser encontrada nos supermercados e lojas de produtos naturais, além de ser bem barata. Depois é só assar no forno por apenas 15 minutos. Essa receita rendeu 7 coxinhas.
Você vai precisar…
para a massa:
Mandioquinha – 5 unidades = 400 g
Farinha de mandioca fina – 1/4 xíc. = 40 g (+ um pouco para empanar)
Óleo vegetal – 2 colheres de sopa
Polvilho doce – 1 colher de sopa
Sal – 1/2 colher de chá
para o recheio:
Palmito cortado em tiras finas – 2 xícs. = 250 g
Azeitonas sem caroço – 1/4 xíc. = 40 g
Pimentão cortado em cubinhos – 1/4 xíc. = 30 g
Cebola – 1 pequena = 80 g
Água – 2 colheres de sopa (opcional)
Polvilho doce – 1 colher de sopa (opcional)
Óleo vegetal – 1 colher de sopa
Sal – 1/2 colher de chá
Como fazer…
a massa:
1- Descasque a mandioquinha e corte em pedaços menores. Transfira para uma panela e cubra com água, cozinhe até ficar macia.
2- Escorra a água e amasse com um garfo até virar purê ainda quente. Espere esfriar por completo.
3- Adicione os demais ingredientes e misture com as mãos até obter uma bola de massa lisa e homogênea. Se a massa estiver muito úmida e grudenta, adicione mais farinha de mandioca até dar ponto.
o recheio:
1- Corte a cebola em cubinhos e refogue no óleo até dourar.
2- Junte o palmito, as azeitonas, o pimentão e o sal. Misture bem e deixe refogar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.
3- Dissolva o polvilho doce na água e acrescente ao recheio. Misture até ficar homogêneo. Essa etapa é opcional, mas deixa o recheio mais úmido e cremoso.
a coxinha:
1- Pegue uma pequena porção da massa e faça bolinhas com a palma da mão. Achate e coloque o recheio no centro.
2- Feche a massa moldando o formato de coxinha.
3- Para empanar mergulhe rapidamente as coxinhas na água e em seguida passe na farinha de mandioca.
4- Retire o excesso de farinha e distribua as coxinhas em uma assadeira. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos.
40 Comentários