Como fazer extrato de baunilha

Pra mim não existe melhor ingrediente na confeitaria que a baunilha. Aquele cheirinho e gostinho adocicado maravilhoso transforma qualquer doce simplório em algo estupendo. É o segredo de muitas maravilhas por ai, é usado em bolos, tortas, biscoitos, sorvetes e pudins, por exemplo.

Porém, como diz o velho ditado, “toda alegria de pobre dura pouco”. Pois é, a baunilha é um ingrediente muito caro aqui no Brasil, infelizmente. E às vezes é até difícil encontrar essa belezinha. O que fazemos nesse caso? Compramos aqueles potinhos de essência de baunilha, que são bem baratinhos e fáceis de encontrar nos supermercados.

Há quem confunde essência com extrato de baunilha, mas ambos são bem diferentes. O primeiro é feito em laboratórios e leva vários ingredientes químicos, como aromatizantes e corantes, para chegar a algo que lembre o gosto da baunilha, porque baunilha mesmo não tem nada. Enquanto que o segundo é produzido com as favas de baunilha e álcool, bem mais natural que a essência.

Ingredientes do extrato

Favo de baunilha cortado

Sementes

Depois que você começa a utilizar o extrato em vez da essência, dificilmente irá voltar atrás. O seu sabor e cheiro é MUITO MELHOR. Tem algumas receitas aqui no blog que eu tinha utilizado essência, isso porque não tinha experimentado o extrato. As receitas ficam muito mais gostosas com o extrato. Parece que não, mas dá uma boa diferença.

O custo do extrato feito em casa é bem mais barato que os vendidos em supermercados ou empórios. É até mais barato que as essências industrializadas, isso porque rende bastante, dá pra fazer várias receitas. Ir colocando extrato em tudo pra ficar mais gostoso hahaha. Vale muito a pena! Principalmente se você faz doces com frequência.

O extrato de baunilha pode ser conservado por muito tempo graças ao álcool. Se você costuma usar com frequência, é uma boa ideia começar a fazer um novo quando o antigo estiver acabando. Isso porque demora pelo menos 2 meses para ficar pronto, infelizmente.

Vodka com baunilha

Você vai precisar de…
Favas de baunilha – 3 unidades
Vodka (ver NOTA) – 240ml
Pote de vidro esterilizado

Como fazer…
1- Corte as favas ao meio no sentido do comprimento.
2- Raspe com a faca ou com uma colher a parte interna de cada metade, do começo ao fim, para tirar as sementinhas.
3- Coloque as favas e as sementes no pote de vidro com a vodka e dê uma chacoalhada para misturar tudo.
4- Guarde o pote em local fresco longe do sol. Espere pelo menos 2 meses para começar a usar. Se você tiver paciência espere 6 meses, o extrato estará com pouco gosto de álcool e muito sabor de baunilha. Na foto abaixo o extrato está com 3 meses, como não tenho paciência já comecei a usar hahaha.

NOTA: Você pode usar outras bebidas alcoólicas como rum e whisky. Porém, nesse caso, o extrato terá o sabor da bebida de escolha.

Extrato pronto

22 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × two =