Há uma castanha brasileira típica do cerrado que não tem tanta fama como a castanha do Pará e de caju, mas é tão gostosa quanto as outras de sua família. É a castanha de baru, um tipo de amêndoa oleaginosa de coloração castanho, extraída da árvore baru.
Recentemente ela vem sendo produzida e comercializada em maior escala devido ao seu valor nutricional, podendo ser encontrada com facilidade em lojas de produtos naturais e empórios. A Monama, marca de produtos naturais orgânicos que eu gosto bastante, tem em sua linha de produtos a castanha de baru torrada sem sal. É possível comprar até pela internet, no site da marca, caso você não encontre em lojas físicas.
Combinadas com chocolate 70% de cacau, ficam irresistíveis. Decidi unir esses dois ingredientes em um brownie denso, úmido e rico em sabor e valor nutricional. Utilizei apenas 5 ingredientes: castanha de baru, chocolate 70% cacau, tâmaras (já falei dela aqui), farinha de aveia e água.
Não gosto de ficar falando sobre as informações nutricionais dos alimentos porque não sou nutricionista. Sou formado em design gráfico gente, por favor hahaha. Mas de acordo com a embalagem da Monama, as castanhas de baru tem alto potencial antioxidante e são ricas em cálcio, fósforo e manganês, além de possuírem 26% de proteína. No cerrado brasileiro, ela possui a fama de ser afrodisíaca. Dizem que na época da frutificação do baru, o número de mulheres que engravidam aumenta muito na região. Que interessante né!?
Esse brownie é bem diferente do tradicional americano. Não vai ao forno, e sim na geladeira para firmar, é quase uma receita crudívora. Não tem adição de açúcar, a doçura dele vem das tâmaras e do chocolate, e pode ser feito numa versão sem glúten, basta utilizar chocolate e farinha de aveia sem essa proteína. Gosto de consumir ele como sobremesa, ou no café da manhã acompanhado de um leite vegetal bem gelado.
Você vai precisar de…
Farinha de aveia – 1 xíc. = 110g
Tâmaras sem caroço – 1 xíc. = 145g
Chocolate 70% cacau picado – 1/2 xíc. = 70g
Castanha de baru da Monama – 1/2 xíc. = 80g + um pouco para polvilhar (opcional)
Água – 100ml
Como fazer…
1- Hidrate as tâmaras colocando em um recipiente com água morna até cobrir por cerca de 15 minutos.
2- Enquanto hidratam, coloque no processador a castanha de baru e triture em pedaços pequenos. Não precisa triturar muito, o ideal é deixar alguns pedaços para dar textura ao brownie. Reserve a castanha.
3- Derreta o chocolate em banho maria com 100ml de água, até ficar liso e cremoso. Reserve.
4- Escorra a água das tâmaras e transfira para o processador, bata até virar um purê. Se necessário, desligue o processador e raspe a lateral com uma colher para auxiliar o processo.
5- Adicione a farinha de aveia, a castanha de baru e o chocolate derretido. Bata até ficar homogêneo.
6- Forre uma fôrma com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar. Utilizei uma fôrma de pão de 24cm x 10cm.
7- Transfira a massa para a fôrma e distribua uniformemente. Como a massa é densa e pegajosa, sugiro você usar as pontas dos dedos umedecidos com água para distribuir a massa com facilidade. Pressione para baixo até que fique lisa e firme.
8- Polvilhe a gosto com castanha de baru picado (etapa opcional).
9- Leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até o brownie firmar.
10- Levante o papel manteiga para desenformar. Corte os brownies no tamanho que preferir e sirva.
Guarde os brownies em um recipiente hermético na geladeira por cerca de 5 dias.
22 Comments